Como termina a história de Jacó e Esaú?

Perguntado por: eaparicio . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

Quando Esaú descobriu o que tinha acontecido, ele chorou e implorou uma bênção ao pai, mas Isaque tinha dado a bênção toda a Jacó e não podia voltar atrás. Então Esaú ficou muito zangado com Jacó e decidiu matar seu irmão (Gênesis 27:41). Por isso, Jacó fugiu e ficou muitos anos noutra terra.

De acordo com o Talmude babilônico, Esaú foi morto por Husim, filho de Dã, filho de Jacó, porque Esaú obstruiu o sepultamento de Jacó na caverna de Macpela.

Esaú perdoou a Jacó. “Àquele que abandona os seus maus caminhos, Deus perdoará a maldade e os pecados dele” (cf. Jeremias 36.3). Quando viu o rosto de Esaú, Jacó comparou-o ao de Deus.

O Senhor queria que Jacó recebesse a bênção da primogenitura porque Esaú não era digno dela. Jacó pediu a Esaú que trocasse a primogenitura por comida. Esaú concordou e vendeu seu direito à primogenitura para Jacó. Rebeca e Isaque queriam o que era melhor para seus filhos.

Por que Jacó estava com medo do que Esaú pudesse fazer a ele e à sua família? [Quando eles se separaram, 20 anos antes, Esaú odiava Jacó e havia ameaçado matá-lo (ver Gênesis 27:41–43).]

De que serve a primogenitura para um homem faminto?” Agora, se ele estava realmente faminto ou só exagerando, não sabemos ao certo. De qualquer maneira, eles fizeram a troca. Ao fazer isso, Esaú “desprezou” sua primogenitura, ou mostrou que ele realmente não se importava muito com o assunto.

Jacó (Ya´akov), o ludibriador (suplantador)
Vale lembrar que no mundo antigo, o primogênito herda do pai tudo em dobro, por isso, ele que veio em segundo, mas segurando o calcanhar de seu irmão, quer essa primogenitura e faz isso em um momento de fraqueza do irmão mais velho, ou seja, em um momento de fome.

Em vista disso, Labão propôs que, passada uma semana, Jacó recebesse Raquel como esposa em troca de mais sete anos de trabalho.

O principal problema de Esaú, porém, foi outro. Ele é descrito como um homem profano (Hebreus 12:16-17). Profanar significa tornar comum algo santo ou especial. O episódio relatado na Bíblia para ilustrar essa falha de Esaú é a venda do seu direito de primogenitura por uma refeição.

Após tramar diversos planos para se vingar de Jacó, Esaú acabou perdoando o irmão após sua volta a Canaã. Eles se abraçaram e deixaram todas as desavenças para trás.

A teologia diz que o próprio Jesus veio lutar com Jacó, mesmo ele pensando que fosse o inimigo. E por quê Deus ira perder tempo em brigar com Jacó? Porque Jacó era um investimento de alto risco de Deus: podia dar ou não dar certo. Deus não queria Jacó, ele queria o Israel que tinha dentro de Jacó.

10 aMenor sou eu que todas as bbenevolências, e que toda a fidelidade que tiveste para com o teu servo; porque apenas com meu cajado passei este Jordão, e agora me tornei em dois grupos; 11 Livra-me, peço-te, da mão de meu irmão, da mão de Esaú, porque o temo, para que não venha, e me mate, e a mãe com os filhos.

Após se passar pelo irmão para obter a bênção do pai, Isaque (já em leito de morte), Jacó entra em pé de guerra com Esaú. Sua mãe aconselha-o a sair de casa, prometendo-o chamar de volta quando o irmão se acalmasse. Neste ponto a idade de Jacó é de 40 anos.

A nossa caminhada de fé também só poderá ser iluminada pela bênção de Deus quando “passamos de Peniel” — quando aprendemos a colocar as nossas mãos nas mãos do Senhor e dizer: “Senhor, entrego o controle a ti; não consigo caminhar sozinho”.

Eis os chefes dentre os descendentes de Esaú: os filhos de Elifaz, primogênito de Esaú: Temã, Omar, Zefô, Quenaz, Corá, Gaetã e Amaleque. Foram esses os chefes que descenderam de Elifaz na terra de Edom; eram, pois, netos de Ada.

Isaque e Rebecca sabiam que Jacó seria maior que Esaú. Mas Isaque amava a Esaú, enquanto Rebecca amava a Jacó. Sabendo da promessa, Rebecca e Jacó enganaram e mentiram para Isaque para receber sua benção.

Enquanto os israelitas estavam reunidos para confirmar Saul como seu rei, Samuel os repreendeu por sua ingratidão e os exortou a seguir o Senhor. Quando ameaçado por um ataque dos filisteus, Saul desobedeceu ao Senhor oferecendo um sacrifício em vez de esperar que Samuel o fizesse.

Gênesis: Com ajuda de Rebeca, Jacó engana Isaque e toma lugar de Esaú

O prato de lentilhas é aquela tentação que vem para nos tirar da direção certa. É aquele desejo da carne que grita tão alto, que nos torna surdos à sensatez. É aquele impulso, um ímpeto que domina a razão, nos tirando as forças de perseverar na luta contra o mal.