Como testar se um paciente tem uma lesão cerebelar?

Perguntado por: evargas . Última atualização: 22 de janeiro de 2023
4.6 / 5 2 votos

O teste dedo-nariz pode ser útil na distinção entre lesões cerebelar e posterior da coluna (proprioceptiva). O teste deve ser realizado com os olhos fechados para avaliar a propriocepção na extremidade superior. Um teste para a função cerebelar que enfatiza as extremidades inferiores é o teste do calcanhar-joelho.

A prova de Romberg testa a percepção dos movimentos realizados pelos segmentos corporais. Assim, é realizada com objetivo de avaliar a propriocepção do paciente, a fim de identificar uma possível ataxia (perda da coordenação) sensitiva.

Outro teste comumente usado para a função cerebelar é a manobra do rechaço ou de Stewart-Holmes, em que se observa a dificuldade do paciente em abortar um movimento quando se retira a oposição ao mesmo (com liberação repentina do antebraço flexionado, o paciente não interrompe o movimento e atinge sua face).

Lesões cerebelares podem causar anormalidades no movimento do corpo e olhos e pode afetar o equilíbrio por perturbar a função vestibular20. As lesões cerebelares normalmente resultam em um tipo característico de movimento descoordenado chamado ataxia.

O primeiro passo para diagnosticar a dismetria geralmente é um simples teste da mão ao nariz, no qual o médico levanta um dedo antes do paciente, e o paciente é solicitado a tocar o dedo do médico e, em seguida, o próprio nariz várias vezes.

Pacientes com ataxia cerebelar requerem marcha larga para estabilidade. Pé caído provoca uma marcha de passos alto (levantar o membro inferior mais alto do que o normal para evitar prender o pé em irregularidades da superfície). Fraqueza muscular pélvica provoca andar bamboleante.

As disfunções no cerebelo resultam em três déficits principais: hipotonia, ataxia e tremor in- tencional.

Os seguintes sintomas são associados à Ataxia Cerebelar:

  • Falta de coordenação nos membros e tronco.
  • Tarefas diárias feitas de forma desajeitada.
  • Instabilidade para andar.
  • Alterações na fala, com volume desajustado e fala arrastada.
  • Movimentos anormais com os olhos.
  • Marcha com base alargada.

Sintomas de ataxia

  1. Falta de coordenação nos movimentos do corpo;
  2. Perda de equilíbrio, podendo ocorrer quedas frequentes;
  3. Dificuldade de pegar objetos e abotoar roupas;
  4. Movimentos irregulares dos olhos;
  5. Dificuldade para engolir;
  6. Dificuldade para escrever;
  7. Tremores excessivos;
  8. Fala embolada ou arrastada.

Em comum permanecem a perda progressiva da coordenação da marcha, dos movimentos da mão, dos olhos, os distúrbios da fala e o início tardio das manifestações clínicas. Outros sintomas possíveis são a rigidez muscular, diminuição da sensibilidade nos pés e nas mãos, incontinência urinária, perda da memória e cegueira.

Quais são os principais tipos de exames neurológicos?

  • Ultrassonografia transcraniana. Na Magscan, a ultrassonografia transcraniana é realizada em pacientes de até 2 anos de idade. ...
  • Angiografia por ressonância magnética. ...
  • Angiotomografia de crânio. ...
  • Eletroencefalograma.

Testes de coordenação envolvendo equilíbrio
– Com um pé diretamente diante do outro (dedo de um dos pés toca o calcanhar do outro pé). -Apoiar em somente um os pés. – Alternar entre a flexão de tronco e o retorno a posição ereta. – Andar ao longo de uma linha reta desenhada no chão.

Para avaliação da força muscular devemos observar principalmente se há alguma assimetria entre os membros através da manobra do rechaço. Na avaliação da força muscular de membros inferiores, coloca-se o bebê na beira da cama e observa-se se ele consegue manter as pernas elevadas.

Em geral, é realizado com o estímulo de um objeto específico, que é encostado brevemente na área examinada, sem que o paciente possa enxergá-la. O neurologista pede que o paciente relate quando sentir o contato com o objeto, registrando as respostas em uma ficha.

Para avaliar a atividade cerebral, os médicos contam com um exame conhecido como eletroencefalograma (ou EEG). Como em qualquer outra parte do corpo, é preciso atenção aos sinais de que algo está errado.

A avaliação neurológica é uma modalidade de consulta médica realizada por um neurologista em que ele examina as suas principais funções neurológicas. Assim, pode identificar condições que necessitam de tratamento ou observação, indicar medidas preventivas, realizar exames laboratoriais importantes, entre outras ações.

Animais com lesões do córtex cerebral e tálamo apresentam marcha normal. Lesões do tronco encefálico causam ataxia, paresia ou paralisia dos membros. Lesões do cerebelo causam ataxia ou dismetria.

O tratamento de qualquer lesão cerebelar tal como o tumor cerebral é feito de modo multidisciplinar, com a decisão conjunta entre um neurocirurgião, um radioterapêuta, um oncologista, e frequentemente um neurologista.

Continuar lendo Como testar salmonela?