Como ter um bom desempenho no pedal?

Perguntado por: amata2 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.8 / 5 9 votos
  1. Para aumentar a performance na bike, é preciso ter boas noites de sono. ...
  2. Fazer atividades que promovam uma mentalidade de superação. ...
  3. Manter o peso balanceado. ...
  4. Ter uma alimentação saudável. ...
  5. Investir na hidratação diária. ...
  6. Realizar a suplementação com produtos naturais. ...
  7. Deixar a bike sempre revisada. ...
  8. Usar roupas adequadas.

Além da água, os sucos naturais são uma ótima opção, porque contêm frutose que é transformada em energia quando o corpo faz atividade física. Então, um copo de suco natural, de preferência sem açúcar, deve ser incluído no cardápio antes de pedalar.

A respiração pelo nariz é a mais recomendada, pois ele funciona como filtro de impurezas, além de aquecer e umidificar o ar que entra no organismo. A quantidade de oxigênio aspirada pelo nariz, no entanto, pode não ser suficiente dependendo da intensidade do pedal, o que torna necessária a respiração pela boca.

Andar de bicicleta é um exercício que acelera o seu metabolismo, ou seja, faz com que o seu corpo queime calorias mais rapidamente. O resultado é menos acúmulo de gordura no organismo e, consequentemente, uma silhueta mais magra. Como todo exercício físico, pedalar exige força dos músculos.

E o que comer antes do pedal?

  • Batata Doce. Em primeiro lugar temos a batata doce, um dos grandes pilares da alimentação para quem pratica pedal e outras atividades esportivas. ...
  • Torradas com ovos. ...
  • Água. ...
  • Aveia. ...
  • Iogurte Natural. ...
  • Banana. ...
  • Maçã

Nem só de treinos é feito um cronograma de pedais para aumentar a performance.
...
2. Fazer atividades que promovam uma mentalidade de superação

  1. meditar;
  2. praticar outras atividades físicas, como caminhada, corrida ou musculação;
  3. ler;
  4. fazer terapia;
  5. para quem acredita, seguir uma doutrina religiosa.

Beba isotônicos enquanto pedala
Bebidas como o Gatorade ou o Powerade são exemplos de isotônicos — bebida com sais e outros componentes que ajudam a repor e reter líquido do corpo. A dica é dar pequenos goles a cada 30 minutos, assim você vai ter bebida e energia por mais tempo!

Além de realizar uma boa alimentação e hidratação um dia antes do pedal, é necessário planejar como manter a alimentação e reposição hídrica durante o pedal para não ter problemas com a desidratação e a falta de energia para aguentar os 100 quilômetros.

Inspirar bastante e devagar, até encher bem os pulmões, para depois soltar o ar como se estivesse soprando a chama de uma vela. Inspirando pelo nariz, o ar entra mais devagar, é filtrado, aquecido e você não fica com a boca seca.

  1. Agachamento com uma perna. Comece de pé e apoie todo o peso do corpo sobre a perna direita. ...
  2. Exercícios de pernas: Peso morto unilateral. Comece de pé e com o peso do corpo apoiado sobre a perna esquerda. ...
  3. Afundo lateral. ...
  4. Elevação de perna lateral. ...
  5. Ponte com uma perna. ...
  6. Exercícios de pernas: Elevação de panturrilha unilateral.

Qual a velocidade média de uma bicicleta? Ciclistas que não participam de competições conseguem atingir cerca de 20 km/h em ruas pavimentadas. Ou seja, podemos afirmar que a velocidade média de uma bicicleta gira em torno de 15 km/h a 25 km/h, levando em consideração a estrada e o ciclista.

O nível iniciante comumente são passeios pela cidade, parques ou ruas do bairro, giram em torno de 15 até 20km. Uma ou outra subida, velocidade média abaixo de 15 km/h.

Se você se pergunta “quanto tempo devo pedalar por dia”, não se preocupe, pois a quantidade recomendada por especialistas é pequena. O ideal é que as pessoas pedalem 30 minutos de bike por dia, o que pode ser considerado um curto período em comparação com outras atividades cotidianas.

Coração. Outros benefícios de pedalar todos os dias estão relacionados ao coração. A prática estimula e melhora a circulação sanguínea, diminuindo os riscos de doenças cardiovasculares, além de fortalecer os músculos do coração e reduzir a pulsação em repouso.

Veja as desvantagens em andar de Bicicleta
Precisa realizar esforço físico para pedalar, por isso, pode chegar suado para o trabalho; O tempo gasto para ir de bicicleta para o trabalho pode demora muito mais que ir de carro, ônibus e metrô (dependendo das linhas de transporte e horários disponíveis);

O que NÃO comer antes do pedal:
Massas, pão, arroz branco, batata inglesa, mandioca, mel, banana, aveia, frutas, e beterraba são alguns exemplos. Lembre-se que pedalar de estômago cheio pode causar desconforto e diminuir o rendimento. Sempre faça a última refeição algumas horas antes do pedal.

Afinal, o que é melhor: pedalar ou caminhar? Se você está na dúvida, a resposta depende de três fatores: regularidade do exercício, intensidade e alimentação. Caso eles estejam alinhados, pedalar é a opção que mais queima calorias. A pedalada de 20 minutos pode equivaler a 4 km de caminhada e queima 800 calorias.

Invista em carboidratos logo após o seu pedal, para recuperar o glicogênio do corpo, substância que supre a energia para os pedais. Para isso, pratos com massas, pães e tortas são boas pedidas. Outro ponto importantíssimo é a hidratação pós pedal.

Muitas pessoas elegem as latas de energéticos como o melhor energético para pedalar. Entretanto, o que muitos não sabem é o fato de que estes produtos concentram doses intermediárias de cafeína e isso faz com que o estado de alerta mental seja mais efetivo do que as bebidas ingeridas derivadas de fontes naturais.

Pré-treino

  • Inhame. Um alimento rico em vitamina C e bastante apreciado no café da manhã nas regiões Nordeste e Norte. ...
  • Pão integral. Que tal trocar o pão branco por uma versão integral e mais saudável? ...
  • Beterraba. ...
  • Pão com carne. ...
  • Ovo. ...
  • Castanhas, nozes e oleaginosas em geral.