Como tirar CNH Social 2023?

Perguntado por: rboaventura . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.7 / 5 20 votos

A CNH Social depende das regras estabelecidas pelo Detran de cada estado. Porém, os requisitos principais são: ter mais de 18 anos de idade, saber ler e escrever, ter a renda familiar de até dois salários mínimos e não ter nenhum tipo de registro na carteira de trabalho.

O objetivo da CNH Social é o de possibilitar que as pessoas de baixa renda tirem – de forma gratuita – a carteira de motorista, nas categorias A ou B. O programa também permite a adição das categorias A ou B, bem como a mudança da categoria B para D.

O governo do Acre abriu 5 mil vagas para o programa social de formação de condutores de veículos automotores, o Programa CNH Social, em 2023. As inscrições abrem na próxima quarta-feira (3) e vão até o dia 1º de junho pelo site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AC).

Os interessados em participar da seleção para o Programa Social de Formação de Condutores de Veículos Automotores (Programa CNH Social) em 2023, devem realizar inscrição entre os dias 3 de maio e 1º de junho no site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AC).

O cidadão que se inscreveu para participar do segundo ciclo da “CNH Social” 2023, deve ficar atento para a divulgação da nova lista que está prevista a publicação, no mês de agosto, no site do Detran Cidadão.

Para se inscrever no projeto de Primeira Habilitação é preciso ter entre 18 e 27 anos completos na data de inscrição. A pessoa também deve comprovar renda individual de no máximo três salários mínimos, além de saber ler e escrever. Quem optar pela mudança de categoria precisa ser habilitado há pelo menos 12 meses.

O Habilita Brasil atua em parceria com autoescolas para oferecer pacotes de habilitação com condições acessíveis de pagamento. Os interessados podem se cadastrar em nosso site, escolher a autoescola parceira mais próxima e realizar o processo de habilitação com valores populares e prazos flexíveis.

O Programa CNH Rural contempla exclusivamente agricultores e agricultoras familiares de Pernambuco e está com inscrições abertas.

A CNH Social depende das regras estabelecidas pelo Detran de cada estado. Porém, os requisitos principais são: ter mais de 18 anos de idade, saber ler e escrever, ter a renda familiar de até dois salários mínimos e não ter nenhum tipo de registro na carteira de trabalho.

Entre os principais critérios, estão: ter idade mínima de 18 anos, estar desempregado ou ser beneficiário do Bolsa Família, não possuir nenhuma outra CNH e ter renda familiar de até três salários mínimos. Para se inscrever, os interessados devem acessar o site oficial do Detran-PE e preencher o formulário de inscrição.

Além de ter documento de identidade, comprovante de residência e saber ler e escrever, os candidatos precisam ter 18 anos completos. Portanto, tirar a CNH antes dos 18 anos não é permitido em nenhuma hipótese.

na categoria B (carro), o preço já sobe um pouco, fica na média de R$ 2.000, sem contar o preço do exame médico/psicotécnico. mas caso você queira tirar a habilitação do tipo A e B, o preço fica em torno de R$ 2.600, com os mesmos itens e condições que foram citados.

Você deve realizar o login no Portal de Serviços SENATRAN com o Certificado Digital ou Login com CPF/SENHA e possuir CNH Digital ativa. Clique em "Entrar com gov.br" no canto superior direito da tela e insira seus dados.

A CNH social é um programa de política pública que tem como objetivo estimular pessoas de baixa renda a tirarem a habilitação. Com ela, os futuros motoristas têm acesso à categoria B de forma facilitada.

Para se inscrever é necessário estar ativo no Cadastro único para Programas Sociais do Governo Federal, com dados atualizados na Base Nacional do Cadastro até o dia 16 de junho de 2023. Os interessados poderão se inscrever para obter a primeira habilitação nas categorias A (motocicleta) ou B (carro).

Basicamente, é preciso realizar exames médicos, cumprir uma carga horária teórica e prática e ser aprovado em avaliações ao final de cada uma das etapas. Em alguns casos, o processo de habilitação pode se arrastar por meses, dependendo da agenda do candidato e do seu próprio desempenho ao volante.