Como tirar farpa inflamada?

Perguntado por: uvilela . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

4) Bicarbonato de Sódio: Faça uma pasta espessa com bicarbonato de sódio e água e aplique sobre a região limpa e seca. Cubra com um curativo ou esparadrapo e espere por 24 horas. A pasta fará a pele inchar e irá empurrar a farpa para fora.

Os espinhos na maioria das vezes rasgam a pele e provocam dor crônica e inflamação quando não são extraídos. Podem ocorrer dores musculares e nas articulações, além de erupções cutâneas.

Para retirar a farpa com facilidade, faça uma pasta usando bicarbinato de sódio e um pouco de água, então aplique na região. Cubra com uma bandagem e deixa a mistura agindo por 24 horas. O bicarbonato fará sua pele inchar um pouco e ira “expulsar” a farpa da pele.

Na maioria das vezes, são muito pequenas, a ponto de a pessoa demorar para notá-las, mas se forem grandes podem atingir até mesmo nervos, encostar em ossos e gerar uma dor bastante forte e aguda, principalmente quando se movimenta o membro ou toca em alguma superfície.

Se a ponta do espinho estiver enterrada, use uma pomada para ajudar a puxá-lo para cima, expondo a ponta. Quando ela ficar exposta, pode retirá-lo com uma pinça. Essa técnica demora um pouco mais do que as outras, mas funciona bem para remover espinhos caso a pele ainda não tenha obstruído o lugar onde ele entrou.

Se você estiver com uma farpa na mão, use um copo para retirá-la. Coloque-o de cabeça para baixo ao redor da farpa e aplique pressão. Isso tornará mais fácil removê-la.

Pegue a farpa com a pinça após expor a sua ponta.
Puxe-a com cuidado na mesma direção em que ela entrou no local. Se tiver de cavoucar muito fundo com a pinça para alcançar a farpa, vá a um hospital. Se a farpa se quebrar, tente pegá-la novamente com a pinça ou considere recorrer a um médico.

Em casa, após o atendimento médico, a recomendação da especialista é lavar o ferimento com água corrente e sabonete neutro. “Não é necessário, a princípio, o uso de pomadas ou outras medicações locais.

Em contato com a pele humana, o espinho pode ocasionar diferentes reações como náuseas, febre, dor muscular / articular, erupção cutânea, infecção / inflamação no local, dentre outros.

Basta jogar um pouco de vinagre branco sobre a parte enferrujada e deixar agir por algumas horas. Após isso, passe uma esponja ou pano macio para remover a sujeira. Depois, passe um produto de limpeza que você usa no dia a dia para tirar o cheiro de vinagre e seque muito bem com um pano seco.

Esses corpos estranhos são pequenas partículas, de variadas origens e constituições físicas que, muitas vezes, apesar de aparentemente inofensivas devido ao tamanho, podem causar danos físicos e sério desconforto. Por isso, é importante que o corpo estranho que tenha penetrado no corpo seja reconhecido rapidamente.

Como limpar ferro de passar com vinagre e água

  1. Misture meio copo de água com meio copo de vinagre branco;
  2. Passe a mistura sobre a superfície do ferro morno com o lado macio da esponja;
  3. Esfregue até retirar a sujeira;
  4. Remova com um pano úmido.

[Gramática] A palavra Ferpa é um regionalismo, de uso popular; farpa é a grafia preferencial e indicada para se referir à lasca que acidentalmente entra na pele.

Se uma farpa entra na pele, o primeiro passo é lavar o local com água e sabão na tentativa de diminuir a penetração de germes e bactérias e procurar um médico.

O tratamento de uma perfuração por espinho de ouriço-do-mar é a remoção imediata. Vinagre dissolve espinhos mais superficiais; é suficiente embeber a ferida com vinagre várias vezes ao dia ou aplicar compressas úmidas. Compressas quentes podem ajudar a aliviar a dor.

Coloque a pinça bem perto da base do espinho e puxe-o. Você pode pedir ajuda a alguém se alguns deles forem muito teimoso. Aperte sua pele para fazer o espinho saltar enquanto a outra pessoa o remove com a pinça. Depois de remover os espinhos, esfregue um pouco de pomada cicatrizante em sua mão.

1. Extremidade metálica e penetrante, em forma de forquilha invertida, que se adapta às setas, bandarilhas, etc. 2. Pequena lasca de madeira (ex.: espetou uma farpa no dedo).

Confira receitas caseiras que ajudam a tratar espinhas:

  1. Chá de bardana. Um ótimo remédio caseiro para espinhas é passar o chá de bardana na pele. ...
  2. Chá de aroeira. Aplicar diariamente na pele uma loção caseira de aroeira (Schinus molle L.) ...
  3. Chá de ervas.