Como testar fonte de PC usada?

Perguntado por: dmello . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 17 votos

Se você fez tudo certo até aqui, chegou a hora do teste. Ligue o cabo de alimentação na tomada e depois na fonte. Se as ventoinhas começarem a girar, é sinal de que a sua fonte está funcionando normalmente e a razão de o computador não estar ligando é outra.

Uma fonte é nominal quando ela mostra 'uma certa' potência em Watts mas que nunca consegue atingir, e é real quando ela consegue entregar a potência declarada, mesmo que por um tempo não muito longo (valor de “pico”).

Para testar corretamente a fonte é necessário um multímetro de preferência que seja digital e analisar todas as saídas nos pinos no conector de alimentação da placa-mãe, o multímetro deverá estar posicionado na posição para testar a tensão contínua (V DC), na escala de 20 V.

Como identificar uma fonte no celular

  1. Salve a imagem deseja descobrir a fonte;
  2. Acesse o site WhatTheFont e faça upload da imagem;
  3. Toque no botão azul para iniciar a pesquisa da fonte;
  4. Confira os resultados.

Então antes de você culpar a fonte, verifique se a sua placa-mãe é de 20 ou 24 pinos. Se for de 20 pinos, certifique-se de que os 4 pinos estão separados e reconecte o conector na placa-mãe. Isso deve fazer com que o conector se encaixe melhor e pode acabar resolvendo os problemas de reinicialização intermitente.

Pegue um clipe de papel e dobre-o de forma que as duas pontas fiquem paralelas para baixo. Com a ponta do cabo em mãos, localize o fio verde e insira uma das pontas no conector. Ao lado dele haverá um fio preto, e é nele que você deve inserir a outra ponta do clipe de papel.

Quando uma fonte "queima" pode acontecer de "queimar" qualquer outro componente, principalmente os que estão ligados diretamente à ela, por exemplo, placa mãe, HD's, SSD's, placas de vídeo e por aí vai. Só que isso não descarta a hipótese de outros componentes apresentarem problemas também.

Uma fonte ruim vai continuar funcionando se fadigando, fazendo com que ela entre em colapso ou forneça uma energia ruim que em último caso pode estragar a placa de vídeo”, complementa Burti, do Teclab. E acredite, uma placa de vídeo não vai ter piedade de sua fonte, até porque ela não foi projetada para isso.

O que pode acontecer é a troca do processador em um sistema antigo e o consumo do novo processador ultrapassar o que a fonte pode oferecer. Pode tb acontecer de haver uma oscilação muito grande na rede elétrica (raio) e tb queimar alguns componente.

Quanto ao tempo de fato de vida útil da fonte: ele pode variar bastante. As baterias, por exemplo, tem sua vida útil contadas em ciclos, e até o desgaste de todos esses ciclos acontecer, o componente costuma funcionar por um período de 3 a 5 anos, a depender, também, dos cuidados por parte do usuário.

  1. Desligue o aparelho da tomada. Corte o fio energizado do dispositivo com um alicate. ...
  2. Descasque cerca de 1 cm de isolamento da extremidade de ambos os fios cortados. ...
  3. Ajuste o botão do medidor para a configuração de corrente (A). ...
  4. Leia a quantidade de amperes do dispositivo específico no visor do medidor.

O testador de fontes de alimentação é um aparelho onde você conecta todos os conectores da fonte ATX e ele mostrar as tensões de cada um dos fios.

Verifique se todos os cabos estão conectados corretamente, principalmente o de alimentação da placa mãe e o do processador. Olhe com calma e procure algum capacitor estourado ou alguma trilha queimada. Outro problema pode ser na bateria, já que alguns modelos de placa-mãe não dão boot sem que ela esteja funcionado.

A fonte de alimentação pode ditar os limites de suas possíveis atualizações de PC, por isso sempre vale a pena ficar de olho no futuro quando se trata de escolher a próxima fonte de alimentação, cada uma tem sua capacidade máxima de energia para oferecer.

Caso você utilize uma fonte com voltagem menor do que o seu aparelho precisa, o equipamento poderá funcionar corretamente, mas o rendimento do notebook e da bateria serão menores. Como resultado, a bateria terá um desgaste maior, já que ela precisará de recargas cada vez mais frequentes.

Restaurar fontes.

  1. Pressione as teclas Windows + X, Painel de controle;
  2. Clique em Aparência e Personalização, Fontes;
  3. Agora clique na opção Configuração de fonte ao lado esquerdo da janela;
  4. E agora clique em Restaurar configurações de fonte padrão.

O maior problema ocorre ao se conectar um aparelho em uma tensão acima da suportada por ele. Quando ligamos um aparelho de 127 volts, por exemplo, em uma tomada de 220 volts, o aparelho queima rapidamente, dado que não está preparado para aquela tensão elétrica.