Como tirar bolha da gengiva?

Perguntado por: laparicio . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Como tratar a bolha gengival? O tratamento da bolha na gengiva varia conforme a causa do problema. Logo, é fundamental comparecer ao consultório odontológico para que os devidos exames sejam realizados. Com o diagnóstico em mãos, será possível encontrar a solução para o quadro e, assim, eliminar a inflamação na região.

As causas costumam estar relacionadas a um abscesso gengival ou endodôntico e até mesmo a fraturas nos dentes”, explica a dentista. Além destes, doenças periodontais, como gengivite e periodontite, também podem resultar em uma bolinha na gengiva.

Estourar bolsa de pus na gengiva não é a solução para o problema bucal. Ainda que a primeira reação ao ver uma bolsa de pus na gengiva seja tentar estourá-la, é importante controlar essa atitude. “O ideal é procurar um cirurgião dentista para verificar a causa e tratar o quadro.

Trata-se de uma resposta do nosso organismo para solucionar uma infecção bucal que, por sua vez, também corresponde a outras possíveis causas. Depois de uma infecção, as fístulas aparecem como bolhas na gengiva com pus e não devem ser estouradas em hipótese alguma.

Tomar paracetamol ou ibuprofeno pode ajudar a amenizar a dor de um abscesso dental. Tratar um abscesso dental requer drenar o pus ao redor do dente. Às vezes a infecção pode ser tratada mediante um tratamento de canal, onde o tecido infectado é removido do interior do dente. Em alguns casos é preciso extrair o dente.

Mas, quando tratado corretamente, o abscesso dentário evolui para a fase de sanidade entre 24 e 48 horas, no máximo, e, com isso, os sintomas já desaparecem.

Um nódulo persistente ou área elevada na gengiva deve ser avaliada por um dentista. Esse nódulo pode ser causado por um abscesso da gengiva, de um dente ou por irritação.

O abscesso na gengiva também precisará de drenagem. O dentista pode fazer uma pequena incisão na área inchada para drená-la. Quando o abscesso está aberto e liberando o pus, pode-se simplesmente aplicar pressão na área para permitir que o pus seja drenado completamente.

Use ½ colher de chá de sal em 230 ml de água. Isso pode ajudar a drenar o pus e aliviar a pressão. Mesmo que o enxágue ajude a melhorar, você ainda precisará consultar seu dentista assim que possível.

Para abscessos mamários, a aspiração com agulha guiada por ultrassom, em oposição à incisão e drenagem formais, está se tornando o padrão de tratamento.

O uso frequente de água morna e sal é um ótimo remédio caseiro para prevenir a gengivite e não tem contraindicações. Sua ação antisséptica é um remédio muito eficaz para amenizar a inflamação e o inchaço da gengiva.

Isso dependerá do grau de complexidade da gengiva inchada, como tratar e a indicação do dentista. Em casos mais simples, é possível retomar a saúde da gengiva dentro de um período de uma a duas semanas. Já quando o quadro é mais grave, pode variar de um a três meses até a completa recuperação.

Ad-Muc® é uma pomada fitoterápica, indicada para o tratamento das gengivas e da mucosa oral, como no caso de aftas, gengivites, estomatites e feridas localizadas na boca, inclusive aquelas causadas por aparelhos ortodônticos. Possui tripla ação: anti-inflamatória, efeito antibacteriano e poder regenerativo.

No entanto, também é importante você não tentar drenar o abscesso . Isso pode levar a trauma do tecido circundante e, potencialmente, ajudar a espalhar a infecção subjacente.

O que fazer quando o abscesso estoura? A situação pode ficar tensa quando isso acontece, mas não precisa se desesperar. “A única recomendação é ir o quanto antes para o consultório do dentista ou para um hospital, já que o tratamento deve ser feito por profissional dentista”, indica o especialista.

Compressas quentes e medicamentos específicos ajudam o organismo a absorver ou mesmo a drenar o conteúdo de dentro do abscesso. Quanto aos medicamentos, o uso de antibióticos pode ser necessário, para combater os agentes infecciosos.

Caso não seja tratado corretamente e a tempo, um abscesso pode evoluir na região afetada da boca, causando o acúmulo de mais pus, e consequentemente o agravamento da infecção, que pode sair do controle e causar inchaços na região do rosto.

Os abcessos dentários surgem na sequência da contaminação por bactérias que invadem e infetam a polpa dentária. Como consequência desta infeção, caso não seja tratada, a patologia evolui até à formação e acumulação de pus. Saiba, de seguida, como surge o abcesso dentário.

Fazer uma incisão de 1 a 2 cm no abscesso próximo ao seu ponto mais flutuante, mas não no tecido necrótico ou friável, se possível. Tentar entrar perpendicularmente ao osso subjacente. Usar sucção e gaze para remover o pus exsudativo.

Ervas e especiarias como aroeira, mastruz, imburana, jurema-preta, hortelã, folha de caju, pau-d'árco-roxo, chá verde, manjericão santo/tulsi, açafrão-da-terra, gengibre e funcho são todas ótimas para fazer um bom chá caseiro para inflamação dos pesquisadores e ganharam força no tratamento de infecções.

A penicilina V tem indicação em casos de infecção inicial ou moderada, mas nos casos de disseminação sistêmica rápida ou administração para imunodeprimidos deve-se optar pela amoxicilina. Caso haja história de alergia, deve-se optar pela eritromicina, clindamicina ou azitromicina.