Como tirar espinho da mão?

Perguntado por: aramos . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

Algumas formas simples para tirar espinho da pele, como usar uma pinça, fita adesiva ou pasta de bicarbonato de sódio, podem ajudar a remover o espinho ou farpas da pele, sendo que o método de remoção deve escolhido em função do posicionamento do espinho e da profundidade em que se encontra.

O tratamento de uma perfuração por espinho de ouriço-do-mar é a remoção imediata. Vinagre dissolve espinhos mais superficiais; é suficiente embeber a ferida com vinagre várias vezes ao dia ou aplicar compressas úmidas. Compressas quentes podem ajudar a aliviar a dor.

Use uma agulha para soltar a farpa.
Faça um pequeno furo na pele, sobre a ponta da farpa que estiver mais perto da superfície. Tente levantar a farpa com a ponta da agulha para poder pegá-la usando a pinça ou o cortador de unha.

Os espinhos na maioria das vezes rasgam a pele e provocam dor crônica e inflamação quando não são extraídos. Podem ocorrer dores musculares e nas articulações, além de erupções cutâneas.

Além disso, o uso de gelo ou compressa de água quente na região da espinha pode ajudar a aliviar a dor e o incômodo causado por esse tipo de espinha. Uma dica que também vale para as espinhas internas é não tentar espremer a área.

Use bicarbonato de sódio.
Faça uma pasta grossa com água e bicarbonato de sódio e coloque-a sobre a região afetada. Ponha um band-aid sobre ela e deixe agir durante a noite. Na manhã seguinte, retire-o e enxágue a região. Este processo vai puxar o espinho para que possa removê-lo com a pinça.

Pegue a farpa com a pinça após expor a sua ponta.
Puxe-a com cuidado na mesma direção em que ela entrou no local. Se tiver de cavoucar muito fundo com a pinça para alcançar a farpa, vá a um hospital. Se a farpa se quebrar, tente pegá-la novamente com a pinça ou considere recorrer a um médico.

Pinça para casos mais simples: esse acessório é ideal para a remoção dos espinhos visíveis. Antes de começar, lembre-se de investir na higienização do material: molhe as ponteiras da pinça com uma boa quantidade de álcool. Em seguida, posicione as pontas sobre as lascas e puxe suavemente.

É importante deixar claro que o porco-espinho não lança os seus espinhos como forma de defesa. Como os espinhos são frouxamente presos ao corpo do animal, eles se soltam com facilidade, prendendo-se no corpo da vítima e destacando-se do corpo do porco-espinho.

Resumo sobre porco-espinho
Os porcos-espinhos são incapazes de lançar os espinhos. Os espinhos dos porcos-espinhos não possuem veneno.

Na maioria das vezes, são muito pequenas, a ponto de a pessoa demorar para notá-las, mas se forem grandes podem atingir até mesmo nervos, encostar em ossos e gerar uma dor bastante forte e aguda, principalmente quando se movimenta o membro ou toca em alguma superfície.

Se você estiver com uma farpa na mão, use um copo para retirá-la. Coloque-o de cabeça para baixo ao redor da farpa e aplique pressão. Isso tornará mais fácil removê-la.

A fita adesiva é uma maneira de remover uma lasca sem usar pinça. Basta colocar sobre a lasca de madeira, fibra de vidro ou metal e puxar da lasca. Puxe para fora. Se a fita não funcionar, sempre será possível utilizar uma pinça esterilizada; segure a ponta da lasca e puxe-a com cuidado até retirar.

Coloque um pedaço de fita adesiva sobre da pele, onde estão os espinhos. Esfregue um pouco para ter certeza de que os espinhos do cacto grudam nela. Em seguida, segurando um lado dele, puxe-a rapidamente para remover os gloquídios. Repita quantas vezes forem necessárias.

No caso de uma perfuração por um espinho do bagre, procure ajuda médica imediatamente e, sob hipótese alguma, tente arrancar o ferrão com as próprias mãos. O procedimento deverá ser realizado por profissionais da saúde, com a aplicação de uma anestesia sobre o local do ferimento.

Durante o período de divulgação do cristianismo, Paulo reclamava de um incomodo físico: “E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar” (2 Coríntios: 12: 7).

Melhore o aspecto das espinhas
O gelo diminui a vermelhidão e o inchaço da espinha, ajudando também a desinflamar a acne e aliviar a dor que ela causa. Coloque um cubo de gelo dentro de uma toalha limpa e pressione pontualmente contra a espinha por 5 a 10 minutos. Pronto!

Vale ressaltar que as espinhas são provocadas por diversas causas como má alimentação, estresse, fatores hormonais e a utilização de produtos muito oleosos no rosto. E quanto às queimaduras, Solange alerta: “Jamais use pasta de dentes! É um produto abrasivo que vai queimar mais ainda a região afetada.

Uma compressa de água quente, em um algodão ou toalha, pode ajudar no tratamento das espinhas internas. Para isso, basta deixar a compressa sobre a espinha por alguns minutos, repetindo o processo até notar sua atenuação.

Faça uma máscara com pepino – vegetal que tem ação calmante, cicatrizante e clareador, além de diminuir o inchaço das espinhas. Para fazer a máscara, é só bater meio pepino com uma colher de aveia. Passe a mistura no rosto, deixe agir por 20 minutos e lave com bastante água. Pode repetir isso três vezes por semana.

E como os espinhos são bem pequenos, se ficar algum, isso pode incomodar e inflamar. A remoção dos espinhos é muito simples e quase indolor, não requerendo anestesia. Basta remover os espinhos com pinças e pronto, a paz fica estabelecida, sem a necessidade do uso de medicamentos.