Como terminar um E-mail com atenciosamente?

Perguntado por: ateixeira . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.9 / 5 5 votos

1. Formal

  1. Coloco-me à sua disposição para quaisquer esclarecimentos.
  2. Aguardo a sua resposta.
  3. Não hesite em contatar-me.
  4. Atenciosamente.
  5. Cordialmente.
  6. Com os meus melhores cumprimentos.
  7. Qualquer dúvida, estou à disposição.
  8. Sempre às ordens.

(1) cordialmente: «Demonstrando apreço e consideração; com boa educação e gentileza; de modo cordial.» (2) atenciosamente: «Com amabilidade, delicadeza e cortesia; usa-se como fórmula de desfecho em correspondência formal ou comercial, antes da assinatura.»

O uso de "Att." é inadequado para documentos oficiais e e-mails, pois é a abreviação da expressão "in attenttion to", equivalente à "A/C", utilizada para direcionar o documento a um destinatário específico. Segundo a Academia Brasileira de Letras, a abreviação de "Atenciosamente" é "At. te".

“Saudações, ou Olá lá”, (Usado quando não se sabe o nome do destinatário ou quando se envia um e-mail para endereços de e-mail de empresas como “contact@xyz.com”), “Olá (primeiro nome)”, (Isto é menos formal que “Caro” mas mais formal que “Olá”, “Olá a todos”, (No caso de haver múltiplos destinatários).

Ao longo do e-mail, utilize sempre a forma culta da língua portuguesa ou da língua em que estiver se comunicando. Para isso, esqueça gírias, coloquialismo e expressões regionais que possam dificultar o entendimento por parte do seu interlocutor. Em outro ponto, não utilize abreviações para as palavras e frases.

Como responder um e-mail formal? Utilize a linguagem correta e pense sempre na forma como o leitor gostaria de receber a mensagem. Pense na estrutura de Saudação, Mensagem direta e objetiva, Despedida e Assinatura, e desenvolva a mensagem de acordo com o objetivo que deseja atingir.

Sendo assim, “abraço” e “até breve” são alguns exemplos que podem ser usados para encerrar uma conversa informal. Se a conversa é mais formal, é bom encerrar com “atenciosamente” ou “obrigado” para finalizar a conversa e, ainda assim, deixar claro que está à disposição para futuros contatos.

Algumas saudações comuns são "Prezado/a" e "Caro/a", seguidas do nome do destinatário. Muitas vezes, pode haver uma referência à posição ou à profissão da pessoa, como "Dr(a)." ou "Diretor(a)". Em contextos menos formais, não há problema em saudar o destinatário com um "Olá" ou um "Bom dia".

Despedida: saudações do remetente que podem ser de cunho formal ou informal, por exemplo, “atenciosamente” ou “beijos carinhosos e forte abraço” Assinatura: para finalizar a carta, o remetente assina seu nome abaixo das saudações de despedida. Nas cartas pessoais geralmente é escrito somente o primeiro nome.

Atenciosamente, Atenciosamente
O ponto final é usado quando se faz a despedida por meio de uma frase toda, acabe ela com a palavra atenciosamente ou não. Exemplos: Agradecendo sua atenção, subscrevo-me cordialmente.

1 gentilmente, delicadamente, cortesmente, obsequiosamente, polidamente, solicitamente.

Atenciosamente indica que algo foi feito de forma atenciosa, cortês, gentil. Cordialmente indica que algo foi feito de forma cordial, cortês, gentil. Assim, são expressões de despedida sinônimas, usadas como fórmulas gentis e corteses de realizar a despedida em correspondências formais.

Contudo, a forma reduzida da expressão "atenciosamente" é "At. te" e não "Att", como comumente se escreve.

Se você escreve “At. te” quando quer dizer “atenciosamente” no final de um email, por exemplo, você acertou! Usar atenciosamente na forma extendida seria mais elegante, cortês e culturalmente assentado do que “at. te”.

Trata-se da mesma abreviatura, na língua portuguesa, para atentamente. O Acordo Ortográfico não trata de abreviatura e não há no Brasil texto legal sobre o assunto. Assim, os manuais podem recomendar, mas não determinar. Por isso, encontramos outras formas de abreviatura para atenciosamente: atte, att., at.

Não deixe de cumprimentar
Alguns exemplos são “Nome da Pessoa, bom dia!”, “Prezados, boa tarde!”, “Caro Nome da Pessoa, boa noite!”, sempre utilizando vírgula após o nome para isolar o vocativo.

Saudações comerciais formais
Uma das maneiras mais seguras de começar sua mensagem comercial formal é dirigir-se ao destinatário com “Prezado Nome”. Ao mesmo tempo, é melhor evitar saudações de gênero, como “Prezado Senhor ou Senhora”, porque podem ser mesquinhas, exclusivas ou ofensivas.