Como termina os verbos em inglês?

Perguntado por: urebelo2 . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

Então, basta adicionar o sufixo “ed” ou “d” no final. Mas, quando o verbo terminar com a letra “y”, o “y” é retirado e substituído pelo sufixo “ied”.

Caso o verbo termine com uma vogal seguida por “y”, então basta acrescentar -ed: play (jogar) – played.
...
São eles:

  • work (trabalhar)
  • study (estudar)
  • play (brincar, jogar)
  • dance (dançar).

Os verbos irregulares sofrem alterações no radical e/ou desinências. Verbos irregulares são aqueles que, ao serem conjugados, apresentam alteração em seu radical e/ou têm desinência diferente daquela do verbo paradigma, isto é, acabado em -ar (primeira conjugação), -er (segunda conjugação) ou -ir (terceira conjugação).

Verbos são palavras que indicam ações, estados, processos ou fenômenos, ou seja, que indicam acontecimentos representados no tempo. Existem verbos regulares, irregulares, anômalos, defectivos, impessoais, unipessoais, abundantes, de ligação, auxiliares, pronominais, reflexivos, transitivos e intransitivos.

O verb to be é irregular, isto é, ele possui três formas no presente simples: am, is, are; duas formas no passado simples: was, were; uma forma no futuro simples: will be; uma forma no particípio presente: being; e uma forma no particípio passado: been.

Os verbos são formados por três partes principais: o radical, a vogal temática e as desinências. Radical é a parte que contém a significação básica da palavra. Normalmente ela se repete em todos os modos e tempos, sem sofrer modificações. O radical pode vir ou não acompanhado de prefixo.

Conjugar um verbo significa mudar as desinências da palavra para conseguir indicar suas variações (de número, pessoa, tempo e modo) e dar coerência à fala ou texto. Com essa definição, fica fácil concluir que todo mundo que fala português já sabe como conjugar corretamente, certo?

Como identificar o que é um verbo? Para identificar um verbo, a primeira coisa é pensar se essa palavra indica uma ação ou fenômeno. Também pense se ela está relacionada a um sujeito ou pronome pessoal e se, na sua forma original, termina em “ar”, “er” ou “ir”.

I am so happy to be here with you. (Eu estou tão feliz de estar aqui com vocês.)

Na conjugação do verbo na terceira pessoa do singular, existem regras ortográficas: Maioria dos verbos: acrescenta-se –s. Verbos que terminam em –ss, –sh, –ch, –o, –x: acrescenta-se –es. Verbos que terminam em consoante + y: retira-se o –y e, depois, acrescenta-se –ies.

Eis então a “REGRA” do Y Iupi: Quando for acrescentar uma TERMINAÇÃO em qualquer palavra em inglês e esta for TERMINADA EM Y ANTECEDIDO DE CONSOANTE, tire o Y e troque-o por um I (i) e depois acrescenta a terminação normalmente. A mudança do Y por I só se aplica quando o Y é precedido de CONSOANTE.

Os verbos são separados em três tipos de conjugação, cada tipo é classificado de acordo com a terminação das palavras. Os verbos que terminam em – ar pertencem à primeira conjugação, os que terminam em – er são da segunda conjugação e os que terminam em – ir são da terceira conjugação.

As terminações verbais, também chamadas de desinências modo-temporais e desinências número-pessoais, indicam a flexão de um verbo em modo, tempo, número e pessoa.

Encontram-se definidas três estruturas de conjugação verbal: a 1. ª conjugação para verbos terminados em –ar, a 2. ª conjugação para verbos terminados em –er e a 3. ª conjugação para verbos terminados em –ir.

Como já mencionamos, o verbo to be tem o sentido de ser/estar, e isso ocorre quando ele ocupa a posição de verbo principal da oração. Mas ele também pode atuar como verbo auxiliar acompanhando o verbo principal da frase ou na voz passiva.

Os verbos são classificados em: regulares, irregulares, defectivos, abundantes e anômalos.

Exemplos: chover, trovejar, ventar. Unipessoais, quando os verbos indicam vozes dos animais e são conjugados na terceira pessoa do singular ou do plural. Exemplos: ladrar, miar, surtir. Pessoais, quando os verbos têm sujeito, mas não são conjugados em todas as pessoas.