Como ter um sono suave?

Perguntado por: ialbuquerque9 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

Cinco dicas para uma boa noite de sono

  1. Pelo menos 4 horas antes de dormir, evite ingerir álcool e bebidas e alimentos com cafeína, como café, chás e chocolates. ...
  2. Procure ir para a cama sempre no mesmo horário.

Localizado no antebraço, entre os tendões e aproximadamente 3 dedos de distância do punho, está o ponto P6, que auxilia em problemas de insônia. Você deve pressioná-lo durante 5 minutos antes de dormir.

Quando alguém está em sono pesado, permite ao próprio corpo reparar e acumular energias para o dia seguinte. Ele desempenha também um papel importante na manutenção da sua saúde, na estimulação do crescimento e do desenvolvimento, na reparação de músculos e tecidos, e na melhora do sistema imunológico.

A narcolepsia faz com que um indivíduo acabe entrando diretamente no sono pesado, sem enfrentar as etapas de sono leve que acontecem com pessoas normais. Essa é uma condição que pode causar acidentes e situações complicadas durante toda a vida, se não houver nenhum tipo de contenção ou de tratamento médico.

Confira a seguir:

  1. Faça um pequeno lanche. Nada de comer alimentos pesados, beber café ou fumar. ...
  2. Tenha uma hora certa para dormir. Para garantir a qualidade do sono, o ideal é que se crie uma rotina, ou seja, acordar e deitar sempre que possível nos mesmos horários. ...
  3. Realize pequenas tarefas. ...
  4. Desconecte-se. ...
  5. Crie um ritual.

Existe na realidade duas bênçãos sobre o sono: a de dormir e a de acordar. O Senhor nos sustenta, não apenas quando estamos acordados, mas também quando estamos dormindo. O versículo 8, do Salmo 4, diz assim: “Em paz me deito e logo pego no sono, porque, Senhor, só tu me fazes repousar seguro”.

Cinco coisas para jamais fazer antes de dormir

  1. 1 – Usar o smartphone. Devemos evitar ao máximo qualquer aparelho tecnológico que emita luz antes de dormir. ...
  2. 2 – Tomar medicamentos. ...
  3. 3 – Enviar mensagens de texto. ...
  4. 4 – Comer chocolate. ...
  5. 5 – Ingerir comida picante ou gordurosa.

Ansiedade noturna inicial
Trata-se da ansiedade caracterizada pela dificuldade para dormir, ou seja, para pegar no sono. Ela deixa a pessoa tensa e com sintomas aparentes quando decide se deitar, como palpitações e inquietações.

Alimentação saudável
A energia que você poderia estar gastando nas suas atividades acaba indo para o processo de digestão. Então, para aguentar o tranco no dia seguinte a uma noite virada, alimente-se bem e com alimentos frescos, priorizando proteínas e evitando carboidratos e açúcar.

Por mais que passem o dia todo dormindo, algumas pessoas simplesmente continuam com sono. Elas se sentem cansadas toda hora e não conseguem ficar "acordadas" durante o dia sem ficar bocejando e lutando contra a exaustão. Pessoas assim lutam contra um distúrbio raro chamado hipersonia.

Melatonina. A melatonina é um hormônio produzido naturalmente pela glândula pineal, localizada em nosso cérebro, e influencia a regulação do sono. Esse hormônio é produzido quando anoitece, de forma mecânica em resposta ao escuro da noite.

Se estiver numa situação em que está a tentar decidir se deve ou não dormir durante algumas horas, nenhuma das duas opções parece apelativa. No entanto, “dormir um pouco é melhor do que não dormir”, explica a médica.

- Adultos jovens (18-25): 7-9 horas por dia. Não devem dormir menos de 6 horas ou mais do que 10 ou 11 horas. - Adultos (26-64): O ideal é dormir entre 7 e 9 horas, embora muitos não consigam. - Idosos (65 anos ou mais): o mais saudável é dormir 7 a 8 horas por dia.

Refeições pesadas à noite, ingestão de álcool e consumo de cigarros antes de ir para a cama, ambiente inadequado com muito calor ou frio, barulho pela janela e até bagunça no quarto de dormir são exemplos de problemas que influenciam o sono.

O sono leve pode ser um estado passageiro, sintoma de um período particularmente estressante da vida. Uma viagem muito aguardada, mudança de casa ou de trabalho, a expectativa por uma promoção, a entrada do filho na escola são exemplos de fatores que podem aumentar a ansiedade e prejudicar o sono.

Seis alimentos que tiram o sono

  1. Cafeína. ...
  2. Carne vermelha. ...
  3. Sobremesas açucaradas. ...
  4. Pimenta. ...
  5. Álcool. ...
  6. Alimentos ácidos.

É mais comum do que parece: muita gente dorme a quantidade ideal por noite - entre 6h e 9h - e acorda cansado. Alguns fatores podem influenciar essa situação: metabolismo, processos fisiológicos ou nutricionais. O cansaço excessivo pode se manifestar com irritação, sonolência ou desânimo.

É dividido em 4 estágios:

  1. Estágio 1: é a etapa do adormecimento. ...
  2. Estágio 2: O segundo estágio é o de um sono mais leve. ...
  3. Estágio 3: o corpo já começa a entrar em um sono profundo, onde a atividade cerebral começa a diminuir.
  4. Estágio 4: É o estágio do sono profundo, no qual corpo repõe as energias do desgaste diário.

Como ensinar o seu corpo a acordar cedo

  1. Estabeleça uma rotina para o sono. ...
  2. Deixe o ambiente preparado. ...
  3. Aposte num bom colchão e travesseiro. ...
  4. Não use a função “soneca” ...
  5. Alguns minutinhos de sol pela manhã ...
  6. Tome um bom café da manhã assim que sair da cama. ...
  7. Tenha dias bem planejados. ...
  8. Estilo de vida saudável.
Continuar lendo O que é declive suave?