Como tirar a oleosidade do cabelo com o secador?

Perguntado por: ifreitas . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 19 votos

Dirija jatos de ar frio na raiz para soltá-la da cabeça. Para quem tem fios claros, outra solução é passar talco na raiz antes do secador. O produto tem capacidade de absorver a oleosidade.

Lavar é a forma mais rápida e eficaz de acabar com a oleosidade dos fios, e para prolongar a sensação de limpeza e frescor por mais tempo, o ideal é investir em um shampoo específico para purificar as raízes.

Rabos de cavalo, tranças e coques podem ser perfeitos para disfarçar a sujeira do cabelo e ficarão ainda melhor se feitos após o uso dos produtos. Apostar em pomadas modeladoras também pode ser uma boa!

A oleosidade da raiz quase sempre se deve ao excesso de óleo produzido pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo. Essa, por sua vez, pode ser uma característica pessoal ou ser secundária a distúrbios hormonais, como na síndrome dos ovários policísticos.

Na hora de secar os fios, jamais esfregue a toalha para secar o cabelo. A força da fricção pode comprometer a saúde capilar e contribuir com o aparecimento do frizz. Use o secador entre 10 e 15 cm de distância da raiz, pois o calor excessivo ainda estimula a produção de sebo e pode deixar as madeixas muito oleosas.

De acordo com Bonomo, a resposta é sim. Usar o aparelho todos os dias pode não ser prejudicial para os cabelos. Isso, contudo, só vai acontecer se você tomar certos cuidados para evitar que o calor queime os fios, causando ressecamento e até mesmo quebra.

Para tirar oleosidade aposte no shampoo para cabelo oleoso purificante. Ter um shampoo para cabelo oleoso com ação purificante em casa pode te ajudar muito a controlar a oleosidade. A fórmula de limpeza profunda consegue agir intensamente e retirar todo o excesso de sebo, deixando o cabelo soltinho e macio.

Mas, na grande maioria dos casos, a oleosidade no cabelo é causada pelo uso de produtos incorretos e a falta de higienização adequada dos fios. Além disso, a oleosidade pode surgir de efeito rebote de tratamentos, como aplicação de produtos hidratantes e cremes de pentear no couro cabeludo ou excesso de limpeza.

Assim como talco, usar amido de milho pode disfarçar os cabelos oleosos. A prática consiste em aplicar uma pequena quantidade na raiz e espalhar com auxílio de uma toalha seca ou de um secador em temperatura fria até que o pó esbranquiçado desapareça, disfarçando instantaneamente a oleosidade do fio.

Pessoas com o fio capilar oleoso, o indicado é que se lave, preferivelmente, diariamente, já que este tipo de cabelo requer uma limpeza mais frequente – e com produtos específicos para este tipo de fio.

Quando você lava demais, a oleosidade é retirada do couro cabeludo de uma forma abrupta. Com isso, o organismo entende que aquela área está ressecada demais e produz ainda mais óleo, resultando em uma aparência indesejada. O ideal é lavar os fios todos os dois ou, no máximo, dia sim, dia não.

Acredita-se que o bicarbonato de sódio possa ajudar na limpeza do couro e dos fios de cabelo. Posto isso, ele também é capaz de remover os óleos naturais que protegem o couro e o cabelo, deixando-os ressecados.

É claro que secar o cabelo naturalmente é a melhor forma de manter seus fios sem frizz ou com volume controlado, mas a secagem mais rápida é essencial para manter a saúde capilar, principalmente em estações mais úmidas como o inverno.

O protetor térmico é item obrigatório antes de usar o secador nos fios. Além de proteger do jato, o produto ainda hidrata e ajuda a controlar o frizz.

O protetor térmico deve ser usado, sempre, antes do secador ou da chapinha. VERDADE. Como o próprio nome diz, o protetor térmico age como uma proteção ao secador e a chapinha. Por isso, o ideal é aplicar o produto nos fios úmidos antes mesmo de você ligar a ferramenta de calor que será usada.

O calor aumenta a produção de sebo pelo couro cabeludo. Por isso, quando o secador incide diretamente na raiz com altas temperaturas, o cabelo tende a ficar oleoso no dia seguinte.