Como tirar a clonagem de um celular?

Perguntado por: rassis . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
3.9 / 5 4 votos

Como tirar uma clonagem do celular?

  1. fazer reset de fábrica do seu smartphone;
  2. entrar em contato com sua operadora de celular e anotar protocolo de atendimento;
  3. trocar as senhas dos principais aplicativos que você usa;
  4. configurar login em duas etapas em sua conta Apple ou Google;
  5. pedir bloqueio da linha do aparelho;

Quando um perfil é clonado o usuário rapidamente percebe que algumas coisas estranhas passam se suceder. A mais comum delas é o envio de mensagens que você não escreveu, mas também uma mensagem marcada como lida, mas que não lembra de ter acessado antes.

Como evitar que seu celular seja clonado
A primeira delas é nunca baixar aplicativos fora da loja oficial do seu celular, a Play Store, nos celulares Android, e a App Store, nos iPhones. As lojas têm um grande controle sobre a segurança dos aplicativos, impedindo que apps nocivos entrem em seu celular.

*#62# Esse também é um código para descobrir o destino de ligações, mensagens e outros dados quando alguém não consegue entrar em contato com você. O certo é que o desvio habilitado seja um dos números de sua operadora, como o correspondente à caixa postal.

Alguns dos pontos mais comuns são:

  1. Bateria acabando muito rápido. Se a bateria do seu celular ainda está saudável, mas está acabando rápido, pode ser que o smartphone tenha sido hackeado. ...
  2. Dados móveis consumidos rapidamente. ...
  3. Aplicativos desconhecidos. ...
  4. Anúncios estranhos. ...
  5. Mensagens desconhecidas. ...
  6. Aquecimento além do normal.

Os dígitos funcionam tanto no sistema operacional Android quanto no iOS. A primeira indicação é pela discagem da sequência *#21#, que abre uma tela com diferentes informações relacionadas ao desvio de informações; a ideia do alerta é que, caso tudo esteja desativado, o celular não está sendo espionado.

Android: toque em Mais opções > Aparelhos conectados. iPhone: toque em Configurações > Aparelhos conectados. Toque em um aparelho conectado. Toque em DESCONECTAR.

O que fazer quando se tem o número clonado?

  1. Avisar a sua operadora;
  2. Fazer um boletim de ocorrência online;
  3. Apagar aplicativos que não conhece;
  4. Restaurar o aparelho para os padrões de fábrica;
  5. Trocar o chip.

Retirada dos galhos que serão os clones de plantas
Logo após o corte os galhos devem ser mergulhados em água pura com PH neutro por 72 horas, para hidratarem bem, nesta hora você deve cortar as pontas das folhas maiores, para que não sequem durante a formação das raízes e não exijam tanta água.

Na clonagem de conta, outra pessoa tem acesso à foto de perfil e aos contatos de um usuário sem autorização.

Confira as dicas abaixo para proteger sua conta do WhatsApp: Não compartilhe seu código de confirmação e seu PIN da confirmação em duas etapas com ninguém. Ative a confirmação em duas etapas e forneça um endereço de e-mail para que você possa redefinir seu PIN caso o esqueça.

Para descobrir quem acessou seu WhatsApp Web, basta abrir a seção de “Aparelhos conectados”.
...
No Android:

  1. Abra o WhatsApp e toque no ícone de três pontinhos, no canto superior direito;
  2. Vá em “Aparelhos conectados”;
  3. Veja a lista dos últimos aparelhos que acessaram o WhatsApp Web.

Nesses casos, o criminoso tem acesso às mensagens e telefonemas do usuário clonado, podendo fazer uso indevido dos dados ou mesmo se passando por aquela pessoa para enganar seus contatos. A cópia do código do aparelho por softwares espiões também é uma possibilidade, apesar de menos comum.

Um dos crimes que acontecem graças a utilização desses dados é o SIM Swap (ou clonagem de chip), uma das modalidades de golpe mais difíceis de identificar. Nesse golpe, o fraudador migra o número de telefone da vítima para um chip SIM e, dessa forma, tem acesso ao celular da vítima.