Como testar fusível térmico com multímetro digital?

Perguntado por: arosa . Última atualização: 18 de maio de 2023
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Se o multímetro estiver ajustado para medir corrente elétrica, você notará um sinal sonoro contínuo enquanto mantiver as ponteiras nas extremidades do componente. Isso significa que o circuito está fechado e o fusível está funcionando. Caso contrário, ele está danificado.

Coloque uma ponteira em cada extremidade do fusível e observe o visor do multímetro. Por ser somente um filamento sem nenhuma parte complexa, não importa de qual lado as ponteiras positiva e negativa estão. Se o multímetro estiver em ohms, a leitura deve ser aproximadamente a mesma obtida ao encostar as duas ponteiras.

NOTA: quando for selecionada a faixa de 500 V, apa- recerá o símbolo “HV” (High Voltage - Alta Tensão). Tenha a máxima atenção para medições nesta faixa.

O que pode queimar um fusível? Um fusível pode explodir se um componente consome uma corrente elétrica mais alta do que a projetada.

Os fusíveis são equipamentos de segurança utilizados em sistemas elétricos para proteger os sistemas caso haja curtos-circuitos. Funcionando como um interruptor de segurança, ele queima quando há uma sobrecarga, deixando o circuito aberto e não danificando os aparelhos.

Isso significa que ele tanto pode não suportar a carga do circuito, como ser muito forte, e nesse caso o curto pode espalhar pela fiação, pois o fusível não queima. Não troque fusíveis de lugar. Pode ser um tiro no pé, aumentando os possíveis defeitos do carro. Um fusível não pode ser adaptado.

Fusíveis térmicos são normalmente encontrados em aparelhos elétricos que geram calor, como secadores de cabelo e cafeteira ou em motores elétricos.

Passo a passo para a troca do fusível do carro

  1. Ver no manual do proprietário onde está localizada a caixa de fusível e qual o fusível responsável pelo problema (como farol que não acende).
  2. Abrir a caixa de fusível e procurar o que está queimado. Removê-lo. ...
  3. Colocar o novo no local.

Tabela de fusíveis (cores e amperagens):
Azul – 15 Amperes. Amarelo – 20 Amperes. Transparente – 25 Amperes.

Curva característica: é a apresentação da relação entre o tempo necessário para a interrupção devido a corrente. Essa curva determina se o fusível é rápido ou retardado, dependendo do tempo de atuação.

O instrumento usado foi é o multímetro digital. No procedimento normal, costuma-se retirar os fusíveis do circuito e testá-los um a um.

Você usa a seguinte formula: P(carga)= V(carga)*I(carga). Se Tensão da rede for 220V a corrente é menor que a corrente para 127V. Como os cálculos são superficiais o valor do fusível adotado deve o valor mais próximo acima do valor calculado! Abraço!

As expressões utilizadas em alguns instrumentos de medidas parecem confusas, pois se originam da língua inglesa, por isso DCV significa tensão em corrente contínua (direct current voltage).

Basicamente, o multitester ou multímetro é o aparelho usado para medir tensão ou corrente contínua (DCV), tensão ou corrente alternada (ACV), além de resistência elétrica ( ).

Como saber se um fusível está queimado
Como primeiro passo, devemos verificar a caixa de fusíveis do veículo, sua localização depende do tipo de carro. Depois de encontrar o fusível danificado, remova-o com uma pinça da caixa e verifique se há áreas descoloridas ou filamentos quebrados.

No interior dos fusíveis, há um fio de chumbo ou estanho, cujas dimensões (área transversal e comprimento) são calculadas para que ele suporte certa corrente elétrica máxima.

Para que os fusíveis servem? Em resumo, os fusíveis são dispositivos de proteção utilizados para proteger circuitos elétricos contra sobrecargas e curtos-circuitos. Um fusível possui um filamento metálico que suporta determinado valor de corrente.