Como tirar as casquinhas da cabeça do recém-nascido?

Perguntado por: amagalhaes6 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 9 votos

Lave o cabelo do bebê uma vez por dia com shampoo suave durante o banho. Você pode perguntar a seu médico qual shampoo é o mais recomendado para tratar a crosta láctea. Penteie delicadamente o cabelo do bebê e use uma esponja macia para ajudar a remover a descamação. Não esfregue nem puxe as crostas.

óleo Johnson's

O óleo Johnson's recém-nascido é ideal para a hidratação da pele frágil do bebê e a remoção das casquinhas do couro cabeludo. O produto é hipoalergênico, dermatologicamente testado e livre de corantes.

Por isso, quando você perceber que seu bebê está com caspas na moleira, é adequado agir da seguinte forma: Use um algodão e molhe em um óleo para bebês. Passe suavemente na moleira do seu filho e molhe bem o crânio com o óleo. Espere alguns minutos para que a crosta amoleça.

Apesar de parecerem extremante delicadas, os cuidados com as moleiras não são muito especiais. Você pode passar a mão e limpar a região durante o banho normalmente, basta apenas não bater nas moleiras.

Como usar o Óleo Johnson 's Baby Recém-Nascido? Depois do banho, espalhe uma pequena quantidade do óleo nas mãos, e massageie suavemente a pele do bebê, em movimentos circulares. Sua ação é mais eficaz quando aplicado sobre a pele úmida. A aplicação do produto deve ser feita exclusivamente por um adulto.

É uma forma leve de dermatite. Pode ser causada por altos níveis de hormônios da mãe no corpo do bebê após o nascimento, o que faz com que a pele produza óleo extra que se acumula como uma crosta. A crosta láctea também pode ser causada pelo crescimento excessivo de um fungo que normalmente vive na pele.

Causas da caspa em bebê e como identificá-la
Se você perceber que o couro cabeludo do bebê está começando a descascar, e placas em forma de casquinhas estão sendo formadas, é possível que o pequeno esteja sofrendo de dermatite seborreica.

Se, depois que os novos nascerem, o desconforto continuar, peça para o pediatra indicar um condicionador, que deve ser neutro, assim como todos os outros produtos utilizados no recém-nascido. Não use nenhum outro tipo de óleo. Produtos de beleza para as crianças.

A maneira mais indicada para retirar as casquinhas é passar óleo para bebês ou óleo de amêndoas, suavemente, com a ajuda de um algodão embebido no couro cabeludo do bebê cerca de 30 minutos antes do banho.

O Óleo Baby Recém-Nascido da Johnson's foi desenvolvido especialmente para massagear a pele do bebê e remover as casquinhas do couro cabeludo. Sua fórmula sem corantes, álcool etílico e conservantes é composta com 99% de óleo mineral, e contém algodão, que auxilia na hidratação.

Qual o grau normal da icterícia? A icterícia neonatal considerada normal, chamada de fisiológica, começa geralmente no terceiro dia depois que o bebê nasce e vai embora, normalmente, em até 1 mês. Sendo que, nos bebês prematuros, pode levar mais alguns dias.

O seu bebê apresenta descamação no couro cabeludo? Não se preocupe! A crosta láctea, um tipo de dermatite seborreica popularmente conhecida como caspa, é comum durante as primeiras semanas de vida e não representa uma ameaça à saúde do seu pequeno.

A crosta láctea afeta, sobretudo, a cabeça, mas também pode surgir em zonas como as sobrancelhas ou as orelhas. As crostas podem descamar, tornando a pele vermelha, e o cabelo do bebé poderá cair juntamente com as crostas, voltando a crescer mais tarde.

Se as crostas não se soltarem, talvez seja o caso de massagear o local com óleo de origem vegetal (como de amêndoas) 30 minutos antes do banho para ajudar a remover as mais resistentes.

Utilização de substâncias oleosas. Uso de vaselina, óleo, linimento, etc. para amolecer a crosta láctea. Aplique na cabeça do bebé algumas horas antes do banho, depois lave o cabelo com um champô suave e escove cuidadosamente para remover as crostas.

Segundo a Dermatologista Miriam Sabino, do Fit Body Pilates, lavar o cabelo do recém-nascido uma vez por dia basta. “O cabelo do recém-nascido pode ser lavado todos os dias, pois é suscetível a infecções, sendo necessário mantê-lo limpo neste período”, explica.

Precisar, não precisa. Como os bebês se sujam pouco e os cabelos são menos oleosos (já que as glândulas sebáceas só começam a funcionar na puberdade), lavar ou não a cabeça deles todos os dias fica a critério dos pais.

Lavar a cabecinha todos os dias faz parte da higiene e dos cuidados diários com o bebê. Independente da quantidade de cabelo, o recém-nascido pode, e deve lavar a cabeça todos os dias até um ano de idade.

Para bebês (6 a 18 meses). Deve ser aplicado exclusivamente por adulto. Manter fora do alcance das crianças.