Como ter Salsa o ano inteiro?

Perguntado por: esubtil8 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.5 / 5 10 votos

Pode semear salsa durante todo o ano, embora a salsa se desenvolva melhor nos meses mais frescos. O ideal é semear ou plantar as mudas durante todo o ano, de forma escalonada, para ter sempre salsa disponível. Os melhores meses para fazer sementeiras são Março/Abril e Agosto/Setembro.

Gosta de solos com textura areno-argilosa, rico em matéria orgânica, bem drenados e ligeiramente ácidos, com pH 5,5-6,7. A salsa precisa de quatro horas de sol por dia, pelo menos, e você deve deixar a terra sempre úmida, fazendo regas diárias. Para colher, é só cortar o galho inteiro, deixando um dedo do solo.

Regue o vaso de salsa com frequência, mas preste atenção para não regar demais, evitando a criação de fungos. Por isso é conveniente a rega com frequência, mas em poucas quantidades. Para obter um ramo compacto e suave não se deve deixar nascerem às flores.

Novas mudas de salsinhas são obtidas através da germinação de sementes. A semente da salsinha demora de 10 a 28 dias para germinar. Neste período é importante deixar sempre o solo úmido. Outra questão importante é você deixar as sementes de molho por 24 horas em água na temperatura ambiente.

Para ter salsinha em casa ou apartamento, semeie a erva em um vaso preparado com uma mistura de terra e húmus de minhoca em partes iguais. Deixe a sementeira à meia sombra, em local que recebe pelo menos algumas horas de sol pela manhã. Regue diariamente ou quando notar que a terra está seca.

Em geral, são plantados de 2 a 3 gramas de sementes por metro quadrado. Desbaste a planta quando atingir de 4 a 5 centímetros de altura, deixando as folhas mais vigorosas. AMBIENTE Com muito sol é o mais adequado para o plantio de salsinha, hortaliça que gosta de local bem iluminado.

Solo. Cultive, de preferência, em solo bem drenado, fértil, rico em matéria orgânica, com pH entre 5,8 e 7,2. Lembre-se que a salsa é uma planta rústica, que tolera bem várias condições de solo, crescendo mesmo em solos pouco férteis.

O chá de salsinha é conhecido por ser diurético. Significa que ele pode estimular a micção e a limpeza da bexiga e dos rins. Os diuréticos ajudam o corpo a eliminar rapidamente o excesso de toxinas, gorduras, sais e água e reduzem a pressão sobre os rins. Assim, melhorando sintomas de infecções urinárias.

Esta planta não suporta bem as baixas temperaturas, por isso perante a chegada do inverno é recomendável colocá-la resguardada dentro de casa. Quando começar a florescer deverá podá-la, pois se deixar a planta, esta secará e morrerá. Não cozinhe nada com esta flor, o seu sabor é amargo e estragará os seus pratos.

Para recuperar as folhas murchas, um truque culinário é colocar as folhas dentro de uma tigela com água, com uma batata cozida descascada e cortada ao meio. Após essa etapa, você deve colocar as folhas dentro da geladeira e deixá-la por 2 horas.

O amarelamento das folhas, chamado de clorose, acontece quando a planta tem pouca clorofila. Essa falta de clorofila é decorrente da fotossíntese deficiente. Ou seja: a planta está doente e pode morrer se o problema não for solucionado, pois a fotossíntese é a responsável por transformar seu alimento em energia.

Confira algumas dicas simples de como recuperar uma planta seca e evitar sua morte

  1. Apare as folhas mortas.
  2. Apare os galhos e caules mortos.
  3. Troque a sua planta de vaso.
  4. Cheque os níveis de umidade da sua casa.
  5. Controle a luz solar.
  6. Adicione nutrientes.

As regas devem ser frequentes e moderadas, evitando encharcar a terra. Isso porque o excesso de água pode causar a proliferação de fungos, o que prejudica a planta. Uma boa dica para saber a hora de molhar a salsa é verificar o estado do solo. Se estiver seco, adicione água suficiente para mantê-lo úmido.

Para hortaliças como couve, almeirão, salsinha, espinafre, cebolinha e plantas medicinais, como boldo e melissa, a Lua Nova é a fase ideal, pois a força que a lua começa a exercer sobre a terra faz com que a seiva das plantas se movimente com mais facilidade do caule em direção aos ramos.

Temperatura ideal para salsa
Embora seja possível plantar salsinha em vaso em variados tipos de clima, ela crescerá ainda mais saudável em um local em que a temperatura esteja entre 10 e 22º. Isso porque, em temperaturas elevadas, ela irá florescer mais rápido.

Se for plantar em hortas, faça canteiros de no mínimo 15 cm. Faça sulcos de 0,5 cm, que é onde você irá semear com uma distância de 1 a 3 cm entre sementes, e entre os sulcos, o espaçamento deve ser de 15 a 20 cm.

Quais são os tipos de salsas (salsinhas)?
Veja quais são as diferenças entre elas três logo abaixo: Lisa: é mais alongada; Crespa: é mais grossa nas extremidades; Alemã: tem raiz maior e cor branca.