Como tirar gelatina da forma de alumínio?

Perguntado por: ocortes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

Mergulhe a forma na água quente utilizando a nossa panela Banho Maria ou envolva-a com uma toalha molhada com água quente. Depois de alguns minutos, é só desenformar dando batidinhas no recipiente.

Unte as formas passando um papel toalha umedecido com óleo. Despeje as gelatinas dissolvidas nas formas untadas e leve à geladeira até que fiquem firmes. Depois que elas estiverem bem firmes, corte em cubos (as cores mais fortes podem ser em pedaços menores).

Para desenformar: com a gelatina/pudim/flan já prontos, coloque a forma em água morna por alguns segundos, até desgrudar do pote. Retire a tampa e vire sobre um prato ou outro recipiente apropriado (instruções na embalagem).

Só desenforme sua gelatina no dia seguinte, quando tudo estiver bem firme e sem chances de acontecer uma desgraça na hora de desenformar.

Gentilmente solte as bordas ao redor da gelatina inteira. Vire a fôrma da gelatina em um prato. Coloque as suas mãos em ambas as bases do prato e da fôrma. Sacuda rapidamente e a gelatina deve se soltar.

Vire a sobremesa em um prato - Depois de passar a faca aquecida, mergulhar em água quente, etc., é preciso retirar a forma de vez. Para isso, é só colocar um prato sobre a forma e virar os dois juntos, rapidamente!

Porque a gelatina fica dura no fundo? Sempre vai ser uma questão de temperatura. Se ficar dura na hora de misturar com o líquido, é porque ele não estava quente ou morno o suficiente.

Coloque em um recipiente por exemplo: copos plásticos, uma tigela ou em um pote raso. Depois coloque as gelatinas na geladeira e deixe por 3 ou até 4 horas até que fiquem bem durinhas. Depois das gelatinas estarem prontas, corte-as em pedaços quadrados em tamanho pequeno.

Além disso, é muito importante untar a forminha de alumínio. Para isso, você pode escolhe a manteiga ou óleo para tal.

A resposta para o questionamento acima é: o lado brilhante deve sempre estar virado para a parte interna, ou seja, aquele que fica em contato com o alimento que está sendo coberto. Logo, o lado fosco do papel alumínio deve estar virado para a parte externa, exposto ao forno.

Não precisa untar! O papel alumínio não permite que a massa grude. Coloque a massa na forma normalmente e leve para assar no tempo pedido pela receita. (Colocar o papel alumínio não diminui o tempo de cozimento do bolo).

Informações adicionais. Dicas: Colocar as gelatinas prontas no congelador para endurecer mais rápido (não deixe congelar) Para a mistura de leite condensado pode usar gelatina de pêssego, ou tangerina ou qualquer uma amarela. Pode tambem ser colocada no congelador e ser servida como sorvete em fatias.

Para ter melhores resultados na hora de desenformar o bolo, unte a forma e deixe-a na geladeira por alguns minutos. Ou seja: nada de deixar para untar depois de a massa ficar pronta — quando estiver na metade da receita, faça uma pausa, unte a forma, coloque-a na geladeira e volte a fazer o bolo.

Assim como o creme de pentear, esse produto é um definidor e pode ser usado tanto sozinho quanto em conjunto com outros finalizadores. A gelatina ajuda a eliminar o frizz, deixando os cachos mais alinhados e seu day after muito mais duradouro. E ela também pode ser coringa na hora de fazer penteados!

Usada para dar consistência, a gelatina incolor está presente em diversas sobremesas, e não serve apenas para "espessar" as receitas, como também contribui com a produção de colágeno e com a saúde das articulações e ossos.

O doce deve ficar por pelo menos 5 horas gelando e, então, você vai levar a forma em fogo baixo para soltar. É importante não deixar parado para não derreter muito nem queimar. A sobremesa sai facilmente depois.