Como ter memória eidética?

Perguntado por: dpeixoto . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.8 / 5 18 votos

A boa notícia é que existem formas para treinar esse tipo de memória e desenvolvê-la.

  1. Complete seus resumos com fotos. ...
  2. Abuse de gráficos, tabelas e mapas mentais. ...
  3. Faça associações. ...
  4. Se atente a detalhes. ...
  5. Estude atualidades por vídeo. ...
  6. Não deixe de conferir materiais teóricos. ...
  7. Cuidados com a concentração.

Porém, especialistas e cientistas explicam que memórias fotográficas perfeitas não existem, pois os indivíduos são incapazes de lembrar de imagens vistas detalhadamente. Conhecida também como memória eidética, essa característica faz parte de um conjunto de memórias, cuja principal característica é a maior visualidade.

Aliás, o nível de dificuldade é tão alto que pouquíssimas pessoas – apenas 1% da população – consegue respondê-lo com sucesso. Será que você está entre essa minoria que consegue se lembrar, com detalhes, das imagens vistas?

O estudante de Belo Horizonte Maike Anthony dos Santos Silva, 17 anos, contou à CNN neste domingo (21) sua técnica para vencer o Guinness World Records de memorização. Ele conseguiu se lembrar do maior número de casas decimais, com 10.122 dígitos.

De acordo com os cientistas, o excelente desempenho em conservar lembranças não é devido a alterações físicas ou anatômicas – o único segredo para isso é o treino, capaz de ampliar as conexões da mente. “Depois do treinamento percebemos que o desempenho em testes de memória melhora consideravelmente.

Como criar um palácio mental? Para criar um palácio mental, deve-se definir um lugar com o qual se tenha familiaridade e adicionar-lhe o máximo de detalhes possível. Para utilizá-lo na memorização, colocam-se objetos que serão memorizados a partir de sua localização nesse palácio.

O jeito mais fácil e rápido de conferir informações básicas de memória no Windows é através do Gerenciador de Tarefas. Para acessá-lo, basta pressionar as teclas Ctrl + Shift + Esc simultaneamente. Clique em "Mais detalhes" para ver a janela com informações completas e, em seguida, acesse a aba "Desempenho".

Invista em jogos de memorização
Fazer quebra-cabeças ou jogos de memória vão ajudar muito nessa ginástica cerebral. As pessoas também podem investir em palavras cruzadas, Sudoku, dominó ou até jogos de cartas. Além disso, jogar xadrez é um importante recurso para trabalhar o cérebro.

Habilidades de memória eidética
Atualmente, o personagem Sheldon Cooper (interpretado por Jim Parsons) de “The Big Bang Theory” é um exemplo de memória eidética. Sheldon se lembra com grande precisão de acontecimentos de sua vida e ainda cita a data completa, com mês e dia.

Hipertimesia ou Síndrome da Supermemória é uma condição em que o indivíduo tem uma elevada memória biográfica.

De acordo com o professor, se fossemos comparar com um computador, nossa capacidade seria de algo em torno de 2,5 petabytes (ou 1 milhão de gigabytes).

Cientistas do Salk Institute, da Califórnia, descobriram que a parte do cérebro humano que é reservada à memória tem muito mais capacidade do que se pensava, podendo armazenar qualquer coisa como 4,7 mil milhões de livros ou 670 milhões de páginas de internet.

A memória fotográfica é cientificamente conhecida como memória eidética. Em suma, é a capacidade que algumas pessoas têm de lembrar com alto nível de precisão os detalhes de uma imagem que viram.

Como treinar o cérebro: 6 dicas para exercitar o pensamento

  1. Dormir bem. Quem acorda após uma boa noite de sono sente vários efeitos benéficos, como mente alerta e aumento da criatividade. ...
  2. Cuidar da alimentação. ...
  3. Praticar jogos estimulantes. ...
  4. Ler textos com temas variados. ...
  5. Fazer desafios variados. ...
  6. Exercitar o corpo.