Como tirar espinho na garganta de cachorro?

Perguntado por: apereira6 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

Primeiro leve o seu cão a um ambiente limpo e com uma boa iluminação. Em seguida, abra a boca do animal e tente visualizar se há alguma obstrução visível. A atitude ideal é tentar retirar o objeto para fora o mais rápido possível. Se estiver muito escuro, pode ser usada uma lanterna.

Faça uma pressão para cima no abdômen do animal, para tentar empurrar para fora o objeto que deixou o cachorro engasgado. Realize o movimento algumas vezes até que ele seja expulso pela boca do cão. Essa técnica de como desengasgar cachorro deve ser feita com calma.

A situação, mesmo corriqueira, pode causar lesões graves de laringe e faringe ou mesmo quadros de obstrução da respiração, sufocação e óbito, sendo necessária assistência médica imediata.

Aquece um recipiente com vinagre branco, mas não o suficiente para queimar a pele, claro. Mergulha a área afetada no recipiente e deixa repousar até o vinagre deixar de estar quente. Isto vai ajudar a dissolver quaisquer resquícios de ouriços que não sejam visíveis a olho nú.

Dessa forma, ressalta a profissional, é importante prestar atenção ao comportamento do cachorro. “O pet engasgado apresenta alguns sinais, ele balança a cabeça, bate as patas na boca, choraminga, saliva em excesso, mantém a boca aberta, faz mímica de vômito e não para de se mexer.

Cachorro intoxicado: pode dar leite e outros mitos
Entre os mais populares estão, por exemplo, a administração de leite e a indução ao vômito, feita pelo próprio tutor. Não caia nessa! Além de ser ruim para o organismo do pet, o leite pode agravar ainda mais a intoxicação.

A ingestão de uma espinha de peixe pode provocar lesão na cavidade oral, faringe, laringe, esôfago, estômago e intestino, causando lacerações ou até mesmo perfuração dessas estruturas. O sintoma mais comum é desconforto no local em que a espinha ficou alojada.

GARGANTA

  1. Mudanças na voz (“como se tivesse uma batata na garganta”)
  2. Dificuldade para engolir ou sensação de que alguma coisa está presa na garganta.
  3. Irritação da garganta que não passa.
  4. Dor de ouvido.
  5. Caroço no pescoço.
  6. Tosse.
  7. Dificuldade para respirar.
  8. Perda de peso inexplicável.

Sendo assim, o exame mais indicado para detectar o corpo estranho é a endoscopia. Mas além disso, radiografias e tomografias também podem ser feitas. Em casos mais graves, é preciso fazer uma cirurgia para a retirada. Entretanto, isso só é válido caso o item não saia naturalmente, então, não vale para todos os casos.

Já a sensação de ter um “bolo” na garganta, também relatada como a impressão de ter um corpo estranho ou aperto nessa região é chamada de globus faríngeo, que pode estar presente em pacientes com refluxo gastroesofágico e refluxo laringofaríngeo, podendo ser acompanhada de rouquidão, alteração da voz, pigarro, azia, ...

O cachorro tossindo como se estivesse engasgado é comum a várias doenças, portanto, leve regularmente o seu pet ao médico-veterinário para avaliação e prevenção de doenças do coração, bronquite, colapso de traqueia e outras enfermidades respiratórias que causam tosse crônica.

Os pets possuem uma válvula na parte superior da laringe (chamada de epiglote). Ela fica aberta e por conta disso líquidos e alimentos podem acabar seguindo para a laringe. Para que isso não aconteça, o organismo acaba produzindo jatos de ar, deixando o cachorro fazendo barulho como se tivesse engasgado.

Cachorro com tosse pode ser um sinal da presença da doença infecciosa traqueobronquite, que é mais popularmente conhecida como tosse dos canis. Além da tosse o cão terá sintomas como coriza, secreção ocular, febre, cansaço e, em alguns casos, vômito com espuma.

Assim como os ossos de frango, engolir espinha de peixe pode, sim, ser bem prejudicial para a saúde. Geralmente, a espinha saí nas fezes e não costuma causar grandes problemas ao organismo. Porém, o material é pontiagudo e afiado, portanto, pode acabar perfurando o céu da boca, gengiva ou até mesmo os órgãos internos.

Retirando o objeto

  1. Coloque uma mão na base do maxilar do gato. Faça uma pressão leve, o suficiente para abrir a boca. ...
  2. Enquanto isso, outra pessoa deverá segurar as patas, evitando, assim, os arranhões. ...
  3. Olhe na garganta. ...
  4. Com cuidado, coloque a mão na garganta e retire o objeto que está obstruindo a passagem.

Os espinhos podem chegar a mais de 30 centímetros de comprimento. Se atingir a área pode perfurar um órgão vital e causar a morte. Além disso, se não forem removidos o quanto antes provocam infecções graves.

Dr. Homeopet responde. Olá, boa tarde. Esse engasgo pode ser pelo mega esôfago, tente deixar a vasilha de água em um local onde ele tome a água com a cabeça erguida, assim à gravidade ajuda a água a descer.