Como ter uma leitura profunda?

Perguntado por: zmartins . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

Ler textos complexos – como poesia, ficção de qualidade e não ficção desafiadora, ou mesmo análises aprofundadas – ajudam o cérebro na habilidade de pensar em níveis mais complexos.

Quais são os benefícios para o cérebro
Dessa forma, essa prática ajuda o cérebro na habilidade de raciocinar em níveis mais complexos. Ou seja, coloca para funcionar as funções cognitivas complexas do córtex cerebral (parte que é ligada diretamente ao pensamento, memória e consciência).

Leia textos com temas variados
Esse hábito é muito importante para novos conhecimentos, além de ajudar na expansão do vocabulário, realização de associações e exercício da interpretação. O mais indicado, para gerar novos estímulos constantemente, é variar os temas que são abordados na leitura e as fontes de consulta.

O processo de leitura é dividido em 4 fases: decodificação, compreensão, interpretação e retenção.

9 Dicas de como absorver o máximo de conhecimento dos livros

  1. 3 – Investigue o livro antes da leitura. ...
  2. 4 – A marca das 50 páginas. ...
  3. 5 – Marque seus livros, questione. ...
  4. 6 – Faça perguntas. ...
  5. 7 – Tenha um caderno de notas. ...
  6. 8 – Use os conhecimentos obtidos nos livros. ...
  7. 9 – Converse com outras pessoas sobre suas leituras.

Pesquisas científicas provam que pessoas que leem mais possuem um vocabulário maior e mais rico, além de terem melhores habilidades verbais, como fala e escrita. O fato de você ler mais faz com que você tenha um maior vocabulário e saiba como utilizar melhor as palavras.

Para entender melhor, veja a seguir quais são os tipos de leitura.

  1. Leitura literal. No primeiro dos tipos de leitura não existe muita preocupação com tecer comentários ou acrescentar algo ao que está sendo lido. ...
  2. Leitura mecânica. ...
  3. Leitura rápida. ...
  4. Leitura reflexiva. ...
  5. Leitura oral. ...
  6. Leitura silenciosa. ...
  7. Leitura inconsciente.

As 5 etapas do desenvolvimento da leitura

  • Leitura inicial ou decodificação. Essa etapa acontece na Pré-Escola, é onde a criança aprende a relação entre os sons e as letras impressas, entre as palavras escritas e faladas. ...
  • Fluência. ...
  • Ler para aprender. ...
  • Pontos de vista diferentes. ...
  • Consolidação.

Assim ao ler temos pelo menos 3 grupos de pequenos músculos atuando em conjunto. E como qualquer músculo, entram em fadiga caso usados por muito tempo. Por isso é comum a queixa de pessoas que conseguem ler pela manhã, mas a tarde e a noite não mais conseguem.

Como Ler e Não Esquecer Mais

  1. Tenha em mãos lápis e papel. Guarde com você o material necessário para essa técnica de leitura ativa. ...
  2. Fique alerta para informações essencialmente importantes. Aprenda a identificar conceitos importantes em seu livro. ...
  3. Marque cada conceito ou informação importante. ...
  4. Faça anotações.

Quebra-cabeças e jogos da memória são importantes exercícios. Eles podem ser seus aliados na hora de preparar o seu cérebro para lembrar dos assuntos estudados. Os jogos podem estimular concentração e treinam a mente para fazer a associação de imagens. Sudoku, jogos de cartas, dominó e palavras também tem esse efeito.

Segundo Coelho (2000) existem cinco categorias que norteiam as fases do desenvolvimento psicológico da criança: o pré-leitor, o leitor iniciante, o leitor em processo, o leitor fluente e o leitor crítico.

Pesquisas indicam também que a compreensão global da leitura é melhor quando alunos aprendem a elaborar questões sobre o texto. Além disso, a utilização de estratégias de leitura compreende três momentos: o antes, o durante e o após a leitura.

Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade Waterloo, no Canadá, ler em voz alta é a melhor técnica de estudo para a memorização. 95 voluntários com distintas maneiras de reter informações foram investigados e, quando testados, aqueles que verbalizaram o conteúdo estudado se destacaram.

Sentado, sua estrutura corpórea estará relaxada, evitando tensões na musculatura dos ombros, coluna e pescoço, regiões que são importantíssimas para se ter uma leitura de boa qualidade. Não pensem que uma mesa qualquer já é o suficiente para a postura ideal.

O ato de ler em voz alta traz consigo diversos benefícios, além de ser muito prazeroso. Entre as principais vantagens desse hábito, o fortalecimento das habilidades mentais e verbais são as mais perceptivas, bem como o aumento da: Escuta.