Como tirar cera do ouvido de forma natural?

Perguntado por: isilva . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Se você estiver com a sensação de que há acúmulo de cera no canal auditivo, pingue 2 gotinhas de óleo Johnson ou óleo de amêndoas no ouvido. Em seguida, com a ajuda de uma seringa, coloque um pouquinho de soro fisiológico dentro da orelha e vire a cabeça lentamente para que o líquido saia totalmente do ouvido.

A maneira correta de limpar os ouvidos é passando suavemente uma toalha limpa e macia após o banho, somente onde o dedo alcança, sem forçar a entrada do canal auditivo.

Aquelas pessoas que têm acúmulo de cera necessitam consultar o médico para que ele faça a remoção de forma segura. O ouvido é uma parte importante do corpo humano. Ele é responsável pela audição. Quando esse sentido fica prejudicado, a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas são afetados.

O correto é umedecer uma toalha e, com a ponta do dedo envolvida nela, limpar a parte externa do ouvido. Só depois disso é que é recomendado o uso das hastes flexíveis, também somente na área externa, para secar a região que foi umedecida. É importante lembrar que a cera é uma forma de proteção do sistema auditivo.

Não remover o excesso de cera: mesmo que ainda exista quem queira remover de forma abrupta, há pessoas que acreditam que não a remover, fará com que ela saia sozinha, o que é um erro, pois, excesso de cerúmen, pode ocasionar um bloqueio no conduto auditivo, causando incômodo, zumbido, coceira ou perda parcial da ...

Como sei se o meu ouvido está com excesso de cera?

  1. Desconforto ou sensação de ouvido entupido;
  2. Coceira;
  3. Perda parcial de audição;
  4. Zumbido;
  5. Tonturas;
  6. Tosse.

Mas não recomenda-se usar nada diretamente no ouvido. Azeite quente, álcool, óleo de bebê, nada deve-se pingar diretamente no ouvido. Primeiro, pelo risco de lesão. Segundo, uma dor de ouvido tem várias causas, então você pingar alguma coisa no ouvido pode piorar determinados quadros que levam a dor de ouvido.

Usar álcool no ouvido para desentupir é uma receita caseira muito usada quando entra água no canal auditivo. Ao pingar a substância, o líquido que incomoda passa a evaporar, o que alivia imediatamente a sensação de entupimento.

A aplicação é bastante simples, apesar de, à primeira vista, o fogo assustar um pouco os pacientes. Coloca-se a parte mais fina do cone na entrada do ouvido e, em seguida, acende-se a outra extremidade. Assim que o fogo consome todo o oxigênio contido no interior do cone, inicia-se um suave processo de sucção.

Normalmente, a lavagem de ouvido é feita em consulta com um otorrinolaringologista, e custa em média, R$100,00 (cem reais).

É normal sair cera do ouvido? Como citado anteriormente, a produção da cera de ouvido é de suma importância para o corpo, por isso, é normal que ela exista. É uma resposta natural do corpo humano de proteção contra diversos inimigos que enxergam a área como porta de entrada para afetar a saúde.

POSOLOGIA E MODO DE USAR: EXCLUSIVAMENTE PARA USO TÓPICO. Pingar 5 gotas de CERUMIN Solução Otológica no ouvido 3 vezes por dia. A aplicação deve ser feita com o paciente deitado e com o ouvido afetado para cima. Esta posição deve ser mantida por 5 minutos para facilitar a penetração do medicamento.

A cera do ouvido, também conhecida como cerume, é uma secreção de consistência pastosa, de coloração entre o amarelo claro e o marrom escuro, que é produzida por glândulas sebáceas localizadas no canal auditivo.

Ouvidos entupidos de uma infecção leve geralmente duram uma ou duas semanas. Se os problemas estiverem no ouvido interno, isso pode durar mais tempo. Infecções leves de ouvido desaparecem sozinhas, e você pode aliviar a dor com analgésicos ou simplesmente aplicando um pano quente no ouvido.

Vale lembrar que o canal auditivo pode ser comparado à região bucal, pois ambos apresentam micro-organismos bons e ruins para o funcionamento do corpo. Portanto, tentar limpar totalmente o ouvido, faz mal à saúde, pois você retira a sua proteção natural.