Como ter paciência segundo a Bíblia?

Perguntado por: dtrindade . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.3 / 5 15 votos

A obra da paciência se resume no seguinte: guardar os mandamentos, confiar em Deus, nosso Pai Celestial; servi-Lo com humildade e amor semelhante ao de Cristo; exercer fé e esperança no Salvador; e nunca desistir.

Ora, o Deus de paciência e consolação vos conceda o mesmo sentimento uns para com os outros, segundo Cristo Jesus”. Esses dois versículos devem acompanhar você não somente hoje, nem somente agora, mas durante o resto dos anos de sua vida, para você viver o que nunca viveu.

Salmos 40 Ouvir
Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.

A paciência que o Espírito Santo gera em nós nos leva a confiar e a sermos contentes, a amar e a sermos clementes. Em Cristo há esperança, em Cristo há confiança, em Cristo há paciência para mim e para você.

Confira algumas dicas de como ter mais paciência:

  1. Não responda na hora. ...
  2. Saia do lugar onde está ...
  3. Use técnicas para se acalmar. ...
  4. Conheça suas emoções. ...
  5. Pratique meditação. ...
  6. Analise sua rotina. ...
  7. Busque ajuda.

Uma atitude que pode nos ajudar a ser paciente e esperar o tempo de Deus é mudar a nossa perspectiva sobre as situações. Aprenda a rir das circunstâncias e de você mesmo! Procure os aspectos engraçados e irônicos, pois podem ajudar a enxergar as coisas com maior paz e viver com menos tensões.

O apóstolo Paulo escreveu: "a tribulação produz paciência".

O dom da paciência é mais do que apenas um "dom", é uma habilidade que vem com o tempo e com a prática, com a tolerância, e é responsável por evitar conflitos desnecessários e, em muitos casos, extremamente perigosos para todos os envolvidos.

A história de , um homem justo, fiel e paciente, está presente na tradição oral de povos do Oriente Médio há cerca de 4 mil anos. Em algum momento entre o século 6 e 5 antes de Cristo, contudo, esta história foi redigida em hebraico, na versão que está presente até hoje no Antigo Testamento da Bíblia.

Jó é conhecido como o homem da paciência. Soube esperar o tempo de Deus. Soube confiar, cultivando a esperança e a certeza de que Deus estava com ele. A história dele teve ainda muitos outros sofrimentos, mas teve um final feliz.

dará paciência ou Deus dará a oportunidade de ser.

A fidelidade de à sua fé foi tanta, apesar de todas as provações e sofrimentos, que ele virou não somente uma referência quando se trata de paciência, mas também uma expressão popular.

O Salmo 42 não é somente o lamento de uma pessoa depressiva. É, também, o canto daquele que busca o auxílio do Senhor. É a expectativa de alguém que tem fé em Deus. O sofredor perdeu a alegria, mas não perdeu a esperança.

No Salmos 40, o Salmista Davi está provavelmente enfrentando grande dificuldade. Ele nos exorta a esperar em Deus, por socorro e providência. Muitas pessoas acham que o ativismo é a resolução de tudo, mas não é. Quando dependemos de Deus e aprendemos a seguir suas instruções poupamos energia e tempo.

Como cultivar a paciência

  1. Gerir em vez de controlar.
  2. Lidar com a frustração.
  3. Não se deixar levar pelo pessimismo.
  4. Aprender a estar sozinha.
  5. Meditar.
  6. A importância da aceitação.

Nesses versículos, que princípio aprendemos quanto a ajudar as pessoas que não estejam aproveitando as bênçãos do evangelho? (Ainda que em outras palavras, os alunos precisam expressar este princípio: Se formos diligentes em fazer o bem, colheremos as bênçãos referentes a nossos atos.)

A obediência é a forma que temos para glorificar a Deus, Ele sendo glorificado derrama sobre nós bênçãos sem medidas, mas como nossa escolha tem sido nos afastar do criador e enveredarmos pelo prazer do pecado não conhecemos sua graça.

Atualmente, estudos já descobriram que pessoas impacientes também tem sua saúde prejudicada por ter o “pavio curto”. Hábitos alimentares, pressão alta e envelhecimento precoce são algumas das consequências já confirmadas por estudos atuais.