Como tirar bolha de ar do ouvido?

Perguntado por: ajordao . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

A manobra de fechar a boca, apertar o nariz e forçar a saída de ar para equilibrar a pressão nos ouvidos é chamada de Método de Valsalva e é indicada para os momentos em que o ouvido simplesmente “entope”. A única recomendação é ir com calma e não forçar demais a saída do ar com o nariz tampado para não piorar a dor.

Quais são os sintomas?

  • diminuição da capacidade de audição;
  • sensação de ouvido entupido;
  • dor no ouvido;
  • vertigem;
  • zumbido.

Quando a trompa de Eustáquio se encontra parcial ou totalmente obstruída devido a cicatrizes, tumor, infecção, resfriado comum ou alergia, o ar não consegue entrar e sair do ouvido médio.

Nesse caso é importante procurar um médico para checar os vasos sanguíneos e o ouvido. Mas qualquer barulho incomodo deve ser checado com o seu médico, para assim obter um diagnóstico correto e iniciar o tratamento adequado para o seu caso.

No Brasil, os serviços de saúde costumam fazer lavagem de ouvido com soro fisiológico, em vez de água. Você pode usar qualquer um dos dois.

Uma das maneiras mais simples de tirar a água do canal auditivo é inclinar a cabeça para o lado do ouvido que está entupido. Em seguida, você deve encher a boca de ar e fazer movimentos bruscos com sua cabeça, partindo da posição natural da cabeça até próximo ao ombro.

Ouvidos entupidos de uma infecção leve geralmente duram uma ou duas semanas. Se os problemas estiverem no ouvido interno, isso pode durar mais tempo. Infecções leves de ouvido desaparecem sozinhas, e você pode aliviar a dor com analgésicos ou simplesmente aplicando um pano quente no ouvido.

O Cerumin é um remédio à base de hidroxiquinolina e trolamina, substâncias que ajudam a remover a secreção em excesso do ouvido. A solução deve ser utilizada exclusivamente nos ouvidos, pois o contato com os olhos e a pele pode causar irritações.

Dicas para desentupir o ouvido
Algumas dicas bem simples podem ajudar você a aliviar o ouvido entupido. respire fundo e aperte o nariz, com a boca fechada, tente expirar suavemente pelo nariz. Isso deve criar pressão suficiente para “estourar” ou desobstruir o ouvido. Não sopre demais para evitar danificar o tímpano.

O barulho de vento no ouvido, sem nenhum estímulo externo, é uma das diversas descrições do tinnitus, embora não se pareça com um zumbido, propriamente dito. Ruídos semelhantes relatados por pacientes que sofrem com esse sintoma incluem som de água corrente, cachoeiras, bater de asas de borboletas, entre vários outros.

Diante disso, os principais sintomas do rompimento no tímpano são:

  1. Dor forte no ouvido;
  2. Coceira no ouvido;
  3. Perda repentina da capacidade auditiva;
  4. Saída de sangue pelo ouvido;
  5. Secreção amarela presente nos ouvidos;
  6. Zumbido no ouvido;
  7. Também pode haver febre, tontura e vertigem.

Entre as causas mais comuns está a infecção de ouvido, conhecida como otite. Neste caso, a sensação de ouvido tampado é causado pelo inflamamento no canal auditivo, dificultando a passagem de som até o ouvido interno. Outra causa comum para a sensação de ouvido tampado é a produção em excesso de cera.

Se a sensação de ouvido tampado persistir por alguns dias ou for acompanhada por outros sintomas, como mudanças repentinas na audição, zumbido, tontura, vertigem, dor, febre ou drenagem do ouvido, é recomendado a consulta com um médico o mais breve possível para avaliação e tratamento.

Usar álcool no ouvido para desentupir é uma receita caseira muito usada quando entra água no canal auditivo. Ao pingar a substância, o líquido que incomoda passa a evaporar, o que alivia imediatamente a sensação de entupimento.

O zumbido também está associado a problemas cardiovasculares, como a hipertensão, também conhecida como pressão alta. Como o zumbido tem causas e fatores relacionados diversos, é muito importante entrar em contato com um médico e agendar uma consulta para descobrir a causa do zumbido e iniciar o tratamento adequado.

Percebe que tem aumentado cada vez mais o volume de aparelhos, como TV, rádio e celular? Esses sintomas, em associação ou não com um ruído, um chiado intermitente nos ouvidos, são sinais de alerta para algum nível de perda auditiva e indicam a necessidade de procurar um médico especialista em zumbido no ouvido.

O paciente deve mover sua mandíbula para frente e para trás, para um lado e para outro; soprar suavemente com a boca e o nariz fechados; engolir um líquido enquanto fecha o nariz ; usar compressas quentes sobre o ouvido para aliviar a dor, se houver; fazer aplicação nos ouvidos de óleo aquecido com alho (ação anti- ...

Seja cuidadoso ao utilizar água morna. A temperatura da água não deve ser quente, apenas morna. Outra dica: Você pode fazer com que a cera velha se mova para fora do canal auditivo, mascando e movendo sua mandíbula.

Continuar lendo Como não dar bolha?