Como tirar fungo de sombra?

Perguntado por: zsales . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

Espalhe o xampu na superfície desejada com uma mistura de ¼ de xampu para cada medida de água. Depois de aplicar, utilize uma escova e esfregue para retirar todo o mofo ou bolor, e depois pode finalizar com um pano úmido e deixar o objeto secar à sombra, em ambiente arejado.

Primeiramente, vale salientar que as makes devem ser armazenadas em local limpo, seco e sem contato direto com o sol. Caso contrário, elas podem criar mofo e ter o prazo de validade reduzido. O banheiro, por exemplo, por seu muito úmido, não é o lugar ideal para guardar o nécessaire.

Como tirar mofo das demais madeiras
É possível utilizar água sanitária para tirar mofo dos móveis. A água sanitária também é utilizada para lavar roupa mofada, afinal, ela possui cloro, que mata fungos resistentes.

Para essa dica, coloque um pouco de vinagre em um pano limpo e esfregue até que o bolor saia da roupa, caso a peça esteja muito mofada o ideal é deixar ela de molho em um balde com água e vinagre por até 20 minutos e depois lavá-la normalmente.

Água + água sanitária
A misturinha clássica de 1 litro de água limpa mais 4 colheres de água sanitária formam uma solução potente para exterminar o mofo. Essa mistura deve ser aplicada na parede ou em objetos mofados e, depois de cerca de 10 minutos, retire com um pano úmido e seque com outro pano seco.

De acordo com Krespo, um tratamento simples e caseiro para os fungos em plantas é usar uma ou duas gotas de detergente neutro em um litro de água. Essa mistura deve ser pulverizada na planta uma vez a cada 15 dias. Além disso, é indicado o uso de fungicidas que podem ser adquiridos em lojas específicas de jardinagem.

Molhe toda a superfície atingida pelo fungo e bolor. Lave a superfície com uma solução de água sanitária na proporção de 1:1, molhando constantemente a superfície com a solução. Ao final enxague a superfície com água em abundância. Repita a operação para se certificar que toda sujeira eliminados.

As temperaturas altas provocam a morte das células e em temperaturas superiores a 40° C poucos fungos se desenvolvem. No entanto, algumas espécies suportam perfeitamente temperaturas de 50° a 90° C.

E mais: “ maquiagens com mofo ou vencidas podem causar dermatite de contato na pele, irritação, inflamação, micoses e até espinhas. Mantenha sua maquiagem em ambiente limpo e seco, evite deixar abertas no banheiro.

No geral, itens vencidos, contaminados ou mofados podem fazer muito mal à saúde. Há chances de levar a uma infecção cutânea superficial ou até mesmo profunda, dependendo do tipo de fungo. "Existe ainda o risco de inalação de esporos do fungo, podendo levar a problemas pulmonares.

3- Use um sabão suave
Pode ser um produto próprio para a limpeza de pincéis de maquiagem ou, ainda, um sabão suave para bebês. O ideal é que o sabão não deixe nenhum resíduo e saia facilmente com a água. Resista à tentação de usar detergente de louça para limpar pincéis de maquiagem!

O bolor é o momento inicial de um fungo, sendo mais superficial e, consequentemente, mais fácil de remover. Já o mofo está em um estágio mais avançado e tem capacidade decompositora, podendo causar danos a estruturas e a móveis, caso não seja combatido a tempo.

Para preparar a solução, basta misturar o vinagre branco e o colher de bicarbonato de sódio em um recipiente fundo, já que a mistura borbulhar bastante. Depois, coloque o líquido em um borrifador para aplicar nos objetos mofados e deixe agir por aproximadamente 10 minutos, secando com um pano limpo.

Para criar a solução caseira, é simples: só despejar vinagre branco não diluído (ou seja, sem água) em um borrifador. Então, aplique na superfície mofada e deixe agir por cerca de uma hora. Então, limpe a área com água e deixe secar. Prontinho!

O que fazer para o mofo não voltar
A primeira delas é manter a casa sempre arejada: portas e janelas abertas, permitindo a troca constante do ar. A segunda é, sempre que possível, limpar as paredes com um pano seco ou umedecido. Para isso, pode usar aqueles mops articulados – ao invés de usar vassoura e pano.

Além dos efeitos notáveis, como as alergias e a asma, o mofo exerce impacto sobre o sistema imunológico, provocando doenças mais graves, como sinusites fúngicas ou pneumonia fúngica, que é um quadro mais grave. Nesse último caso, o diagnóstico e o tratamento são mais complicados.