Como tirar ferrão de arraia?

Perguntado por: afurtado . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

Deve-se irrigar suavemente as ferroadas de arraia em uma extremidade com água salgada como uma tentativa de remover fragmentos do ferrão, tecido glandular e tegumento.

Não bastassem esses efeitos nada agradáveis, o veneno da arraia fluvial também causa a morte do tecido (necrose) na região da ferroada, além de lesão muscular. Em geral são necessários até três meses para a cicatrização completa do ferimento.

Raspar suavemente um objeto rombo, como um cartão de crédito ou faca de manteiga, sobre a área afetada é a melhor maneira de se livrar do ferrão. Evite usar pinças ou qualquer outra coisa que possa perfurar ou espremer a bolsa de veneno e piorar os sintomas.

A infectologista explica que na unidade de saúde é feita uma limpeza com soro fisiológico na área lesionada e a remoção do espinho, com ou sem anestesia local.

“Estudos comprovaram que tem veneno no muco e junto com a ferroada, ficam pedaços de osso na pele, que ajuda mais ainda a ter uma necrose daquele local.

Deve-se limpar o local e aplicar um creme ou pomada que contenha um anti-histamínico, um analgésico, um corticosteroide ou uma combinação dos mesmos para o alívio da picada, da dor e da inflamação. Aqueles com múltiplas picadas podem tomar um anti-histamínico oral.

As raias da família Potamotrygonidae são conhecidas por seu apêndice de cauda longa, com a presença de um a quatro ferrões calcificados serrilhados, cobertos por um epitélio glandular cujas células produzem veneno.

Semelhante a uma faca serrilhada, o ferrão do animal é recoberto por um tecido glandular que se rompe quando acionado, liberando o veneno no organismo da vítima e causando a dor aguda a que Barbosa se refere. “Além da dor, há relatos de diarreia, taquicardia e vômitos”, destaca Casas.

Ambos os nomes referem-se ao mesmo organismo, contudo o mais aceito e mencionado em livros das comunidades escolares e acadêmicas é Raia.

Se houver vermelhidão, inchaço, coceira e dor, é muito provável que o cachorrinho tenha sido picado. Como já foi dito, nesse caso, o próximo passo é acompanhar o quadro de perto. Caso os sintomas agravam-se, o veterinário precisa ser acionado.

Retire o ferrão após a picada
É muito importante retirar o ferrão, pois enquanto ele está na pele, continua liberando substâncias tóxicas e causando dor e ardência. Não use pinça, pois pode “quebrar” o ferrão com parte dele dentro do corpo. O ideal é fazer algo como uma raspagem, com um cartão ou mesmo com a unha.

Compressa fria
O remédio caseiro mais básico para picadas de mosquito é uma bolsa de gelo ou qualquer compressa fria. O gelo entorpece a área afetada, o que ajuda a reduzir a coceira e acalma a pele.

Se o ferrão da abelha não for tirado o que ocasiona ?? O mais comum é ocasionar uma infecção local com formação de pus como forma de defesa e expulsão do fragmento do ferrão não retirado.

. Para aliviar a dor, a pessoa pode mergulhar a parte atingida em água doce (morna para quente) até chegar ao hospital; .

O veneno não resiste à temperatura elevada. Para atenuar a dor, coloque o local afetado, se possível, de molho em água morna/quente ou então utilize uma compressa.

Embora não sejam agressivas, o potencial de causar acidentes das arraias fluviais é alto. Elas costumam ficar em águas rasas, muitas vezes enterradas nos fundos arenosos dos rios. Se forem pisadas, elas executam um movimento de defesa “chicoteando” a cauda e podem atingir o pé ou a perna da vítima.