Como tirar calcanhar de maracujá?

Perguntado por: ioliveira2 . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

Se não combatidos, esses miniagressores atingem até cartilagens e músculos dos pés. Para impedir que o quadro chegue a esse estágio, os médicos retiram as larvas com uma pinça, além de dar antibióticos para combater a infecção secundária que quase sempre acompanha a enfermidade.

A Fusariose é uma doença que ataca as raízes da planta, provocada pelo fungo Fusarium oxysporum f. passiflorae, que se dissemina de uma planta para a outra. Ocorre em focos isolados, começando a murcha pelas extremidades do ramo, quando as raízes do maracujazeiro já estão apodrecidas.

A miíase é uma infecção parasitária causada por larvas de moscas que infestam os tecidos vivos ou necróticos dos vertebrados.

dois anos

Seis meses depois de plantando, a vida útil do pé de maracujá é de até dois anos. A colheita acontece o ano inteiro e para tirar a fruta na hora certa, o agricultor tem que ser bom de ouvido.

Escolha um pé maduro e saudável de maracujá e procure por um galho que tenha pelo menos 3 gomos. Corte o galho imediatamente abaixo do gomo mais distante da ponta. Plante este galho no vaso, colocando um tutor para auxiliar o seu crescimento. O galho vai criar raízes em aproximadamente 2 semanas.

O tratamento é feito com a retirada manual das larvas com a devida assepsia. Para facilitar a remoção, pode-se fechar o orifício com vaselina, esparadrapo (e até toucinho como é feito popularmente) por um tempo e pinçá-las quando vierem à superfície respirar.

Como complicações, podemos destacar a formação de abscessos e o surgimento de infecções secundárias, tais como o tétano. O tratamento é relativamente simples e baseia-se na retirada da larva e aplicação de antissépticos.

Ciclo de Vida

ESTÁGIOS DO CICLO DE VIDA DO BICHO-DA-SEDADURAÇÃO
Ovo10-14 dias
Lagarta ou Larva27 dias
Pupa ou crisálida7-8 dias machos/ 14-15 dias fêmeas
Mariposa7-8 dias machos/ 14-15 dias fêmeas

Para impedir que o quadro chegue a esse estágio, os médicos retiram as larvas com uma pinça, além de dar antibióticos para combater a infecção secundária que quase sempre acompanha a enfermidade.

Falta de polinização pode ser motivo de frutos não vingar.

Por isso, é necessário realizar a adubação da frutífera mensalmente e com base na análise de solo, o que permite identificar os nutrientes que faltam para o crescimento da árvore. A umidade do solo também é essencial para que haja absorção dos adubos.

Tratamento do berne
Para tanto, fechar a abertura por onde ela respira com uma camada grossa de vaselina, esmalte de unha, ou cobri-la com esparadrapo (em alguns lugares, é comum usarem toucinho defumado para atrair a larva) força a saída da larva, que pode então ser retirada com uma pinça.

A forma mais eficiente de se tratar as bicheiras é através da remoção de todas as larvas que se encontram na lesão. Para tanto, devem ser cortados os pelos ao redor da ferida e a área deve ser lavada com água limpa e sabão de coco. A seguir, aplica-se um produto para matar as larvas e facilitar sua remoção.

Ela pode ser facilmente identificada, pois gera coceiras, e, no local da ferida, há a presença de larvas esbranquiçadas, que se movimentam pela área, geralmente, com a presença de secreção, explica Dra. Vitória. Além disso, o ferimento fica com um odor forte.