Como tirar amassado de poliéster?

Perguntado por: emelo . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

A boa notícia é que existem algumas formas de desamassar peças de poliéster sem danificar o tecido, como lavar e secar, passar um ferro na temperatura baixa ou usar um ferro a vapor sem aproximá-lo muito do tecido. Assim que desamassar sua roupa, pendure ou estique para esfriar antes de fazer qualquer outra coisa.

Como desamassar roupa muito amassada
Uma boa dica de como passar roupas com facilidade nessas situações é utilizar um borrifador com uma mistura de água com amaciante. Ao borrifar um pouco em cada peça, isso ajuda o ferro a deslizar melhor, além facilitar na hora de tirar o amassado.

Vinagre, amaciante e borrifador. A solução de vinagre e amaciante é uma receita caseira infalível! Quando combinado com o produto de limpeza, o vinagre pode ajudar a deixar o tecido mais macio e liso. Basta colocar a mistura no borrifador e aplicá-la sobre as peças!

Como passar viscose, acetato, poliéster e nylon: devem ser passadas à temperatura baixa porque são mais sensíveis ao calor.

Poliéster: Boa resistência ao calor seco (150°C), sensíveis ao calor úmido. Termoplástica até 200°C, amolecem entre 230°C e 249°C e desintegram-se a 300°C. A ação prolongada do vapor é prejudicial ao poliéster. Lã: A temperatura de passar varia entre 160°C e 190°C.

Água oxigenada - De forma rápida e prática! umedeça um algodão com água oxigenada e passe no local onde a mancha ocorreu. Feito isso, enxágue bem e lave com água e sabão. Prontinho, a roupa está nova e em perfeitas condições para ser usada novamente.

tecido PP

O tecido PP, com 100% de poliéster, é o mais recomendado para realizar o processo de sublimação, seja para uso rotineiro ou para produtos promocionais, além de vestimentas esportivas.

Trata-se de uma fibra sintética produzida a partir do petróleo. O poliéster é um tecido bastante popular e ainda possui diversas derivações. No entanto, o termo serve como sinônimo de politereftalato de etileno, também conhecido como PET, sendo tecnicamente um plástico.

Toalha úmida

  1. Coloque a roupa em uma superfície plana;
  2. Umedeça uma toalha;
  3. Pressione levemente contra o tecido que deseja desamassar ou mesmo tempo que estica a peça com as mãos;
  4. Após esses passos, deixe secar. Ela estará pronta para ser usada.

Como passar roupa com panela
Basta enchê-la de água e colocar para esquentar no fogão. Depois, é só passá-la sobre a roupa como se fosse um ferro. Essa técnica funciona bem para quem está com o ferro estragado.

Mistura para passar roupa com vinagre e amaciante
Basta juntar num borrifador ¼ de vinagre branco, ¼ de água e uma colher de sopa de amaciante Comfort Concentrado (sua fórmula rende mais e dura por mais tempo), agite e misture bem. Daí, é só passar a roupa com ferro quente.

Chuveiro
Quando for tomar banho feche as saídas de ar do banheiro e ligue o chuveiro em uma posição quente. Pendure as roupas em um cabide. O vapor da água vai desamassar a roupa e deixá-la lisa.

Como desamassar vestido de festa

  1. Fazer uma mistura de uma tampa de amaciante para um litro de água na quantidade desejada para o volume de roupas e coloque em um borrifador;
  2. Borrifar algumas vezes em cada lado e parte (plissado, liso, barra, cintura) a ser passada.

Não é recomendável que tecidos de poliéster e algodão sejam passados a seco, o ideal que eles estejam sempre úmidos. Você pode usar um borrifador de água para auxiliar ou não deixa-los secar muito no varal ou secadora. É importante que os tecidos não estejam muito molhados.

Ela sempre indica a temperatura máxima em que a peça pode ser lavada. Use água fria ou morna, nunca quente. Além disso, tecidos sensíveis ao calor, como os sintéticos, nunca devem ser secados em altas temperaturas na secadora. Evite usar o ferro.

Aquecimento: Uma das maiores desvantagens do uso do tecido de poliéster é a alta retenção de calor. As roupas que possuem sua composição total com esse material, podem causar certo desconforto em épocas de altas temperaturas, pois bloqueiam a circulação de ar através do tecido.

Quais tecidos não devem ou não podem ser passados? Para quem não gosta tanto de passar roupa, uma dica é apostar em tecidos que não amassam e não precisam de ferro, como viscose, lã, poliéster, nylon, elastano, cashmere e seda.

Ou seja, é tecnicamente um plástico. Ele foi inventado na década de 1940 e vem sendo aprimorado e expandido desde então. Essa categoria de tecido é largamente usado em roupas de cama e em roupas de frio.