Como ter o controle da embreagem?

Perguntado por: dmarinho8 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
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Como fazer o controle da embreagem corretamente?

  1. Use um pé no pedal da embreagem e outro no acelerador.
  2. Nesse momento, o carro tem que ficar parado. ...
  3. Se ele estiver descendo, quer dizer que você pisou fundo demais na embreagem. ...
  4. Pronto!

O controle de embreagem na descida é feito com a marcha à ré

  1. Com o carro alinhado ao meio-fio e imobilizado, engrene a marcha à ré.
  2. Mantenha o carro parado com o controle de embreagem até o examinador pedir para você pisar no freio.
  3. Ao concluir a manobra, lembre-se de colocar a 1ª marcha para sair com o veículo.

Porém, é importante saber que pisar na embreagem antes é um procedimento incorreto, pois compromete a eficiência da frenagem e vai contra a direção defensiva. Ao pisar primeiro na embreagem, você corta o trabalho do freio motor, deixando a frenagem do veículo inteiramente sob a responsabilidade do sistema de freios.

4. Não solte o pedal de forma brusca. Outra dica essencial para quem deseja aprender como usar a embreagem de forma correta é jamais soltar o pedal de forma brusca. Caso contrário, o movimento abrupto vai gerar um “tranco”, que pode até mesmo danificar as peças do sistema.

Mantenha o pé firme no freio e solte a embreagem devagar, até o carro começar a tremer. Então, leve rapidamente o pé do freio para o acelerador. Para sair com o carro, aumente a aceleração aos poucos, enquanto acaba de soltar o pé esquerdo da embreagem.

Cuidados com a embreagem
Evite movimentos bruscos para acionar ou soltar a embreagem; Não segure a embreagem parado no semáforo, isso causa o desgaste precoce dos discos. Espere o sinal abrir; Não “queime” a embreagem, isto é, não acelere e fique com a embreagem acionada por muito tempo.

A embreagem só deve ser acionada em duas situações, nas arrancadas e na troca de marcha. Por isso, quando for parar em algum local, evite manter o pedal pressionado e a primeira marcha engatada. Em vez disso, coloque o câmbio em ponto morto e só use a marcha quando for arrancar.

Para sair, coloque a primeira marcha e em seguida solte a embreagem devagar até sentir o carro trepidar. Quando sentir este movimento pare de soltar a embreagem e mantenha o pé parado. Na sequência, solte o freio devagar e verifique se o carro permanece parado.

Posição dos Pés
Além disso, apoiar o pé esquerdo acarreta um menor esforço feito com as mãos. Outra vantagem dessa posição dos pés é a de evitar o uso da embreagem durante uma curva. Porque usar a embreagem numa curva diminui bastante a aderência do carro com o solo.

Se estiver em uma subida e o carro começar a se movimentar para frente, significa que você passou da meia embreagem e precisará pisar um pouco mais para o veículo ficar parado. Se estiver descendo, é porque pisou mais que o necessário e precisa aliviar um pouco mais o pé do pedal.

Pise fundo na embreagem. Engate a primeira marcha. Solte a embreagem bem devagarzinho até sentir o carro começar a tremer. Esse é o ponto!

Nas curvas o carro deve andar numa velocidade menor 20 km/hora do que na reta. Pise no freio antes de entrar nela. Fique atento à sinalização da rodovia. Acionar o freio dentro da curva é bem arriscado, pois há grandes as chances de você de perder o controle do carro.

Segundo Lopes, o pedal de embreagem deve ser acionado, até o fim do curso, apenas ao trocar de marcha. O costume de deixar o pé apoiado no pedal, por menos que seja, causa desgaste acentuado de todo o sistema - afirma o engenheiro. "Mesmo ao pressionar levemente o pedal, não há atrito total entre o disco e o platô.

Se houver diferença, não será possível mover a alavanca de troca de marchas com facilidade — e se o motorista insistir, poderá haver quebra de dentes das engrenagens. Para quem acha ruim ter que pisar na embreagem para trocar de marcha, saiba que poderia ser pior.