Como testar sensor indutivo 2 fios?

Perguntado por: upereira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

Para testar o sensor você pode:

  1. com multímetro, avaliar a tensão de corrente alternada enviada pelo sensor;
  2. também com multímetro, avaliar a resistência elétrica do indutor (bobina);
  3. ou com osciloscópio, analisar o sinal do sensor (frequência, amplitude, forma da onda etc)

Os sensores de rotação do tipo Hall têm características de funcionamento similares ao sensor de rotação indutivo. Uma diferença entre sensor hall e indutivo pode ser encontrada no momento do diagnóstico de defeitos. No indutivo, é recomendado, inicialmente, o teste de alimentação do sensor.

Não partida do motor; Falhamentos; Alto consumo de combustível; Potência reduzida.

Os sensores indutivos de saída CC possuem modelos de dois, três ou quatro fios.

Assim, se o sinal de saída do sensor for NPN, você deve ligar a carga entre os fios marrom e preto (obedecendo a polaridade da carga). Já se for um sensor com saída PNP, você deve conectar a carga entre os fios azul e preto (obedecendo a polaridade da carga).

Os sensores indutivos são sensores que detectam a presença de materiais condutores de energia elétrica de natureza metálica. Essa detecção é feita através da incidência de um campo eletromagnético oscilante sobre o espaço, quando um metal entra nesse campo, ele absorve parte do campo tornando-o mais fraco.

NPN versus PNP
Um sensor PNP, quando acionado, vai conectar o positivo (+) à carga. Já o sensor NPN vai conectar o negativo (-) à carga. Lembrando que o termo “carga” se refere ao elemento que o sensor envia o sinal.

Resposta: Como desvantagem o sensor indutivo detecta apenas objetos metálicos, Como desvantagem o sensor indutivo detecta apenas objetos metálicos, não possui uma distancia sensora muito alongada e ainda pode sofrer influência defortes campos magnéticos.

Os sensores indutivos são frequentemente utilizados para detectar objetos metálicos e são robustos e confiáveis, enquanto os sensores capacitivos são frequentemente utilizados para detectar objetos não metálicos e são menos afetados por interferências eletromagnéticas.

Este tipo de sensor apresenta a capacidade de detectar objetos metálicos em pequenas distâncias. Sendo, portanto, definido como um sensor de proximidade. O Sensor indutivo possui algumas características que tornam seu uso uma opção muito viável e vantajosa na aplicação em sistemas industriais e automações.

Enquanto os sensores indutivos são aplicados quando há necessidade de alcance, largura de banda e melhor custo benefício, os sensores capacitivos são mais resolutivos e podem ser utilizados para a detecção de diversos tipos de materiais.

Verifique se o sensor de proximidade está limpo. Muitos problemas com o sensor de proximidade podem ser solucionados com uma limpeza. Caso você use um estojo ou capa que não é ideal para o celular, isso pode afetar a funcionalidade do sensor de proximidade. O estojo pode cobrir o sensor.

Falha no contato das conexões do sensor, circuito aberto, defeito no “ECM” ou falha no sensor. O sensor também pode ficar inoperante devido à concentração de resíduos resultantes da utilização de combustível de baixa qualidade, gasolina com chumbo ou carvão proveniente da queima de óleo do motor.

Quando o sensor de rotação apresenta defeitos, a luz de ignição é acesa no painel. Na grande maioria das vezes, quando este defeito ocorre, o motor tende a não ligar, pois perde a referência da posição de cada pistão, desta forma não consegue calcular a injeção e ignição.

Os fios dos sensores possuem cores padronizadas internacionalmente que na Figura 1 são representadas por Ma (Marrom), Pr(Preto) e Az(Azul); Por norma, o fio Marrom (Ma) é sempre o positivo (Ex: 12V, 24V). Por sua vez o Azul (Az) é sempre o fio negativo (0 V) e o fio Preto (Pr) é o retorno.

Dentre os diversos modelos, podemos destacar:

  • Sensores fotoelétricos.
  • Sensores ultrassônicos.
  • Sensores a laser.
  • Sensores de fibra óptica.
  • Sensores forquilha.

A sigla quer dizer positivo-negativo-positivo. Essa sigla é usada em transistores que possuem essas junções. Uma das coisas que envolve a elétrica, são os fios e sabemos também que normalmente estão em cores diferentes para facilitar a instalação e a identificação.

Se for PNP, o sinal de saída do sensor é Positivo. Neste modelo de ligação a carga deve ser ligada entre o cabo de sinal e o negativo. Se for NPN, o sinal de saída é Negativo. Neste modelo de ligação a carga deve ser ligada entre o cabo de sinal e o positivo.

Se o transistor for NPN, coloque a ponta de prova vermelha na base. Se for PNP, coloque a ponta de prova preta na base. A seguir, meça com a outra a ponta a resistência nos dois terminais restante, anotando os valores.