Como tirar a água de dentro do celular?

Perguntado por: esantos . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 6 votos

Segundo especialistas, o arroz absorve a água que fica acumulada no celular e ajuda a remover a umidade. O ideal é pegar um pote cheio de arroz cru e deixar o telefone completamente encoberto por, pelo menos, 24 horas. A sílica em gel também é uma opção para absorver o excesso de água.

A maioria das recomendações varia de 24 horas a 72 horas, não há muita ciência por trás do disso. Uma coisa é certa: quanto mais tempo você deixar, maiores são as chances de poeira dos grãos ou qualquer outra sujeira mais fina ficar dentro do seu smartphone.

Para apresentar efeitos, é preciso que o dispositivo fique por 48 horas no saco.

Em situações como essa, a primeira recomendação é desligar o celular o mais rápido possível, deixando-o em um ambiente arejado por um período entre 12 e 24 horas. Para aumentar as chances de recuperação, você pode manter o aparelho dentro de um pote com arroz de 24 a 72 horas.

O ideal é cobrir todo o celular com os grãos secos, vale até colocá-lo dentro de um pote de arroz. A lógica aqui é que ele irá absorver a umidade do aparelho. Depois disso é só levar para um lugar seco e deixar lá por 24 horas.

A secagem ao ar livre é recomendada para dispositivos que estão encharcados, mas atenção: evite deixar o aparelho no sol – isso pode gerar superaquecimento de um ou mais componentes. A umidade pode continuar no dispositivo mesmo após a secagem.

Deixe o recipiente em um local seco, seguro e, de preferência, que receba luz indireta do sol; Agora é segurar a ansiedade e deixar o aparelho em repouso no arroz durante, pelo menos, 24 horas; Depois desse prazo, retire o smartphone do arroz, coloque o chip e a bateria de volta e tente religá-lo.

Coloque o aparelho em um recipiente com arroz cru; Coloque o recipiente sob o sol; Deixe nessa condição por pelo menos 24 horas e tente religar o aparelho.

Se a porta ou o cabo de carregamento estiverem molhados, desligue o smartphone. Em seguida, coloque-o em uma superfície plana para secar em temperatura ambiente.

Seque-o por completo, usando um pano de microfibra. Depois disso, use um cotonete e tente tirar o máximo de água possível nas extremidades, cantos e, principalmente, da região das câmeras. Isso deve ajudar a tirar mais do líquido que o pano geralmente não consegue tirar.

- Não use o secador de cabelo ou forno, pois o calor deforma elementos sensíveis dentro do aparelho. - Não coloque o celular no micro-ondas. Grande parte dos componentes do aparelho é metálica, e a presença de metal nesse tipo de forno pode gerar faíscas e até mesmo causar um incêndio.

2 – Coloque o celular no arroz por um dia Muita gente não sabe dessa estratégia, mas o arroz pode ser um grande aliado para evitar que a água penetre mais ou fique dentro do aparelho. Isso mesmo! Esse alimento comum nas cozinhas brasileiras também pode ajudar a salvar o celular que caiu na água.

Na hora do desespero, qualquer coisa vale para tentar salvar o celular. Mas este é só mais um mito! Sim, o arroz possui propriedade absorvente, mas não o suficiente para secar e salvar um smartphone encharcado.

Você também pode ativar o "Water Eject" com a Siri usando o comando “E aí, Siri, Water Eject”.

A maneira mais fácil de diagnosticar um cabo defeituoso é tentar usar outro e verificar se ele funciona corretamente com o dispositivo. Se fizer isso, você sabe que o cabo original estava em ruim. Se não, esse é outro vilão em potencial que descartamos.