Como tirar alguém da depressão?

Perguntado por: rnunes . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 5 votos

Veja o que você pode fazer:

  1. 1 - Ouça com atenção e acolha. ...
  2. 2 - Estimule-a a procurar ajuda profissional. ...
  3. 3 - Desencoraje o consumo de álcool e drogas. ...
  4. 4 - Sugira a prática de esportes. ...
  5. 5 - Incentive a socialização. ...
  6. 6 - Reforce o fato de que a depressão é uma doença que tem tratamento. ...
  7. 7 - Não ignore comentários suicidas.

Deixe-os saber que você e outros se preocupam com eles e estão disponíveis para apoio. Ofereça-se para encaminhá-los para um tratamento ou, se eles quiserem falar com você sobre como eles estão se sentindo, saiba ouvir. Acolha, escute ativamente e esteja atento. Este acolhimento pode reduzir o risco de suicídio.

A depressão não tem tempo para passar. Pode durar dias, semanas, meses ou anos. A pessoa em crise, após superar o transtorno mental, também pode, a qualquer momento, experimentar novos episódios da depressão.

A redução média da expectativa de vida em pessoas com transtorno bipolar é de nove a 20 anos; de 10 a 20 anos para esquizofrenia; entre nove e 24 para abuso de drogas e álcool; e de sete a 11 anos para depressão.

Em geral, pessoas depressivas são mais autocríticas e pensam coisas horríveis de si mesmos. Reflexões de baixa autoestima, como “eu sou inútil” ou “eu sou um fracasso”, são bem frequentes. Além disso, pensamentos de culpa, desesperança e pessimismo costumam fazer parte deste quadro.

A depressão profunda é a fase mais severa e grave da doença, por conta disso os sintomas estão em sua intensidade máxima e afetam integralmente a vida de quem sofre com o transtorno.

Os primeiros sintomas da depressão que costumam se manifestar são o desânimo, a perda de interesse em atividades que antes despertavam prazer, a dificuldade para dormir e a sensação de vazio.

Ouvir o que a pessoa tem a dizer é uma das melhores formas de ajudá-la. Olhe nos olhos, preste atenção e leve em consideração o que ela está dizendo. Não desmereça a sua condição. Exerça a empatia e ofereça o seu suporte e acolhimento, sem julgamentos.

Todos precisam entender que a depressão NÃO é frescura! Muitas pessoas não entende o que o paciente está sentindo, por isso costumam dizer que querem apenas chamar atenção de outras pessoas. Além disso, a doença, na maioria dos casos, é diagnosticado por médico. Ninguém escolhe chamar atenção ficando deprimida.

Estimule a pessoa a procurar e a continuar o tratamento
Uma dica é acompanhar a pessoa até a terapia e estar lá no momento em que ela sair, o que irá mostrar como você se preocupa e como deseja ajudá-la a superar esses momentos que podem parecer extremamente difíceis para alguém com depressão.

Uma crise de depressão é quando os sintomas estão em seu pico de intensidade, impossibilitando da pessoa realizar suas atividades cotidianas impactando negativamente em tudo o que vai fazer. As crises se caracterizam principalmente pelo descontrole emocional e a incapacidade da pessoa de lidar com o conflito.

Qual a melhor forma de lidar com familiares com depressão e ansiedade?

  1. Informe-se sobre a depressão ou a ansiedade. ...
  2. Seja um bom ouvinte. ...
  3. Ofereça ajuda ativa. ...
  4. Sem julgamentos nem culpabilizações. ...
  5. Busque ajuda se necessário.

Existem muitas possíveis causas da depressão, incluindo falta de regulação do humor pelo cérebro, vulnerabilidade genética, eventos estressantes da vida, medicamentos e problemas médicos.

7 remédios naturais para a depressão

  1. Meditação. Independente da sua religião, meditar tem benefícios para o seu cérebro comprovados pela ciência. ...
  2. Exercício físico. O segundo remédio natural é o exercício físico. ...
  3. Dormir bem. ...
  4. Psicoterapia. ...
  5. Fazer coisas. ...
  6. Alimentação balanceada. ...
  7. Ter um diário de humor.

A família pode ajudar a pessoa depressiva a combater sintomas debilitantes que a levam a querer passar o dia na cama, fazer piadas autodepreciativas, se isolar ou não cuidar de si mesma. Da mesma forma, pode ajudá-la a enfrentar recaídas da melhor maneira possível.

Com a depressão não é diferente. Por isso, é preciso usar todos os dias as armas que Deus nos deu para nos empenhar na luta até a cura. A Palavra de Deus não nos deixa ficar secos de tristeza e de desânimo. Pelo contrário, ela nos enche de vigor e força, nos devolvendo a vida, o sorriso e a alegria.

Começo da depressão: quais os primeiros sinais? O início da depressão pode ser muito variado, dependendo da personalidade, temperamento, eventos que desencadeiam a doença, gênero e idade de cada pessoa. Os sinais frequentes mais comuns são: tristeza, falta de vontade, interesse e pensamento de ruína.

Indícios de um retorno do quadro de depressão
Segundo a especialista, a reincidência de um episódio depressivo pode ocorrer em eventos estressores, como perda do emprego, separação, morte de um ente querido, pressão no trabalho, entre outros.