Como tirar cárie do dente com remédio caseiro?

Perguntado por: eperes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 14 votos

Não é possível tirar a cárie do dente com um método caseiro. A cárie dental é um problema que causa danos à estrutura do dente e que deve ser tratado com restaurações e limpezas realizadas por dentistas.

Se a cárie ainda estiver no estágio inicial, a profissional orienta que apenas uma mudança de hábito e a aplicação tópica de flúor podem promover a remineralização e desativação do processo carioso sem problemas.

É possível tirar a cárie do dente sozinho? A resposta é não. A dra. Priscila Almeida explica que o melhor a se fazer nos casos de cárie é procurar ajuda profissional.

Muitos tem medo da anestesia e perguntam se tirar a cárie de dente dói. Caso o desgaste tenha chegado na raiz, será necessária a aplicação de uma anestesia local. Alguns dentistas também podem utilizar gel anestesiante antes de aplicar a anestesia local. A fase mais extrema da doença é quando a cárie chega à raiz.

Molhe a escova de dentes, coloque bicarbonato de sódio nas cerdas e use-a para escovar os dentes. Deixe-o descansar por 10 a 15 minutos antes de enxaguar a boca. Escovar os dentes diariamente com bicarbonato de sódio ajudará a remover o tártaro e a clarear os dentes.

Afinal, quanto tempo a cárie demora para destruir o dente? Segundo especialistas, a cárie pode levar até 3 anos para penetrar no esmalte do dente. Contudo, seu avanço nas demais camadas é bem mais rápido. Em mais ou menos 1 ano após transpor o esmalte, a cárie pode destruir o dente.

Vejamos a seguir quais são eles!

  1. Dor de dente constante. A presença de dor de dente é um dos sintomas mais comuns das cáries. ...
  2. Maior sensibilidade nos dentes. ...
  3. Dificuldade para mastigar. ...
  4. Mau hálito. ...
  5. Manchas nos dentes. ...
  6. Gengiva inchada. ...
  7. Buracos nos dentes. ...
  8. Restauração dentária e tratamento de canal.

Segundo a tabela de procedimentos odontológicos do Conselho Regional de Odontologia (CRO), uma limpeza completa deve custar no mínimo R$ 200,00. Esse valor, no entanto, pode chegar a R$ 1 000,00, dependendo da qualificação do profissional, região e localização do consultório.

Todos temos a presença natural de micro-organismos na boca — é a chamada microbiota normal. O aumento descontrolado dessa colônia de bactérias provoca a cárie. E esse desequilíbrio da microbiota pode ocorrer por muitos fatores, desde má alimentação e higiene insuficiente até contágio entre pessoas próximas.

Por que a escovação não consegue eliminar a cárie? Escovar bem os dentes após as refeições deve ser parte do processo de prevenção contra a cárie, além de outros problemas bucais, como o tártaro, gengivite e periodontite. No entanto, uma vez que esse quadro está instalado, a escovação não é capaz de eliminá-lo.

Sem tratamento, a cárie avança para inflamação da gengiva e a infecção pode chegar à raiz, com formação de abscessos, perda do dente e acometimento de ossos e outros dentes da região.

Quando a cárie não é tratada, a tendência é de que ela se agrave com o passar do tempo. As bactérias se proliferam cada vez mais e as agressões para o esmalte dentário se intensificam, podendo causar uma perda significativa da estrutura do dente ou do próprio elemento dentário.

Nem sempre um pontinho preto nos dentes quer dizer cárie. Ele pode sim ser um indicador dessa doença, mas também é possível que ele seja resultado de outros quadros. Por isso, em vez de ficar se preocupando sem saber o motivo, consulte seu dentista o quanto antes.

Há quem diga saber como remover tártaro dos dentes em 3 minutos. Isso até é plausível, mas somente se o procedimento for feito por um dentista. Não há como remover o tártaro do dente em casa. É possível, sim, prevenir o surgimento do tártaro por meio de uma higiene bucal adequada.

Elmex Anticáries é uma pasta de dente eficaz para a prevenção de cáries. Sua fórmula contém fluoreto de Amina, um componente exclusivo que se conecta ao cálcio natural da boca e cria um escudo de dupla ação, com cálcio e flúor, remineralizando e protegendo os dentes contra a cárie.

O bicarbonato de sódio é extremamente abrasivo e, se for usado sem controle de proporção e tempo, pode facilmente causar danos ao esmalte dentário. Por isso, ele não é recomendado durante a sua higiene bucal diária e seu uso deve ser sempre acompanhado por um dentista.

Ao contrário da placa bacteriana, o tártaro não pode ser removido por escovação ou uso do fio dental. Para se livrar dele, você precisa visitar seu ou sua dentista, que usará instrumentos especiais para removê-lo em uma técnica chamada “escamação e polimento”.

O processo de cárie é geralmente lento e o início é marcado pelo aparecimento de uma mancha branca na superfície do esmalte que ao progredir leva à formação de uma pequena cavidade.

Normalmente, quando o nervo do dente fica morto, existe um escurecimento do dente que está sofrendo esse problema. “Mas esse elemento também pode ficar dolorido ao toque e até mesmo surgir uma fístula na gengiva na direção do dente”, explica Claudio.

Sintomas da cárie: muito além da mancha branca!
Em um primeiro momento, a cárie pode não apresentar sintomas. Um pouco depois de desenvolvida aparece o primeiro sintoma: manchas brancas espalhadas pela camada superficial do dente. A partir daí, iniciam-se outras manifestações.

Se a cárie não se espalhou para a polpa do dente, o dentista pode restaurar todas as cáries. No entanto, se a polpa foi afetada, ele pode removê-la com um tratamento de canal e, em seguida, restaurar o dente com um material dentário estéril.