Como tirar cabelo encravado na virilha?

Perguntado por: adantas9 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

O tratamento mais indicado para acabar com os pelos encravados é a depilação a laser, isso porque só a depilação a laser promove a remoção definitiva do pelo, e consequentemente, de toda inflamação associada ao folículo piloso.

Os pelos encravados geralmente desaparecem sem tratamento. Mas há algumas coisas que pode fazer para se sentir mais confortável até que melhorem. “Compressas quentes são úteis e calmantes”, aconselha a ginecologista. Alguns dos seus pacientes gostam de fazer compressas à base de água morna e sal.

Neste caso a Pomada Minancora pode ser usada para o tratamento em conjunto a hábitos que ajudem a evitar que o pelo encrave. Para ajudar nesse processo, utilize a pomada na região 1 a 2 vezes por dia.

Não há um prazo definido para quanto tempo os pelos encravados somem. Seu tipo de pele e a irritação da sua pele são fatores fundamentais na longevidade dos pelos encravados. Da mesma forma, quanto mais você coçar ou perturbar a área, mais tempo levará para sarar.

Sugestão: Bepantol; Outra coisa que pode ser aplicada todos os dias é o vinagre de maçã, embebido em uma gaze; Assim também pode ser feito com o óleo de casca de salgueiro; Misture: 3 gotas de glicerina, 1/4 de xícara de água e 2 comprimidos de AAS (aspirina) amassados.

Lavar o rosto com água morna e sabonete neutro, o que ajuda a higienizar a pele, a abrir os poros e a amolecer os pelos; Nunca passar a lâmina sobre a pele seca; para que ela deslize mais facilmente, é fundamental cobrir a região com espuma ou gel de barbear; Passar a lâmina no sentido do crescimento dos pelos.

A principal dica de prática que pode ser feita em casa, sem acompanhamento de dermatologista, de como desinflamar pelo encravado é o uso de compressas de água morna ou soro em cima do local inflamado³. Isso vai ajudar a atenuar as lesões existentes.

O dermatologista é o médico mais indicado para o correto diagnóstico e tratamento da foliculite.

Essa condição é chamada Bartolinite aguda. Quando isso ocorre, a região pode ficar avermelhada, inchada e muito dolorida, podendo ainda ocorrer a saída de pus. É importante a mulher entender que o cisto geralmente não causa sintomas, mas pode ocorrer a sensação de uma bola ou caroço na vagina quando apalpa a região.

O pelo encravado pode gerar uma série de incômodos no corpo, como coceira e irritação. Ao cutucá-lo, é bastante comum que ele sangre ou mesmo elimine pus, dependendo do nível de inflamação.

Sintomas do pelo encravado
Na grande maioria dos casos de pelo encravado, podemos encontrar uma bolinha avermelhadas ao redor dele. Ela pode coçar ou não, doer ou não e contar com pus quando está inflamada.

A depilação a laser é o melhor tratamento para foliculite na virilha e em outras regiões do corpo. Isso porque, ao contrário de outros métodos, ela é capaz de atuar diretamente no bulbo do folículo, evitando que as bactérias se proliferem na área tratada.

A foliculite é um processo inflamatório do folículo piloso (estrutura da pele responsável por produzir o pelo), que pode ter diferentes causas. Já o pelo encravado pode estar associado a ela ou apresentar causas próprias. Embora sejam inflamações comuns, ambas ainda rendem muitas dúvidas.

Tratamento caseiro para foliculite
Uma das formas de aliviar a coceira e inflamação causadas pela foliculite é aplicar compressas mornas de água e sal. Para isso, aqueça a água, adicione sal, mergulhe uma toalha e, depois de torcê-la, coloque sobre a região afetada da pele.