Como testar sensor indutivo 4 fios?

Perguntado por: avasconcelos . Última atualização: 4 de abril de 2023
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Como testar sensor de rotação indutivo

  1. Uso do multímetro: com a ferramenta você avalia a tensão alternada enviada pelo sensor.
  2. Uso do osciloscópio: nesse caso, é analisado o sinal do sensor, sua frequência, amplitude, forma de onda e outras informações em diferentes regimes de funcionamento do motor.

Já se for um sensor com saída PNP, você deve conectar a carga entre os fios azul e preto (obedecendo a polaridade da carga). Para facilitar: Se for PNP, o sinal de saída do sensor é Positivo. Se for NPN, o sinal de saída é Negativo.

O princípio de funcionamento do sensor indutivo se dá a partir do um campo eletromagnético variável que é gerado pelo oscilador em conjunto com a bobina na extremidade do dispositivo. Quando um material metálico penetra neste campo são induzidas pequenas correntes parasitas.

NPN versus PNP
Um sensor PNP, quando acionado, vai conectar o positivo (+) à carga. Já o sensor NPN vai conectar o negativo (-) à carga. Lembrando que o termo “carga” se refere ao elemento que o sensor envia o sinal.

Sensor com saída de corrente digital
O sinal de comutação é emitido na forma de dois valores de corrente dedicados. Sensores indutivos binários geralmente são usados para detecção de presença. O estado de detecção do objeto é transmitido como um sinal binário (sinal de comutação).

Se o objeto a ser detectado for eletricamente condutor, por exemplo, feito de metal, e puder ser detectado próximo, um sensor indutivo é recomendado. Os sensores indutivos funcionam de modo que o sensor emita um campo magnético alternado de alta frequência.

Sensores indutivos usam um campo magnético para detectar objetos. Sensores capacitivos usam um campo elétrico. Para ser sentido por um sensor indutivo, um objeto deve ser condutor.

Os fios dos sensores possuem cores padronizadas internacionalmente que na Figura 1 são representadas por Ma (Marrom), Pr(Preto) e Az(Azul); Por norma, o fio Marrom (Ma) é sempre o positivo (Ex: 12V, 24V). Por sua vez o Azul (Az) é sempre o fio negativo (0 V) e o fio Preto (Pr) é o retorno.

Transistor NPN: As junções internas deste transistor estão representadas pelos diodos da figura 2a. Um diodo conduz quando ele é polarizado com uma tensão positiva no anodo e negativa no catodo.

A sigla quer dizer positivo-negativo-positivo. Essa sigla é usada em transistores que possuem essas junções. Uma das coisas que envolve a elétrica, são os fios e sabemos também que normalmente estão em cores diferentes para facilitar a instalação e a identificação.

Resposta: Como desvantagem o sensor indutivo detecta apenas objetos metálicos, Como desvantagem o sensor indutivo detecta apenas objetos metálicos, não possui uma distancia sensora muito alongada e ainda pode sofrer influência defortes campos magnéticos.

Sensor indutivo cilíndrico. O campo magnético do sensor faceado emerge apenas da face sensora, já o campo magnético do sensor não faceado emerge tanto da superfície quanto das laterais da face sensora.

as diferenças resistência apresentada entre os dois sensores se dá principalmente porque o sensor indutivo estamos medindo enrolamento da bobina que há dentro do sensor já num sensor raw estamos medindo circuito eletrônico que há nele.

Para testar o sensor você pode:

  1. com multímetro, avaliar a tensão de corrente alternada enviada pelo sensor;
  2. também com multímetro, avaliar a resistência elétrica do indutor (bobina);
  3. ou com osciloscópio, analisar o sinal do sensor (frequência, amplitude, forma da onda etc)

Assim, se o sinal de saída do sensor for NPN, você deve ligar a carga entre os fios marrom e preto (obedecendo a polaridade da carga). Já se for um sensor com saída PNP, você deve conectar a carga entre os fios azul e preto (obedecendo a polaridade da carga).

Emissão de sons pelo motor: outro sintoma comum de quando o sensor de detonação está com defeito é a emissão de barulhos pelo motor. Nesses casos, geralmente pode-se ouvir sons de batidas que vão aumentando de volume ao longo do tempo, o que, a longo prazo, pode danificar seriamente o motor.