Como terminar um texto dissertativo argumentativo?

Perguntado por: icordoba . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 5 votos

O último parágrafo do texto dissertativo-argumentativo pode ser feito de duas maneiras: em forma de síntese ou com proposta de solução. No caso da síntese, o autor deve resumir os argumentos e repetir sua tese, concluindo o raciocínio construído desde a introdução.

Nas dissertações, a conclusão é a parte final que condensa os pontos centrais da discussão, inclusive o posicionamento apresentado na tese.

A proposta de intervenção é a conclusão do texto dissertativo-argumentativo no Enem, em que o candidato deve apresentar uma solução para o problema discutido ao longo do texto. Ela deve apresentar cinco elementos válidos. São eles: agente, ação, modo/meio, efeito/finalidade e detalhamento.

Quais são os tipos de conclusão?

  • Conclusão por dedução. Segundo a professora do Curso Anglo, Bruna Moscardo, há, ainda, um outro tipo de conclusão de redação: a conclusão por dedução. ...
  • Conclusão por intervenção.

Conclusão é o ato de finalizar ou concluir uma ideia, processo, texto, trabalho e demais atividades que requerem um término para uma sequência de etapas. A conclusão é uma das partes essenciais que compõe uma redação, por exemplo.

4 a 6 linhas

Conclusão (4 a 6 linhas).
Entretanto, ele pode ser utilizado para qualquer dissertação: garante a organização e a coerência da estrutura da redação.

• Conclusão
Já o desenvolvimento tem o objetivo de aprofundar os argumentos expostos na introdução a partir de diferentes abordagens. Finalmente, à conclusão cabe o fechamento textual, com a retomada sucinta dos assuntos e dos argumentos expostos.

É a “conclusão” da sua introdução. Você deve citar o título e reiterar para o leitor a importância em prosseguir com a leitura. É um ponto decisivo, então, seja assertivo sem forçar o leitor. Nesta parte, é interessante usar palavras como “continue lendo”.

Frases-modelo para iniciar a conclusão

  1. Em virtude dos fatos mencionados.
  2. Levando-se em consideração esses aspectos.
  3. Em vista dos argumentos apresentados.
  4. Dado o exposto.
  5. Tendo em vista os aspectos observados.
  6. Em virtude do que foi mencionado.
  7. Por todos esses aspectos.
  8. Pela observação dos aspectos analisados.

Estrutura do texto
Em geral, o texto argumentativo tem quatro ou cinco parágrafos, sendo que o primeiro é a introdução, os dois ou três seguintes é para o desenvolvimento dos argumentos e o último é de conclusão, que também é quando o estudante elabora uma proposta de intervenção.

Tipos de conectivos
e; nem; também; não só...mas também; não apenas; não somente; além disso; ademais; como; bem como; ainda; do mesmo modo; depois; finalmente; em seguida; adicionalmente;... portanto; logo; então; assim; por conseguinte; pois; por isso; enfim; em conclusão; em suma;...

A conclusão é o encerramento do texto, a parte em que as ideias que foram apresentadas ao longo da produção devem ser finalizadas.

Como fazer a conclusão de uma redação
Para iniciar uma conclusão, pode-se usar alguma conjunção conclusiva como: logo, portanto, assim, por isso, em vista disso, conseguinte, etc.

A ideia de concluir tem a ver com relembrar o seu leitor a respeito do que você tratou no decorrer do texto. Sendo assim, você deve retomar o que escreveu nos parágrafos de desenvolvimento de uma maneira bastante resumida. Não é o momento de expor ideias novas.