Como tirar cera dura do ouvido caseiro?

Perguntado por: mibrahim . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 4 votos

Se você estiver com a sensação de que há acúmulo de cera no canal auditivo, pingue 2 gotinhas de óleo Johnson ou óleo de amêndoas no ouvido. Em seguida, com a ajuda de uma seringa, coloque um pouquinho de soro fisiológico dentro da orelha e vire a cabeça lentamente para que o líquido saia totalmente do ouvido.

A única maneira de remover a cera do ouvido afetado com segurança é consultar um médico especializado. Não devemos tentar remover a cera de ouvido usando cotonete, óleo de bebê ou água oxigenada.

Apertar a seringa ligeiramente e jogar um pequeno jato de água morna dentro do ouvido; Esperar cerca de 60 segundos nessa posição e depois virar a cabeça de lado para deixar a água suja sair; Secar bem a orelha com uma toalha macia ou com um secador de cabelo em temperatura baixa.

Cerumin

O Cerumin é um remédio à base de hidroxiquinolina e trolamina, substâncias que ajudam a remover a secreção em excesso do ouvido. A solução deve ser utilizada exclusivamente nos ouvidos, pois o contato com os olhos e a pele pode causar irritações.

Quando esse mecanismo de autolimpeza funciona mal, o cerume pode se acumular, endurecer e bloquear o canal, parcial ou totalmente. Os principais sintomas provocados pela obstrução são: dor, prurido, sensação de corpo estranho, zumbido, perda de acuidade auditiva, secreção purulenta e até tosse.

Há três formas de remoção: irrigação, remoção mecânica ou aspiração. Na irrigação, o médico usa uma seringa para direcionar um jato de água morna no interior do ouvido, visando a remover o cerume, mas não pode ser realizada com pacientes que apresentem sinais de infecção e dor.

Para remover manchas de cera, você precisará de água quente, detergente neutro e vinagre de álcool. Para aplicá-los, você pode utilizar uma esponja de limpeza ou uma escova e um pano multiuso. Outros produtos necessários na limpeza vão depender do tipo de superfície em que você fará a limpeza.

A maneira correta de limpar os ouvidos é passando suavemente uma toalha limpa e macia após o banho, somente onde o dedo alcança, sem forçar a entrada do canal auditivo.

Remova a cera do ouvido de forma simples com o auxílio de Cerumin. Esta solução otológica permite diluir a cera do ouvido, limpando e desinfetando a área. Cerumin deve ser utilizado exclusivamente nos ouvidos e também possui ação antifúngica, eliminando fungos que possam estar presentes dentro do ouvido.

Uma forma simples de fazer isso é deixar um pouco de água morna entrar em seu canal auditivo durante o banho. Passe gentilmente um pano limpo na entrada do ouvido para remover um pouco do líquido. Seja cuidadoso ao utilizar água morna. A temperatura da água não deve ser quente, apenas morna.

Embora o cerume seja necessário para proteger o canal auditivo, quando há um excesso dele é possível que ele seja prejudicial à saúde. Normalmente, essa situação passa despercebida pelas pessoas e não apresenta riscos. Contudo, em alguns casos ela pode levar ao surgimento de sintomas desconfortáveis.

Feita com uma seringa esterilizada, aplique suavemente soro fisiológico no ouvido afetado. A eficácia desse método será maior se você colocar um amolecedor de cera 15 ou 30 minutos antes de usar a seringa. Para evitar tontura, morne a solução de modo que ela fique da mesma temperatura do seu corpo.

A promessa é de que o calor e o fogo consumam o oxigênio que está no interior do cone, proporcionando alívio, limpeza e cura. Entretanto, essa prática NÃO É INDICADA, por oferecer grandes riscos à saúde dos pacientes, e pode causar danos irreversíveis.

É comum por algumas horas após a lavagem, sensação de ouvido tapado, em alguns casos. Se não passar, precisa retornar p/ reavaliar. Olá! Após a lavagem alguns casos podem evoluir para otite externa, gerando edema (inchaço) no conduto auditivo, ocasionando desconforto.

O cerumin amolece em 2 a 3 dias mas na maioria das vezes é preciso ir a um médico para fazer a remoção, pois a cera não fica líquida o suficiente para saie sozinha. Procure um otorrino.

Pode ser que existam algumas farmácias que fazem lavagem de ouvido, mas não é recomendado devido aos riscos do procedimento. A lavagem de ouvido deve ser realizada apenas por um médico otorrinolaringologista, especialista na região do ouvido.

Como sei se o meu ouvido está com excesso de cera?

  1. Desconforto ou sensação de ouvido entupido;
  2. Coceira;
  3. Perda parcial de audição;
  4. Zumbido;
  5. Tonturas;
  6. Tosse.

É normal sair cera do ouvido? Como citado anteriormente, a produção da cera de ouvido é de suma importância para o corpo, por isso, é normal que ela exista. É uma resposta natural do corpo humano de proteção contra diversos inimigos que enxergam a área como porta de entrada para afetar a saúde.

Em caso da não resolução, procure um otorrino para limpeza. Olá, essa sensação de surdez é normal. Com o amolecimento da cera devido ao uso do cerumim, essa pasta atinge a membrana do tímpano e prejudica a audição até que seja retirada pelo Otorrino ou se dilua completamente.