Como tirar foliculite das nádegas?

Perguntado por: lrebelo . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 15 votos

No caso da foliculite superficial, o tratamento recomendado geralmente é o uso de antibióticos, tópicos ou oral. Já para a foliculite profunda pode ser necessário o uso de ácidos e até procedimentos como o LED para diminuir a inflamação. Em ambos os casos o mais recomendado é procurar um dermatologista.

Qual pomada usar para foliculite? O tratamento pode ser feito com medicamentos, bem como cremes ou pomadas com esteroides tópicos aplicadas no local. No caso da foliculite causada por bactérias ou fungos, pode ser recomendado o uso de shampoo antifúngico, normalmente composto por Cetoconazol.

Da mesma forma, o uso de lâminas de barbear, de roupas muito justas ou que retêm umidade e calor, escoriações na pele, feridas cirúrgicas, picadas de insetos, enfermidades como a acne e a dermatite, uso tópico e contínuo de cremes esteroides e de antibióticos podem comprometer a integridade dos folículos pilosos.

Geralmente de quatro a dez dias.

Um dermatologista pode verificar se a foliculite decorreu de um pelo encravado ou se há micro-organismos promovendo danos. O tratamento mais indicado para se livrar da foliculite crônica é a depilação a laser, que impede o crescimento dos pelos no local mais afetado.

A foliculite estafilocócica, a mais comum, pode afetar pessoas de toda as idades, tanto homens quanto mulheres, e embora melhore com tratamentos por curtos períodos de tempo, tem a foliculite tem cura apenas quando a pessoa adota hábitos de vida que evitam a inflamação dos folículos pilosos.

Os modos mais comuns de transmissão da foliculite são compartilhamento de lâminas de barbear, contato direto com pele infectada e uso de banhos públicos (como em banheiras de hidromassagem e spas). O compartilhamento de toalhas também deve ser evitado.

Geralmente, esse tratamento é feito com dermocosméticos ou pomadas com ação anti-inflamatória. Se a infecção estiver muito avançada, também é possível tratar a foliculite com antibióticos, corticóides ou antifúngicos.

Bolinhas vermelhas na pele que coçam e ardem podem ser sintomas da foliculite: você já ouviu falar dela? Essa inflamação no folículo piloso pode se formar em qualquer parte do corpo, inclusive nas nádegas.

Pode espremer Foliculite? Não se deve espremer, nem furar ou mesmo manipular as lesões causadas pela foliculite, principalmente se as mãos não estiverem higienizadas corretamente. Isso pode agravar o quadro e espalhar a infecção para outras áreas do corpo ou agravar a infecção do local afetado.

A foliculite pode ter diferentes causas, que vão desde a depilação incorreta e devido ao crescimento do fio de pelo no sentido contrário (ele se dobra e cresce para dentro da pele, ao invés de para fora) a até mesmo uma infecção causada por um fungo e/ou uma bactéria.

A foliculite profunda é um caso um pouco mais grave, pois atinge áreas mais profundas da pele e pode, até mesmo, formar os chamados furúnculos. “Notamos uma área mais extensa de vermelhidão ao redor da lesão, com um nódulo endurecido no centro, contendo pus.

Evite roupas muito justas e úmidas. O uso prolongado de roupas úmidas (como roupas de banho, biquínis e afins) também podem favorecer o surgimento da foliculite. Regiões do corpo que são quentes e úmidas são os locais preferidos de bactérias e fungos para a proliferação.

A antibioticoterapia tópica é suficiente para muitos casos de foliculite infecciosa bacteriana. Os antibióticos de primeira linha preferidos são a mupirocina, a clindamicina e a retapamulina.