Como tirar a contenção dos dentes?

Perguntado por: esilva . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 11 votos

Como a contenção não é removível, sua higienização requer mais atenção e cuidados. Por isso, tenha atenção na hora de escovar os seus dentes, principalmente com a força dos seus movimentos. Bater com a escova no aparelho pode fazer com que ele descole e perca sua funcionalidade.

Você não precisa usar a sua contenção para sempre se não se importar dos seus dentes, como qualquer outro órgão humano, com o passar dos anos, sofrerem mudanças inerentes a qualquer pessoa, pela ação do envelhecimento.

Qualquer desconforto inicial que sinta com um novo aparelho de contenção deverá passar no espaço de um dia ou dois de utilização contínua. Se o desconforto não diminuir depois de alguns dias de utilização contínua, contacte o seu dentista. Este é o tipo de dor que não deve sentir.

“É muito incomum que haja algum incômodo ao soltar a contenção. Porém, o indicado é informar ao dentista, só ele poderá removê-la ou fazer o reparo necessário. Tentar remover a contenção em casa pode causar prejuízos ainda maiores, como danos à superfície dos dentes”.

A quantidade de horas de uso da contenção varia de um caso para o outro. Às vezes é indicado o uso de 24h/dia removendo somente para comer e escovar os dentes, em outras somente o uso noturno já é suficiente.

R$ 750,00

Aparelhos de contenção
Após a retirada de aparelhos fixos, em especial, o paciente ainda deve passar por um período de observação, utilizando um aparelho de contenção até que o correto posicionamento dos dentes se estabeleça. O aparelho de contenção custa, em média, R$ 750,00.

É normal haver uma irritação na boca nas primeiras semanas pós-contenção.

Geralmente, a contenção fixa é indicada para os dentes inferiores, porque eles têm uma suscetibilidade maior para a recidiva. A contenção móvel, por sua vez, é mais utilizada nos dentes superiores. Vale ressaltar que todo paciente que faz o Tratamento Ortodôntico precisa utilizar algum tipo de contenção.

BEIJAR. Sim, à primeira vista os alinhadores e aparelhos de contenção podem não parecer a coisa mais sensual do mundo, mas a verdade é que não têm de estragar os momentos mais românticos. Dependendo do quão confortável se sente com a pessoa, poderá ser mais fácil ser franco sobre a necessidade de tirar o seu aparelho.

E se eu não usar a contenção? Caso a contenção ortodôntica não seja utilizada, é bastante provável que os dentes se movimentem progressivamente, comprometendo os resultados alcançados na fase ativa. Assim, pode ser necessário colocar novamente o aparelho fixo e reiniciar todo o tratamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Remoção de aparelho é um procedimento odontológico e normalmente é remunerado.

Por ter ficado tanto tempo sem usar o aparelho móvel (a contenção), existe o risco dos seus dentes serem muito forçados ou irem para posições indesejadas caso comece a utilizar a contenção novamente. O mais recomendado é você ir ao profissional que conduziu seu tratamento para ele avaliar qual a melhor conduta.

Olá! O ideal é que a contenção fique bem justa ao céu da boca, mas, ao mesmo tempo precisa ser confortável ao paciente. A parte metálica da frente deve cobrir a metade dos dentes e o ideal é que não encoste na gengiva. Caso contrário, será necessário informar ao seu ortodontista para avaliar sua contenção.

Em seguida da retirada do aparelho ortodôntico, é comum aparecer algumas manchinhas amareladas no dente. Isso porque o uso fixo do aparelho, dificulta a higienização dentária adequada, gerando o acúmulo de placa bacteriana e perda do esmalte dos dentes.

A contenção ondulada proporciona maior conforto e permite uma higiene mais eficaz ao paciente, uma vez que possibilita o uso do fio dental entre os dentes. “Já a reta, por ter menos fio em sua confecção, acaba retendo menos placa sobre ela e o dente.

Essas resinas que descolam da contenção, devem ser repostas pelo especialistas. Espero ter ajudado. Após a remoção do aparelho ortodôntico, o paciente deve manter visitas regulares ao dentista para manter a saúde e higiene oral. O dentista que avaliará a necessidade de troca de contenção e de limpeza.

Com a deficiência na higiene bucal e o acúmulo de biofilme dental em componentes do aparelho ortodôntico, isso facilita o desenvolvimento da inflamação”, explica a profissional.

O aparelho móvel, também conhecido como aparelho de contenção, complementa os resultados alcançados pelo uso de aparelho fixo. A estabilidade de um sorriso bonito e da posição dos dentes depende de diversos fatores. Eles que vão desde os cuidados básicos de higiene bucal até a disciplina em usar aparelho móvel.

Como o nome já diz, este tipo de aparelho pode ser retirado quando o paciente desejar, apesar de ser indicado que se use pelo menos por 16 horas por dia, dependendo do caso.

A contenção pode ser fixa ou removível. A versão fixa é feita de fios de aço presos à face interna dos dentes anteriores e, geralmente, é utilizada na arcada inferior e pode ficar ali por um longo período.