Como tirar cera preta do ouvido de cachorro?

Perguntado por: dporto . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

Use, para isso, os dedos e um algodão umedecido com um produto específico, limpando até onde você enxerga e de forma delicada. Assim, você evita o risco de causar ferimentos no cão. Não é preciso limpar a parte interna do ouvido, já que o organismo do cachorro é capaz de expulsar o excesso de cera e corpos estranhos.

Limpe com algodão
Retire toda a sujeira que for encontrando com pedaços de algodão, evitando penetrar no conduto auditivo. Vá trocando de algodão até que ele saia limpo. Conforme sua necessidade, pingue no algodão o produto e comece pelas extremidades da orelha para remover as impurezas externas mais difíceis.

Como em qualquer outra parte do corpo, as crostas nas orelhas do cão aparecem devido a lesões, parasitas ou doenças. O maior problema dessa área do corpo é a exposição e a forma que ela tem. Em algumas raças de cães, as orelhas caídas fazem com que a umidade se acumule e leve a infecções ou parasitas.

A limpeza pode ser realizada uma vez por semana ou a cada 10 dias com uso de produtos para retirar cera, chamados ceruminolíticos. No mercado existem dois tipos de produtos: o de uso rotineiro (esse é o ideal para limpeza semanal) e o de tratamento de otite.

Otomax, sob a forma de pomada de suspensão, é uma preparação otológica segura e eficaz, indicada para o tratamento de otite externa aguda e crônica de cães, resultante de infecções por fungos e bactérias.

“Os medicamentos de uso veterinário mais usados para tratar um cachorro com dor de ouvido são: fungicidas, acaricidas e antibióticos de uso tópico. Ou seja, aqueles pingados diretamente no ouvido do pet. Eles servem para diminuir a população de fungos, ácaros e bactérias, respectivamente”, diz a Dra. Juliana.

Quanto tempo demora para curar a otite? Em média, de 1 a 3 semanas. No entanto, o tempo de tratamento é influenciado pelo tipo de agente causador da doença, medicamento utilizado e grau de complexidade.

Para amolecer a cera do ouvido com água, a pessoa deve deitar de lado, pingar água dentro do ouvido, e ficar assim por quinze minutos. Outra opção é deitar, pingar a água, tampar com algodão molhado, e esperar os quinze minutos sentado(a). Depois dos quinze minutos é só deixar a água escorrer.

Use soro fisiológico
Além do uso de produtos específicos, a limpeza externa pode ser feita usando soro fisiológico. Ele é ideal para remover microrganismos nas orelhas e também na pelagem ao redor. Porém, a água-oxigenada não deve ser usada, já que pode inflamar o canal auditivo do cachorro.

Em quais bichinhos posso utilizar o produto? De acordo com a König, esse produto é um ceruminolítico para cães e gatos, por isso não deve ser utilizado em outros animais.

Sintomas da ação do fungo em cachorro

  1. queda de pelos;
  2. vermelhidão;
  3. feridas;
  4. irritações na pele;
  5. oleosidade dos pelos;
  6. cheiro rançoso;
  7. coceira;

Sintomas: como identificar a otite canina?

  1. O cão passa a balançar a cabeça com frequência;
  2. O animal coça a região com bastante intensidade, e demonstra sentir dor ao fazer isso;
  3. Cheiro forte na região das orelhas;
  4. Presença de secreção no conduto auditivo;
  5. Dificuldade auditiva.

O ideal é fazer movimentos bem suaves para não estressar o cachorro. A região dos olhos e as orelhas podem ser limpas com o lenço umedecido, mas também é possível fazer a limpeza com um algodão e soro fisiológico.

“O ideal é utilizar soluções próprias para limpeza do ouvido de cães, os chamados ceruminolíticos, e não usar álcool, solução fisiológica, vinagre e outros produtos caseiros”, alerta a médica veterinária Lysandra Barbieri.

Porém, ao notar alguma alteração na saúde do pet, como dermatite em cachorro ou algum indício de que o pet esteja com dor, uma dúvida muito comum entre os tutores de cães é – pode dar dipirona para cachorro? A resposta é sim.

Entre um dos mais utilizados pelos médicos veterinários, está o Antibiótico Chemitec Chemitril 50 mg Enrofloxacina para Cães e Gatos, que é muito utilizado para combater as bactérias Gram-positivas e Gram-negativas, Espiroquetas e Mycoplasmas sensíveis à enrofloxacino.

Cachorro com coceira na orelha pode estar com otite
A causa desse problema está na ausência de higiene adequada nas orelhas, além da presença de algum corpo estranho - como um pedaço de brinquedo, por exemplo - ou de água. Por isso, verifique sempre o interior das orelhas do seu dog.