Como ter uma conversa difícil com o chefe?

Perguntado por: ebonfim . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
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Você precisa ter certeza de iniciar a conversa no ambiente certo e na hora em que a outra pessoa for capaz de lhe dar toda a atenção.

  1. Horário. ...
  2. Tom. ...
  3. Use a palavra “eu” para expressar como está se sentindo. ...
  4. Seja Transparente. ...
  5. Mantenha-se flexível. ...
  6. Agradeça ao seu chefe pelo tempo. ...
  7. Revise o que você discutiu.

Como ter uma conversa franca com o chefe?

  1. Faça uma boa reflexão antes de falar – é preciso escolher as palavras certas. ...
  2. Agende uma conversa com o seu chefe. ...
  3. Aponte o que precisa ser apresentado. ...
  4. Assuma as responsabilidades frente à situação. ...
  5. Considere apresentar melhorias – quando possível.

5 conversas que você precisa ter com seu chefe

  1. Alinhe as expectativas. É fundamental começar com uma conversa realmente inserida em um contexto, que esclareça se a sua visão das suas atribuições no cargo é a mesma do seu chefe. ...
  2. Entenda as exigências. ...
  3. Conheça os seus recursos. ...
  4. Peça orientação. ...
  5. Solicite feedback.

Conversas difíceis são difíceis porque existem sentimentos envolvidos. Expressar emoções é arriscado. Assim, muitas pessoas enquadram conversas difíceis de maneiras que ignoram seu conteúdo emocional. Sentimentos inesperados podem voltar a conversar e podem preocupar as pessoas para que não consigam ser bons ouvintes.

Ouça e expresse interesse
Nessas situações, fazer com que a outra pessoa fale sobre seus próprios interesses, trabalho ou experiência pode ser uma maneira útil de iniciar uma conversa. Faça uma pergunta sobre o que a outra pessoa faz e concentre-se em realmente ouvir o que ela tem a dizer.

Confira 4 coisas que todos os chefes gostam de ouvir:
O seu chefe provavelmente tem que lidar com prazos dados pelos superiores dele, então ele espera que as tarefas sejam cumpridas dentro desse deadline. Cumprir prazos faz de você um profissional melhor. Você trabalha no mesmo escritório todos os dias.

Fica difícil estabelecer leis definitivas quando o assunto é relacionamento humano, mas, em princípio, não se deve falar mal nem do atual, nem de antigos chefes, em entrevistas de emprego. Na verdade, não se deve falar mal de ninguém.

Veja algumas dicas para fazer as críticas de forma profissional:

  1. Não seja emocional. ...
  2. Conheça a cultura da empresa e o seu chefe. ...
  3. “Conhece-te a ti mesmo” ...
  4. Escolha adequadamente o local da crítica. ...
  5. Critique o comportamento, não a pessoa. ...
  6. Atenha-se aos fatos. ...
  7. Utilize a técnica do sanduíche. ...
  8. Ofereça uma solução.

Tente sair da posição estanque subordinada à sua chefe. Seja maior que a posição. Tente colocar todo o seu foco naquilo que você pode fazer para melhorar os resultados e o ambiente. E procure, na sua empresa, pessoas com as quais você se identifica, pessoas que te inspirem e busque se aproximar delas.

Como dizer ao meu chefe que estou desmotivado?

  1. Não deixes que seja demasiado tarde.
  2. Tem atenção à linguagem que usas.
  3. Procura outras opções dentro da equipa.
  4. Demonstra uma atitude construtiva.
  5. Não deixes que se aperceba por outras pessoas.
  6. Escolhe bem o momento.

Confira a seguir alguns sinais que podem ajudar você a interpretar como está seu valor diante do chefe.

  1. O seu chefe valoriza você ...
  2. Você recebe tarefas importantes. ...
  3. Exige muito de você ...
  4. Sua opinião é importante. ...
  5. Existe respeito entre vocês. ...
  6. Ele se importa com você

Para Colaboradores
Lembre-se do velho ditado: “Tudo o que é demais passa”; Tome cuidado para não se envolver em conversinhas exageradas e prejudicar a sua atuação profissional; Deixe os assuntos pessoais para os horários de intervalo ou de almoço/lanche; Evite mexer no celular e redes sociais durante o expediente.

Tente descobrir as razões por detrás do comportamento dos colaboradores difíceis. Na medida em que você conversa com o funcionário difícil, ouça atentamente o que ele diz. Permaneça calmo e também positivo, mas mantenha-se imparcial e evite julgar. Faça perguntas que não possam ser respondidas em uma ou duas palavras.

Isso vale tanto para o funcionário como para o chefe. Escolha um momento para conversar com o seu chefe que seja mais tranquilo para ele, por exemplo, uma manhã em que ele não tenha reuniões ou um dia em que a agenda esteja menos cheia.

Técnicas de diálogo para suas conversas fluírem melhor não importando o tema

  1. Escute mais, fale menos. ...
  2. Não interrompa quem fala. ...
  3. Cuide do seu tom de voz. ...
  4. Seja claro ao falar, pois nada deve ficar subentendido. ...
  5. Procure usar palavras suaves.

A dica é: não finja. Não finja interesse naquilo que não te interessa de verdade – seja quando estiver ouvindo outra pessoa ou falando sobre seus próprios interesses –, nem finja curiosidade. Se a pergunta parece falsa para você, chances são de que parecerá falsa para o outro também.

Uma ótima maneira de responder a um "Oi, tudo bem?" neste caso é dizer: "Aprendi recentemente" e então você pode compartilhar sua história. Esta abordagem é muito poderosa, porque você muda sua mentalidade de "Por que isto está acontecendo comigo?" para "O que será que eu poderia aprender com isto".

O primeiro passo para você ser bom de conversa é saber ouvir. E saber ouvir não significa, como alguns imaginam, ficar impassível, sem reações diante do interlocutor. Você será percebido como bom ouvinte ao dar sinais evidentes de que está prestando atenção na conversa.

Conversar sobre Assuntos Difíceis

  1. Faça perguntas que motivem o diálogo. Você pode fazer perguntas como esta: “Parece que algo o está incomodando. ...
  2. Ouça para entender. O Élder Russell M. ...
  3. Mostre respeito. ...
  4. Evite as críticas. ...
  5. Controle sua raiva. ...
  6. Fortaleça o relacionamento. ...
  7. Continue tentando.

Medo de conversar com o chefe: alguns truques que irão te ajudar

  1. • Aposte em uma comunicação proativa. ...
  2. Treine suas conversas. ...
  3. Conheça seu chefe mais de perto. ...
  4. Seja claro em sua comunicação. ...
  5. Atente-se à sua linguagem corporal. ...
  6. Invista em sua oratória e comunicação.