Como tingir um casaco de preto?

Perguntado por: oferrari . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 6 votos

Como fazer: Encha a panela com a água e coloque para ferver no fogão. Quando a água estiver bem quente, jogue a tintura em pó. Em seguida, mergulhe a peça de roupa na panela e mexa por cerca de 30 a 40 minutos. Por fim, deixe esfriar e enxágue a roupa.

O mais indicado é usar o sal pelo menos nas três primeiras lavagens. Assim, você garante que a tinta fique bem fixada, sem correr o risco de a roupa desbotar. Em algumas situações, o sal também consegue fixar de primeira o corante no tecido - ou seja, apenas uma lavagem já funciona superbem.

Tecidos como lã acrílica, lã natural, poliéster, lycra, suplex e sintéticos em geral não suportam o processo de tingimento.

O tingimento de poliéster é realizado, geralmente, sob pressão e temperatura de 135ºC e com corantes dispersos.

As tintas acrílicas são a melhor pedida para pintar jaquetas de couro. Evite tintas à base de óleo, aquarelas ou para tecidos, já que elas podem não aparecer na jaqueta e irão escorrer. Você encontra tintas acrílicas de várias cores em papelarias.

O tingimento é um processo químico que consiste em modificar a cor da fibra têxtil através da aplicação de matérias coloridas, por meio de uma solução ou dispersão. Neste processo ocorre uma modificação físico-químico da substância, de forma que a luz refletida provoque uma percepção de cor.

100% algodão

Os tecidos ideais para o tingimento são os 100% algodão (ou que tenham no mínimo 60% desse material na composição). Outros tecidos de fibras naturais também aceitam bem o corante, como é caso do linho, do rami, do sisal, da juta, da sarja e do brim. Quanto mais claro for o tecido, mais fácil será a fixação do corante.

Tem poder anti-odor, retirando cheiros de suor, mofo, cigarro e urina de animais de estimação; Elimina resíduos de sabão que podem se acumular nas roupas; É um ótimo aliado para limpar a máquina de lavar, removendo sujeiras e fungos; Promove uma limpeza delicada das peças de lã.

Para a fixação
Você pode utilizar um fixador de corante comum, encontrado em armarinhos, ou optar pelo método caseiro. Ferva um litro d'água em uma panela, acrescente uma colher de sopa de sal grosso, uma de vinagre branco e uma de amaciante. Deixe a peça repousar por 10 minutos na panela e retire.

Após tingir, passe pelo ciclo de lavagem novamente com a máquina vazia para limpar qualquer resíduo de tinta que possa tingir outras lavagens.

Tem como recuperar roupa preta desbotada? Sal, vinagre e bicarbonato. E não é receita culinária! Mas esses itens indispensáveis na cozinha, podem ser adicionados na lavagem e revigorar a cor da roupa.

Se a intenção é recuperar a cor de roupas desbotadas, utilize dois copos americanos cheios de vinagre branco para cada quatro litros de água. Coloque as peças que deseja recuperar nessa mistura e deixe-as de molho por aproximadamente 30 minutos. Em seguida, lave normalmente.

Neste caso, lavar com sal ou vinagre pode ajudar suas roupas a parecerem novas de novo. Se o desbotamento vem da lavagem e do uso, pintar o tecido na cor original trará a peça de volta à vida! Você também pode restaurar suas roupas com alguns produtos caseiros comuns, como bicarbonato de sódio, café ou água oxigenada.

SAIA PRETA QUE NÃO DESBOTA DA MODAB
Com alto potencial modelador e efeito emagrecedor, o jeans premium total black foi produzido com uma seleção especial de corantes, para resistir a muitas lavagens caseiras, mantendo a tonalidade original da peça por um tempo bem maior.

Para tingir roupa de veludo, você vai precisar de luvas de borracha, corante, água quente, uma panela grande, uma colher de pau, vinagre e sal. Leia as instruções no rótulo do corante para saber a melhor forma de utilizá-lo e, na panela, dilua o produto na água quente e coloque a roupa de veludo lá dentro.

Despeje uma garrafa da tintura líquida para tecidos sintéticos na água quente. Agite o frasco antes de colocar a tinta na panela para garantir que o pigmento esteja bem incorporado. Além do corante, adicione 1 colher de chá de detergente e use uma colher grande para mexer bem.

Já as tintas do tipo plastisol são indicadas para aplicações em tecidos sintéticos como o poliéster.

Corante indicado para tingir peças de acrílico, acetato, botões, zíperes, sementes e aviamentos em geral.

O poliéster é um material hidrofóbico, o que significa que ele não absorve água facilmente. Além disso, a fibra de poliéster é muito resistente e difícil de penetrar com corantes. Isso torna o tingimento de poliéster um pouco mais complicado, mas não impossível.

O preço médio de tinta spray depende do que o produto oferece. Em média, um usuário conseguirá achar tinta spray por valores entre R$ 12,24 e R$ 76,56.

Ao contrário de muitas outras fibras sintéticas, nylon é bem fácil de tingir. Você pode usar um corante ácido ou um pigmento multiuso, e nylon também reage muito bem a pigmentos simples que você pode ter em casa, como corante alimentício e até mesmo suco em pó.