Como terminar uma ata de reunião?

Perguntado por: ibaptista . Última atualização: 20 de maio de 2023
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Como finalizar uma ata de reunião? Ao final da reunião, com a ata em mãos, é interessante repassar com todos os participantes aquilo que foi falado para confirmar os acordos feitos ali.

Sendo assim, uma ata deve:

  • utilizar vocabulário preciso (linguagem denotativa);
  • priorizar a função referencial (focada no assunto, concisa e objetiva);
  • usar a norma-padrão da língua portuguesa;
  • apresentar uma ordem sequencial e cronológica dos fatos ocorridos na reunião, seminário ou simpósio.

Comece a pauta para reunião colocando todos os assuntos e temas que serão discutidos; Siga com as discussões abordadas, relatando o porquê de algumas ideias não terem sido aprovadas e porque outras decisões foram tomadas.

A ata é um texto majoritariamente expositivo que tem como finalidade realizar o registro das discussões e decisões tomadas por uma instituição, por exemplo. Ela serve como um documento facilitador de consultas ou mesmo para evitar atitudes de má-fé.

Quem deve assinar a ata? A ata deve ser assinada pelo secretário e pelo presidente da mesa, cargos geralmente escolhidos no início da assembleia pelos presentes.

Os descuidos com a retratação podem levar a tomadas de decisões erradas. Além disso, é extremamente importante que a pessoa responsável pela ata não participe ativamente da reunião. Assim, ela conseguirá focar totalmente em seu trabalho de fazer o documento.

A ata tem como intencionalidade ou objetivo a realização de registros de ideias, informações e decisões tomadas por uma coletividade. É um importante e eficiente recurso para se documentar tudo o que foi discutido e deliberado em assembleias, congressos, conferências, e, principalmente, reuniões.

Preenchimento do livro
A ata de uma nova reunião ordinária ou extraordinária sempre deve começar em uma nova folha, mesmo que haja espaço sobrando. Ela também nunca deve ser começada em um verso, ou seja, deve sempre estar em uma lauda nova e numerada.

Qual a diferença da ata informal e formal? A ata formal – ou ata de reunião oficial – deve ser assinada por todos os integrantes, devendo conter todas as informações que foram previamente discutidas e, também, deve ser obrigatoriamente registrada em cartório.

Uma alteração feita antes de a ata ser aprovada é feita na reunião seguinte, dentro do texto da ata, com uma nota que diz “corrigido”. Além disso, inclua qualquer documentação de apoio que você tiver em mãos.

ata, escrever-se-á a expressão: “em tempo: onde se lê ..., leia-se ...”. Quando for necessário algum acréscimo de informação, utiliza-se, também, a expressão: em tempo: na relação dos presentes, acrescente-se o nome de (...);

Entre os verbos mais comummente utilizados numa ata, poderemos referir os seguintes: declarar, afirmar, apresentar, tomar (a palavra), intervir, decidir, discutir, analisar, votar, aprovar, rejeitar.

Normalmente é um secretário da organização quem escreve a ATA. Contudo, na ausência desse profissional pode-se permitir que um membro da reunião seja eleito para a função por período determinado.

Da ata informal ou ata simples

  1. a data;
  2. o local;
  3. o horário de início e término da reunião;
  4. as pessoas presentes, identificadas pelos nomes e respectivos cargos;
  5. a pauta do assunto discutido, contendo as principais informações;
  6. um resumo das discussões; e.
  7. um registro das decisões tomadas.

Apresenta a seguinte estrutura: título; data, hora e local da reunião; descrição da reunião; objetivos da reunião; pessoas envolvidas e assinatura de cada uma.

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