Como tirar excesso de água da planta?

Perguntado por: umuniz . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Em primeiro lugar, passe a tesoura nas folhas e nos caules com a coloração marrom. Quando se tira uma porção muito grande da raiz, é necessário também podar outras partes da planta, mesmo que estejam saudáveis.

Com o excesso de água, a planta pode perder sua folhagem por apodrecimento. Esse é sinal mais complicado porque, se algo não for feito rápido, a verdinha pode apodrecer e sofrer ataques de fungos e bactérias.

Confira algumas dicas simples de como recuperar uma planta seca e evitar sua morte

  1. Apare as folhas mortas.
  2. Apare os galhos e caules mortos.
  3. Troque a sua planta de vaso.
  4. Cheque os níveis de umidade da sua casa.
  5. Controle a luz solar.
  6. Adicione nutrientes.

Drenagem superficial: é a mais conhecida, sendo ideal para terrenos regulares. Nessa modalidade, são criadas valas abertas (também chamadas de trincheiras drenantes) para fazer o escoamento do excesso de água da superfície.

Compre um ou mais sacos de cal de ação rápida ou hidratado. Existem diversas variedades de cal feito para agricultura e cada um deles tem a sua própria composição química e indicação para uso o prático. Para secar um solo que está encharcado, a melhor aposta é usar cal de ação rápida ou hidratado.

É imprescindível que o vaso tenha furos. Caso não haja, é preciso fazê-los. Ao permitir que o excesso de água escoe e não fique retida no fundo, as raízes não apodrecem.

Você pode utilizar argila expandida, pedaços de brita ou de telhas nessa camada. Depois, posicione a manta. A dica aqui é cortar o material em um diâmetro maior do que o vaso, para garantir que todo o espaço seja coberto. A exemplo do jardim de chão, você também pode utilizar uma camada de areia para auxiliar.

“Ela ajuda a reter os nutrientes no processo de escoamento, deixando passar somente a água”, afirma Luiz Cardoso. Agora, é o momento de colocar o substrato, que precisa ser escolhido de acordo com as características da planta.

O encharcamento do solo provoca falta de oxigênio (asfixia) nas raízes e consequentemente a sua morte. A morte parcial das raízes mais finas reduz a absorção de água e nutrientes, prejudicando o bom desenvolvimento da planta.

Água demais, água de menos, sol em excesso, falta de adubo e de podas. Identificamos os erros mais comuns de jardinagem e apresentamos soluções práticas para você contornar cada um deles. Confira!

Clorofito – De folhas longas, verdes, curvadas e crescimento rápido, o clorofito, nativo da África do Sul, é capaz de remover 90% das impurezas do ar em até 48 horas. Hedera Helix – De nome popular Hera, e com folhas pequenas e bem desenhadas, o indicado é que ela seja colocada suspensa para que absorva a umidade.

Recuperação de plantas intoxicadas
Uma dessas alternativas que estão sendo utilizadas é a pulverização foliar após intoxicação pelo herbicida utilizando sacarose, em razão dos benefícios que vem apresentando para as plantas.

Muitas vezes, quando isto acontece, a planta leva umas quatro semanas para se recuperar e volta a viver com alguma perda de ramos e folhas. O fato é que quando casos como estes ocorrem, ficamos na dúvida se a plantinha irá ou não resistir, voltando a vegetar.

As raízes infectadas apresentam coloração marrom, com aspecto amolecido e, geralmente, liberam líquido de forte odor. Posteriormente, a raiz apodrece, desintegrando-se no solo, levando a planta à morte.

É necessário usar cimento ou outra forma de contenção no início da cavidade para que ela não se feche. O método é ecológico e ainda pode trazer outros benefícios. Além de aumentar a absorção de água, pode ser usado como espaço para que resíduos orgânicos sejam decompostos e se transformem em nutrientes para a terra.

Embora tenha causas naturais, os principais determinantes da desertificação estão associados com práticas antrópicas, como as queimadas, o desmatamento, a mineração, a irrigação incorreta e o uso intensivo do solo pela agropecuária.

O que é um sistema de drenagem de águas pluviais? Também conhecido como drenagem urbana, se trata justamente de um processo de controle e gerenciamento das águas da chuva. Seu principal objetivo é minimizar os problemas que esse excesso de água pode causar, como os deslizamentos de encostas e enchentes.

A alternativa mais adequada é o Dreno. Esse sistema irá drenar toda a água acumulando, evitando que trincas, mofos e outros distúrbios ocasionados pela umidade. Basicamente ele vai coletar toda água acumulada e conduzi-la para outro local por meio de um sistema drenante.

Para secar essa água no piso basta abrir portas e janelas e arejar bem o ambiente e para acelerar o processo é só usar um ventilador para fazer com que essa água condensada passe a evaporar naturalmente, pois se for tentar secar com pano vai passar nervoso, pois logo em seguida vai condensar mais vapor – conta.