Como tirar carrapato de cachorro com detergente?

Perguntado por: rtavares . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

Inclusive uma dica bastante difundida na rede para matar as pulgas e carrapatos do seu amigo peludo é justamente aplicar o detergente na pele do animal, espalhar bem e deixar agir por uns 10 minutos. Depois é só repetir a operação para se ver livre desses probleminhas. O mesmo vale para humanos.

Os detergentes são usados para lavar louça. Desse modo, eles possuem certos ingredientes que removem a gordura e a sujeira. Sendo assim, esses produtos não devem ser incluídos nos cuidados com o cachorro, especialmente na higiene.

Não caia nessa. Por mais que seja composto por substâncias químicas agressivas, o uso de detergente põe em risco a saúde do cachorro e não garante a eliminação completa de ectoparasitas e seus ovos. Para acabar com o problema, o melhor é administrar um antipulgas próprio para cães.

8 – Neem: o potente óleo inimigo dos carrapatos
Aplique com um pano limpo o óleo de Neem diretamente sobre a pele do pet. Se usar o óleo essencial de Neem, dilua 2 gotas do óleo em meio litro de água.

O vinagre de maçã e o bicarbonato de sódio possuem alta efetividade para tirar carrapato de cachorro e gato, tanto no caso dos que vivem no ambiente, quanto nos que estão nos animais. Adicione meia colher de bicarbonato de sódio, meia colher de sal, 100 ml de vinagre de maçã e 100 ml de água morna em um borrifador.

Vinagre, bicarbonato, óleos essenciais e até levedura de cerveja. Esses são alguns dos ingredientes que você pode encontrar por aí que, quando misturados, podem ser usados como remédio caseiro para carrapato.

Mas pode fazer mal? Bruno reconhece que o vinagre pode ter um efeito bactericida considerável, devido à presença do ácido acético em sua composição química. Porém, ele adverte que passar o produto na pele dos cães pode resultar em irritação cutânea importante.

O vinagre de maçã faz com que a pele do cão fique desagradável para carrapatos.

Leves infestações: se você encontrou no seu cachorro apenas uma pequena quantidade de carrapato, o ideal é um banho imediato com o shampoo antiparasita. Afinal, essa é uma das melhores formas de evitar a infestação e até mesmo exterminar esses parasitas.

Uma boa ideia de como acabar com carrapatos dentro de casa é misturando meia colher de chá de bicarbonato de sódio e sal em um pouco de água em temperatura ambiente. Feito isso, é só botar a solução em um spray e ele está pronto para ser aplicado dentro de casa (e o melhor é que não tem nenhum cheiro).

A resposta é não, pessoal. O sabão pode fazer mal à pele dos nossos animais. #pet #cão #adestramento #animal #pets #petlife.

O ideal é sempre utilizar o produto próprio para banho de pets. No entanto, para “banhos do mês” ou higienizações pesadas daquele sujãozinho que parece ter rolado na lama, o uso é adequado. Vale lembrar ainda que o detergente neutro tem o poder de acabar com as pulgas.

Por ser neutro, o sabão de coco não vai causar nenhum dano imediato ao seu pet. Porém, por ser muito adstringente, o produto não deve ser utilizado com frequência. Caso contrário, a pele e os pelos do animal ficarão totalmente sem gordura, ou seja, desprotegidos.

A solução mais indicada é afogá-lo em um pote com álcool ou uma solução de água e sabão. Outra ideia que não tem erro é jogar o aracnídeo na privada e dar a descarga. Se preferir o bom e velho lixo, certifique-se de enrolar o (pobre) carrapato em fita adesiva, para que ele fique imobilizado.

Não esmagar o carrapato com as unhas, pois ele pode liberar as bactérias e contaminar partes do corpo com lesões. Examinar o próprio corpo a cada 3 horas, a fim de verificar a presença de carrapatos e retirá-los, preferencialmente, com o auxílio de pinça.