Como tirar 30 na prova do DETRAN?

Perguntado por: epinheiro . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.3 / 5 5 votos

Estude bastante Legislação de Trânsito, direção defensiva, mecânica básica, cidadania, e primeiros socorros, que são os assuntos que mais caem na prova. Leia as perguntas e as respostas com atenção e releia quantas vezes forem necessárias antes de escolher uma alternativa. Isso evita que você caia nas “pegadinhas”.

Falhas gravíssimas: dicas para não reprovar na prova prática do Detran

  1. Usar capacete com viseira fechada;
  2. Tomar cuidado para não avançar sobre o meio fio;
  3. Não bater ou derrubar nenhum cone;
  4. Manter o equilíbrio sobre a prancha.

12 meses

Quantas vezes pode reprovar na prova prática do Detran
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), não existe um limite de retestes para os candidatos à CNH. A única norma estabelecida é que o aluno deve respeitar o prazo de 12 meses do CFC para realizar todas as etapas do processo de habilitação.

Antes de qualquer coisa, precisamos quebrar um mito sobre a prova do DETRAN: ela não é tão fácil como muitos dizem por aí. As estatísticas mostram que quase 40% dos candidatos são reprovados nesta etapa. A prova teórica do DETRAN tem 30 questões, sendo que para ser aprovado você precisa acertar 70% (21 questões).

Esquecer de acionar a seta para indicar mudança de direção
Não sinalizar uma manobra ou conversão no exame vai te custar 3 pontos preciosos, ou seja, você não poderá cometer mais nenhuma outra falta no exame.

Estude bastante Legislação de Trânsito, direção defensiva, mecânica básica, cidadania, e primeiros socorros, que são os assuntos que mais caem na prova.

Resolução 778/19 do Contran, Anexo II, 1.3 […] – O aluno REPROVADO uma primeira vez poderá realizar nova avaliação após 5 (cinco) dias e, se reprovado pela 2ª vez, poderá matricular-se para um novo curso, frequentando-o integralmente.

Faltas Leves (1 ponto negativo)
Não ajustar devidamente os espelhos retrovisores; Apoiar o pé no pedal da embreagem com o veículo engrenado e em movimento; Ajustar incorretamente o banco do veículo destinado ao condutor; Dar partida ao veículo com a engrenagem de tração em ponto neutro.

A reprova na prova prática é um problema comum no mercado das autoescolas. Uma porcentagem dos alunos acaba demorando um tempo maior para conquistar a aprovação no exame. Mas para que esses alunos consigam fazer uma nova prova, é necessário que eles paguem uma taxa.

Primeiro ano do ensino médio é a série com maior índice de reprovação e evasão.

Se colocar como vítima da situação não resolve nada, muito pelo contrário. Portanto, é preciso vencer esses sentimentos com maturidade e seguir adiante para não estacionar ali.

Os erros clássicos que levam a reprovação são: seta, freio de mão, não engatar a primeira marcha no pare. Observe que são erros de atenção. Atualmente o índice de reprovação na prova pratica de direção veicular é grande e vem crescendo a cada dia segundo dados estatísticos dos Detrans.

Na hora da prova, respire fundo, mantenha os pensamentos positivos e concentre-se. Chegar com um pouco de antecedência pode fazer toda a diferença, pois torna possível que você analise bem o local. E na hora de fazer a prova, evite falar com outros candidatos, pois isso pode despertar insegurança.

I - uma falta eliminatória: reprovação; II - uma falta grave: 03 (três) pontos negativos; III - uma falta média: 02 (dois) pontos negativos; IV - uma falta leve: 01 (um) ponto negativo.

Estude sobre o exame de direção: revise o que é avaliado pelos examinadores no dia da prova prática. Veja quais são as faltas graves, médias, leves e as faltas eliminatórias. Tenha em mente o que precisa saber com maestria para fazer um bom teste e ser aprovado.

Para ser aprovado no exame de direção o aluno NÃO PODERÁ cometer FALTAS ELIMINATÓRIAS ou EXCEDER a três (3) pontos negativos, calculados com base nos seguintes critérios: Uma Falta Eliminatória – Reprovado. Cada Falta Grave – 3 Pontos Negativos. Cada Falta Média – 2 Pontos Negativos.

A prova teórica é composta por questões geradas por sorteio aleatório no banco de dados do Detran. SP. O total de questões e o mínimo necessário dependem do tipo de prova. Clique aqui para conhecer o conteúdo programático.

Direção defensiva: Perguntas sobre a boa prática no trânsito e de como contribuir evitando acidentes; Legislação de Trânsito: Aqui as placas de sinalização e os outros sinais são os mais cobrados. Vale se concentrar no significado das placas, pois as pegadinhas são bem frequentes neste quesito.

Candidatos de serviços de habilitação podem consultar o resultado do exame prático de direção veicular realizado. Basta informar o número do RENACH, data de nascimento, data da prova, e selecionar o tipo de exame realizado (duas rodas; quatro rodas B; ou quatro rodas C,D e E).