Como tirar gases da barriga do cachorro?

Perguntado por: ghilario . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

Para tratar gases em cachorro, aumente o bem-estar do pet em momentos de crise, já que passear e estimular o cão a fazer atividades físicas pode ajudar o organismo dele a liberar os gases e aliviar a dor.

Também é preciso levá-lo ao médico-veterinário caso ele apresente algum sinal clínico além da flatulência. Quando um cachorro com gases presos tem os sintomas abaixo, ele deve ser encaminhado ao médico-veterinário rapidamente.

- Administrar Luftal Gotas: 1 gota/Kg, no começo do jejum e duas horas antes da realização do exame. (SOMENTE PARA CÃES); - líquidos à vontade (evitar leite e derivados);

O que é bom para soltar o intestino do cão? Nos casos de constipação canina que persiste por mais tempo, o veterinário pode receitar laxante específico para cães; evite dar leite ou outros alimentos sem a recomendação médica, pois pode causar mais desconforto e até intoxicação alimentar.

Nesse caso, para passar a sensação de barriga estufada, você precisa usar o banheiro. Ingerir muita água e alimentos ricos em fibras, como verduras, frutas, cereais e farinhas integrais podem ajudar nessa missão, uma vez que eles contribuem para o bom funcionamento digestivo³.

5 formas para eliminar gases presos rapidamente

  1. Pressionar o abdômen. Para se livrar rapidamente dos gases intestinais uma boa forma consiste em comprimir o abdômen. ...
  2. Fazer uma massagem abdominal. ...
  3. Tomar chás contra gases. ...
  4. Tomar um suco laxante. ...
  5. Usar um remédio de farmácia.

Causas da produção de gases: - Lactose (açúcar do leite); - Frutose (açúcar das frutas); - Obesidade – a gordura comprime os órgãos, dificuldade de respirar e mastigar; - Problemas digestivos, ortodônticos e má formação da face; - Hábito alimentar inadequado – alimentação rica em frituras e produtos embutidos - ...

Ofereça água limpa e fresca ao animal e rações de qualidade em porções. Não pratique exercícios intensos após refeições. Faça check-ups com médico veterinário de confiança frequentemente.

A alimentação incorreta ou com falta de nutrientes também pode ser uma causa. Caso seu cão tenha ingerido alimentos fora da dieta natural dele, os gases irão aparecer. Comidas como brócolis, soja e derivados, leite, ração vencida e até mesmo sobras de refeições humanas não devem ser oferecidas ao seu pet.

O melhor a se fazer é consultar um profissional para saber se há a necessidade de investir em um remédio para cachorro defecar. Já para quem se pergunta como fazer laxante caseiro para cachorro, a dica é apostar em alimentos fibrosos, como o mamão, melancia, manga, cenoura, abóbora e aveia.

Inchaço abdominal, ou seja, o cachorro com a barriga inchada e dura, apatia e outros sintomas desagradáveis também indicam que há algo de errado e devem ser levados a sério.

Entre 10 e 30 minutos após a sua ingestão, LUFTAL atua no estômago e no intestino, diminuindo a tensão superficial dos líquidos digestivos, levando ao rompimento das bolhas, à dificuldade de formação destas bolhas, ou à formação de bolhas maiores que serão facilmente expelidas.

Fornecer medicação anti-gases (Luftal ou Simeticona gotas), começando 24 horas antes do exame, de 6 em 6 horas. Para animais até 10 kg, fornecer 2 ml e, acima de 10 kg, 3ml, via oral.

Posso dar luftal para o cachorro? Sim, é possível dar luftal para cachorro. Apesar de ser uma medicação humana, muitos veterinários o prescrevem para cães. No entando, a dosagem de luftal para cachorro varia muito, dependendo da raça, do tamanho e do peso do peludo.

Folhas verdes e vegetais podem ajudar
As fibras presentes nas folhas e nos vegetais verdes ajudam o intestino a trabalhar melhor, de forma que as fezes possam se movimentar e serem eliminadas naturalmente. É claro que o cachorro certamente não vai gostar de consumir este tipo de alimento de maneira crua.

Na dieta dos pets o óleo também pode oferecer um diferencial, promovendo a função normal da tireoide, ajudando a prevenir e controlar a diabetes, além de ajudar a construir ossos fortes, melhorar a saúde bucal, reduzir reações alérgicas e melhorar a saúde da pele dos animais.

1. Melhor chá para desinchar a barriga

  1. Coloque em uma xícara 4 folhas de hortelã;
  2. Acrescente 1/2 limão espremido;
  3. Adicione 1 colher (chá) de erva doce, canela e cardamomo;
  4. Finalize despejando 200 ml de água quente e tampe o recipiente por 8 minutos.

Confira alguns exemplos de chás para eliminar gases:

  1. Chá de erva-doce. A espécie da planta medicinal da erva-doce se chama Pimpinella anisum, capaz de reduzir quantidade de gases intestinais. ...
  2. Chá de boldo. ...
  3. Chá de camomila. ...
  4. Chá de hortelã-pimenta. ...
  5. Chá de erva-cidreira.

A sensação constante de inchaço e desconforto na barriga, arrotos frequentes e dor/cólica abdominal são os principais sintomas do excesso de gases no estômago. Pode ser desconfortável, especialmente em público, mas arrotar é normal, principalmente durante ou logo após uma refeição.

Fruta, como pera, maçã ou pêssego. Legumes, como cebola, cenoura, brócolos, beringela, couve e couve-de-bruxelas. Laticínios, como leite, sobretudo no caso de intolerância à lactose (um açúcar natural presente no leite e derivados). Alimentos ricos em fibra não solúvel, como sementes, farelo de trigo e alguns vegetais.