Como termina Os Miseráveis?

Perguntado por: dpinho . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 4 votos

O final é com Marius, Cosette e Jean Valjean, reafirmando o amor entre eles, mas também se despedindo. A gente se pergunta nas tantas pessoas que perderam a vida para Marius poder casar-se com o Cosette, para que ela, finalmente, como desejou Fantine, deixasse a vida miserável.

Javert por ser irracionalmente cego pela justiça, se joga as águas frias e extremamente turbulentas do rio Sena, ele se suicida por ter sido salvo por Jean Valjean, um ex forcado das gales e ele não suportava esse fato de não prende-lo pelos inúmeros crimes que ele havia cometido, mas também não poderia prender um ...

O bispo é para ele um homem de Deus, que lhe deu lição de solidariedade e o trata como filho, fazendo com que volte a crer na humanidade. Após 9 anos sob nova identidade, Valjean prospera como negociante de vidrilhos, tornando-se um homem rico e respeitado como prefeito da pequena cidade de Vigau.

Javert impacientemente grita para Fantine ficar em silêncio e, além disso, conta a verdadeira identidade de Valjean. Chocada com estas revelações, ela sofre um grave ataque, cai para trás em sua cama e morre.

Jean Valjean salva Marius, por Cosette. Jean Valjean tem a oportunidade de matar Javert, mas o deixa livre. Jean Valjean começa a compreender que a sua vida está chegando ao fim, pois a promessa que fez a Fantine, de cuidar de Cosette, se mostra concluída com a chegada de Marius.

Os Miseráveis deixa uma poderosa mensagem sobre a capacidade de redenção e o poder do amor e da compaixão em meio à adversidade. É uma obra-prima da literatura que toca o coração dos leitores, provocando reflexões sobre a condição humana e a busca pela justiça e redenção.

Valjean, porém, decepciona aquele que o acolheu após roubar castiçais e talheres. Quando é capturado pela polícia, no entanto, recebe o perdão do bispo, que mente para as autoridades ao afirmar que havia dado os objetos de presente para o antigo prisioneiro.

Em Os miseráveis é Waterloo, a batalha em que a fase decisiva da Revolução Francesa chegou ao fim e Napoleão foi derrotado pela coalizão das forças monarquistas e reacionárias, em 1815.

Jean Valjean, o herói, foi condenado a trabalho forçado por roubar um pão para a família faminta. Cumpriu pena. Mesmo assim, para fugir de seu perseguidor e se reabilitar, precisou trocar de identidade.

Através da saga de Jean Valjean, condenado à prisão por roubar um pão, Victor Hugo desnuda toda a crueldade da sociedade francesa do século XIX, denunciando sua extrema desigualdade social e seu sistema judiciário tendencioso.

Jean Valjean (Senhor Madeleine, Ultime Fauchelevent, Senhor Leblanc, Senhor Jean, nº 24601, nº 9430) — Condenado por roubar um pão, ele é posto em liberdade após dezenove anos de prisão. Rejeitado pela sociedade por ser um ex-presidiário, Bispo Myriel muda sua vida.

Ele foi muito perseguido por Javert, quando iria ser preso, ele fugiu para buscar Cosette, quando a encontra, ela já tinha 8 anos, estava com aparência de velha de tanto ter sofrido. A família Thénardier a queria por causa de dinheiro, mas Jean consegue tirar Cosette deles e vai embora e fica anos escondido com ela.

Cosette, filha de Fantine, pode ser considerada a grande protagonista feminina de Os Miseráveis. Mas a partir do momento que deixa a infância e a casa dos Thénardier onde foi criada, toda a sua narrativa gira em torno dos personagens masculinos da obra e das expectativas deles sobre ela.

Morreu quando não teve mais o seu anjo; A coisa simplesmente chegou, de moto próprio. Como a noite que chega, quando o dia se vai.” mas no filme ele desmaia no final e já apresenta outros sinais de doença grave como uma febre alta e delírios.

16 de fevereiro de 1833

O casamento e o desfecho
Em 16 de fevereiro de 1833, Marius e Cosette se casam. Na manhã seguinte, Valjean conta a Marius sobre seu passado criminoso. Marius pede que ele deixe ele e Cosette.

Valjean só é ajudado pelo bispo Bienvenu (Cedric Hardwicke), mas em vez de se mostrar grato ele rouba toda a prataria do bispo.