Como tirar carteira de identidade em BH?

Perguntado por: laparicio8 . Última atualização: 18 de maio de 2023
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Em Belo Horizonte, deve-se procurar o Posto de Identificação da Polícia Civil localizado na Câmara Municipal de Belo Horizonte ou nas Unidades de Atendimento Integrado (UAI) - Praça Sete, Barreiro e Venda Nova.

Como fazer a nova Carteira de Identidade Nacional
Para fazer o RG único, o cidadão precisa comparecer ao órgão portando os seguintes documentos obrigatórios: Certidão de nascimento ou casamento; Para divorciados é necessário apresentar a certidão de casamento com averbação de divórcio.

Informamos que os agendamentos dos serviços prestados nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) devem ser realizadas por meio do Portal mg.gov.br, pelo Aplicativo MgApp ou através dos Terminais de Autoatendimento localizados em algumas unidades de atendimento. Não são realizados agendamentos pelo telefone.

É necessário agendar o atendimento na unidade para garantir comodidade ao cidadão e evitar filas no local. O agendamento deve ser feito nos canais oficiais do Governo de Minas – site do Detran-MG (www.detran.mg.gov.br), Portal MG (www.mg.gov.br) e aplicativo MG App.

A nova Carteira de Identidade Nacional é gratuita, assim renovações.

Segundo informações do Governo Federal, não há custo algum para emitir o novo RG.

O cidadão deve baixar o app GOV.BR nas lojas de aplicativos disponíveis para sistemas operacionais iOS ou Android. Após inserir o usuário e a senha no aplicativo, aparecerá uma tela inicial com o ícone 'Carteira de documentos'.

A nova Carteira de Identidade de Minas Gerais será entregue pelo Correios no endereço informado pelo cidadão no momento do atendimento. O prazo para emitir e entregar o documento é de até 07 dias úteis.

O documento estará disponível em até 07 dias úteis, e poderá ser retirado por você, se tiver 16 anos ou mais.

Para emitir o documento é preciso fazer um agendamento prévio com dados pessoais (nome, data de nascimento, estado civil e telefone), o número do CPF e e-mail. O agendamento para retirar a 1ª via ou demais vias da Carteira de Identidade é feito pelo aplicativo MG App Cidadão ou pelo site.

No Brasil adotou-se o modelo obrigatório e gratuito na primeira via em papel e em formato digital pelo aplicativo GOV.BR. Ademais, a troca para nova Carteira de Identidade Nacional assim como as futuras renovações são gratuitas também. A primeira via da CIN e as renovações são gratuitas, em acordo com a Lei 7.116/83.

Para obter a nova identidade, o requerente deverá apresentar a certidão de nascimento ou de casamento em formato físico ou digital. O documento será expedido em papel de segurança ou em cartão de policarbonato (plástico), além do formato digital.

A nova carteira apresenta ainda um QR Code, que permite verificar sua autenticidade do documento, bem como saber se foi furtado ou extraviado, por meio de qualquer smartphone. Conta ainda com um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo utilizado em passaportes, o que o torna ainda um documento de viagem.

Segunda a sexta, das 8:00 às 17:00.

Telefones: 155 (ligações originadas de telefone fixo). ATENÇÃO: Para seu conforto e segurança, todo nosso atendimento será somente com agendamento prévio no portal MG: mg.gov.br / Agendamento de Serviços/ IPSEMG / selecionar uma das opções de serviços.