Como ter um coração puro na Bíblia?

Perguntado por: ncustodio . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.4 / 5 7 votos

O nosso coração precisa ser purificado por Deus (Mt 8,1-4) A vontade de Deus é que fiquemos limpos e puros.

Para quem quer ter um coração como o de Jesus

  1. Mágoa, intriga, raiva, maledicência certamente não fazem parte.
  2. Humildade, acolhimento, justiça, mansidão são alguns dos sentimentos e atitudes apresentados por Jesus.

Quem tem um coração puro vive para agradar a Deus, obedecendo aos Seus mandamentos. O ser humano nasce com o coração impuro, porque o pecado corrompeu a humanidade. Sozinho uma pessoa não consegue se purificar, porque só Deus tem poder para limpar os corações do pecado.

Confesse e peça perdão: quando encontrar sujeira em seu coração, confesse-a. Todo pecado cometido, é cometido primeiramente contra o Senhor, por isso, confesse e peça perdão a Ele por toda sujeira. “Pois eu mesmo reconheço as minhas transgressões, e o meu pecado sempre me persegue.

Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, 22adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. Todas estas coisas más saem de dentro e são elas que tornam impuro o homem”.

Para Francisco, pureza de coração é uma maneira de englobar todos os relacionamentos com Deus, com os outros, com a criação e conosco mesmo. Pureza tem tudo a vez com inteireza, transparência, frescor original e se opõe a duplicidade.

Ser humilde é entender seu verdadeiro valor. Deus lhe ama porque ele lhe criou, não por causa de sua aparência ou das coisas que você faz. Humildade é reconhecer que seus sucessos vêm de Deus e que é ele que lhe capacita.

Durante nossos dias muitas situações surgem que nos deixam em conflitos sobre como devemos agir e nos posicionar. Provérbios 4:23 diz: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.” Salomão nos aconselha a guardarmos nossos corações.

Nesse Coração depositamos nossa confiança. A Ele queremos devotar a nossa vida e numa atitude de discípulos aprendermos a maneira de vivermos o grande mandamento do amor.

Confira dicas de como se aproximar de Deus

  1. Tenha uma vida de oração. A oração é uma das maneiras mais diretas de relacionamento com Deus. ...
  2. Arrependa-se dos seus maus caminhos. ...
  3. Estude a Palavra de Deus. ...
  4. Pratique a gratidão. ...
  5. Envolva-se com sua comunidade. ...
  6. Ajude as pessoas ao seu redor.

Descubra como manter a em tempos difíceis

  1. Alimente-se da Palavra. “A é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” (Romanos 10:17). ...
  2. Entregue o controle para Deus. Conseguir descansar em Deus e dar o controle para ele é um verdadeiro ato de que você precisa exercitar dia após dia. ...
  3. Tenha uma vida de oração.

Se você busca por intimidade com Deus, seu caminho deve ser silencioso. Isso não impede a realização de cultos, nem da tradicional ida à igreja. Tudo tem seu momento, mas um contato íntimo só pode ser desenvolvido com privacidade, devoção e coração aberto. E tudo isso não diz respeito a um terceiro.

Purificando-se com orações ou meditação. Medite por 30 minutos para se livrar das preocupações. A meditação ajuda a centrar a mente e dissipar o estresse, auxiliando, colateralmente, na limpeza do espírito. Para meditar, basta sentar-se numa posição confortável, fechar os olhos e concentrar-se na sua respiração.

Mateus 15:18-20 ARA
Mas o que sai da boca vem do coração, e é isso que contamina o homem. Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias. São estas as coisas que contaminam o homem; mas o comer sem lavar as mãos não o contamina.

Guardar o coração é mais que se proteger de coisas ruins. Também significa cuidar do que é bom. Seu coração ficará mais forte e protegido se você o encher com a palavra de Deus, gratidão e pensamentos e desejos bons (Filipenses 4:6-8). Cultive o que é bom e seu coração ficará bem guardado!

Quem é bom tira coisas boas do tesouro do seu coração, que é bom; mas quem é mau tira coisas más do seu tesouro, que é mau. Pois a boca fala daquilo de que o coração está cheio”. Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.

O Salvador ensinou: “E bem- aventurados são todos os puros de coração, porque eles verão a Deus” (3 Néfi 12:8). As promessas do evangelho inspiram e enobrecem, e até exaltam. Recebemos essas promessas por meio de convênios que estão condicionados a uma vida pura e moralmente limpa.

Um coração puro é aquele que só observa. Ele se expressa através de uma mente equânime, pois assiste as misérias e as alegrias sem se identificar. Através dele, o fluxo de vida e de amor não é interrompido. Ele está além dos dramas e dos jogos da natureza inferior, e sempre vibra em gratidão.

Preste atenção na oração que Davi fez ao Senhor no livro de Salmos 51.10-12: “Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto. Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo. Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário”.