Como tirar DIU sozinha?

Perguntado por: osales . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 16 votos

Mesmo sendo muito simples, vale ressaltar que a retirada do DIU não deve ser feita em casa sem auxílio médico. É extremamente importante que a mulher busque uma ginecologista qualificada para realizar a retirada e ou o reposicionamento do dispositivos de forma segura e evitando possíveis complicações.

e caso não tenha o fio, basta realizar a histeroscopia para retirar o DIU e efetuar a troca. não necessariamente irá acontecer de novo, caso coloque outro diu apos. converse com seu medico.

O DIU sai do lugar? Pode sair do lugar. O DIU não hormonal (cobre e prata) costuma sair do lugar com mais frequência do que os DIUS hormonais.

"Se o fio romper, o DIU fica lá dentro; se a mulher puxar o fio e não conseguir retirar por alguma razão — como por sentir dor —, ela vai deslocar o DIU da posição correta e isso vai causar um quadro de cólica e sangramento intenso, tendo que ir até o hospital para uma situação de emergência.

Normalmente, há cólicas e sangramento fora de época durante o processo de expulsão, porém não é uma regra. Algumas pacientes expulsam o DIU sem sintomas e, por isso, o seguimento com seu ginecologista deve ser rotineiro, para verificar se ele continua no lugar correto.

A retirada do DIU é um procedimento simples, praticamente indolor e deve ser realizado preferencialmente pela sua ginecologista de confiança.

Os preços do procedimento variam de acordo com o consultório, o profissional e o tipo de dispositivo intrauterino, podendo ir de R$ 500 a R$ 2.500.

A remoção do DIU é, normalmente, um procedimento de rotina e não complicado. Pode ser feita a qualquer momento durante o ciclo menstrual.

Pode ser retirado a qualquer momento: se a mulher quiser engravidar, pode retirar o DIU em procedimento tão simples quanto o que foi para colocar.

Caso não consiga senti-las, ou perceba que a haste do dispositivo está para fora do colo do útero, é sinal de que o DIU saiu da posição correta. Febre, cólicas intensas, sangramentos fortes e corrimento com cheiro anormal podem indicar problemas, como infecção, deslocamento ou outras situações.

Perfuração do útero por dispositivo intra-uterino (DIU) é complicação rara e grave, ocorrendo a cada 350 a 2.500 inserções(5).

É possível que um DIU seja expulso (quando o útero empurra o DIU para o colo do útero ou para fora do corpo). Isso é mais comum no primeiro ano de uso e ocorre com 10% ou menos das pessoas que usam o DIU (1).

O médico introduz o insertor pela vagina, atravessa o colo do útero e, uma vez adequadamente posicionado no interior da cavidade uterina, retira-o delicadamente, fazendo com que o DIU saia do insertor e se “abra” dentro do útero em sua posição definitiva.

Não tem contra indicação a paciente ter relação sexual após a retirada do DIU.

Não deve puxar, procure um ginecologista pois pode ser necessário uma ultrassonografia para avaliar a localização do DIU.

Se o DIU estiver bem posicionado não e possivel você senti-lo, é comun sentir apenas o fio. Procure seu ginecologista para uma avaliação.

Vale lembrar que o DIU pode ser colocado em qualquer fase do ciclo menstrual ou logo após o parto ou um aborto. Após a colocação do DIU, um fio de cerca de 2,5 a 5 centímetros de comprimento sairá do colo do útero e entrará no topo da vagina, facilitando a remoção posteriormente (feita por um enfermeiro ou médico).

Continuar lendo É fácil tirar o DIU?